TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS -UNIP

Por:   •  27/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

CLEITON SOUZA MONTEIRO

GERENCIANDO UM PEQUENO NEGÓCIO – XEROX EXPRESS
Projeto Integrado Multidisciplinar V

Alto Araguaia, Mato Grosso.

2020 

CLEITON SOUZA MONTEIRO

GERENCIANDO UM PEQUENO NEGÓCIO – XEROX EXPRESS
Projeto Integrado Multidisciplinar V


Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado como parte dos requisitos para a aprovação no Curso de Processos Gerenciais à Universidade Paulista - UNIP.

Alto Araguaia, Mato Grosso

2020

                                                      RESUMO        

Este trabalho tem como objetivo evidenciar o atual cenário da empresa Xerox Express, correlacionando os conceitos teóricos e práticos abordados nas disciplinas Gerenciamento de Serviços, Matemática Financeira e Marketing de Varejo e Negociação, propostas para o desenvolvimento do projeto integrado multidisciplinar V. Podendo assim analisar as metodologias de gestão dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos e de atendimento ao cliente, desenvolvidas e aplicadas pela empresa.









SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        6

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS        6

GESTÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS        7

GERENCIAMENTO DE INSUMOS E QUALIDADE DE ATENDIMENTO        8

MATEMÁTICA FINANCEIRA – CONTABILIDADE E CONTROLES        9

MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO.............................................................        11

MARKETING AMBIENTAL        12

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15




  1. INTRODUÇÃO

Empresas que atuam no ramo de prestação de serviço têm crescido cada vez mais rápidas, principalmente por que na grande maioria dos casos, iniciar este empreendimento não exigi grandes investimentos em produtos/estoque. Porém, este atrativo faz com que a concorrência também se torne cada vez maior, o que transforma a gestão do negócio uma ferramenta primordial para o gestor, exigindo deste, uma excelência em qualidade e eficiência do seu serviço para destacar-se em meio a tantos concorrentes.

A partir destes princípios do Gerenciamento de serviços, faremos a análise de como a empresa Xerox Express já mencionada, faz sua gestão de recursos humanos, tecnológicos, financeiros e de ofícios. Observaremos no campo da gestão todos os seus processos de estruturação de espaço e funcionários, elaboração de preços e promoções. Em matemática financeira o objetivo será analisar o controle financeiro do negócio e suas estratégias de lucro, Já em Marketing e varejo, veremos suas definições e estratégias utilizadas para conquistar, satisfazer e fidelizar o cliente, fato de extrema importância no ciclo de vida de um empreendimento.

Refletir em gestão nos dias de hoje, não é só pensar em lucro a todo custo, até porque para se obter sucesso e resultados a empresa carece ter gestores com visão sistêmica, ver a empresa seus colaboradores e clientes como um todo. Fato este que será analisado no empreendimento citado, e a partir dele, elaboraremos possíveis planos de melhoria.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Empresa Xerox Express, fundada em 2014, atua no município de Mineiros, GO, atualmente possui duas funcionárias que dividem as funções em turnos distintos.                      

Baseia sua atividade econômica no fornecimento de serviços primários, tais como: cópias, impressões, plastificações, encadernações e digitalizações de documentos. Presta serviço também de elaboração de currículos e serviços de fotos 3x4. Utiliza de seu espaço ainda, como uma mini conveniência, fornecendo alimentos industrializados e bebidas em geral.

Classificada como uma empresa de pequeno porte, a Xerox Express atende a um dos bairros de maior crescimento da região, durante os três períodos do dia. Possui um espaço de 35m² equipado com depósito, área para máquinas de trabalho e área de balcão de atendimento ao público com um freezer de bebidas. Possui ainda um pequeno espaço reservado para as fotos 3x4, ao lado cadeiras de uso dos clientes e banheiro unissex.

Localiza-se em uma das principais avenidas da cidade, em frente ao único Shopping do município, o qual abriga uma unidade do Vapt Vupt, sendo este, um Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás que presta inúmeros serviços públicos. Neste mesmo Shopping situa-se também uma unidade do Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, com aulas matutinas, vespertinas e noturnas.

Considerando sua localização, percebemos, portanto, que grande parte dos clientes da referida advém-se dos usuários dos serviços do Vapt Vupt e alunos da Universidade, que recorrem quase que diariamente de seus serviços.

2.1 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Analisando os recursos humanos da empresa percebemos que não há muitos investimentos nesta área, provavelmente por falta de capital e desconhecimento dea real necessidade.

A própria proprietária do estabelecimento é quem realiza a seleção de candidatos, para tal fato, relata que faz uso das divulgações gratuitas de vagas do SINE local. Depois de divulgada a vaga, a mesma seleciona os currículos que mais lhe interessaram e realiza uma entrevista observando os seguintes pontos comportamentais: dinamismo, cordialidade, comprometimento, pontualidade e proatividade. É necessário também ter noções básicas de informática, conhecimento em fotografia é um diferencial, já que o estabelecimento realiza impressões de fotos para documentos.

De forma corriqueira suas funcionárias participam de alguns treinamentos, tais como atendimento ao cliente, técnicas de vendas, entre outros ofertados em parceira com a associação comercial local e SEBRAE.

2.2- GESTÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS

Segundo Phillip Kotler, assim define-se serviços:

Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não está vinculada a um produto físico. (KOTLER. 1998, p.412.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com