TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII GESTÃO FINANCEIRA UNIP

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V II

DAVI LUCCA COSMÉTICOS LTDA EPP

POLO FERRAZ DE VASCONCELOS – SP

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V II

DAVI LUCCA COSMÉTICOS LTDA EPP

VIVIANE DE BARROS OLIVEIRA

RA: 1529710

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO FINANCEIRA

1° BIMESTRE

POLO FERRAZ DE VASCONCELOS – SP

2016

RESUMO

O presente Projeto Multidisciplinar V II (PIM VII) vem discorrer sobre as disciplinas Mercado de Capitais, Controladoria e Desenvolvimento Sustentável, utilizando como alvo a empresa de cosmético Davi Lucca Cosméticos LTDA EPP, demonstrando através de pesquisa qualitativa de forma clara e fácil alcance, o funcionamento da mesma, aplicando- se o conhecimento obtido no transcorrer do curso de graduação tecnológica em Gestão Financeira. Tendo como objetivo de evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas pode melhorar o funcionamento, aplicando assim possíveis melhorias na gestão da empresa referida, utilizando- se de metodologia de pesquisa, como levantamentos de dados, colhidos da empresa e todas as informações necessárias da mesma para o projeto.

Palavra chave: Investimento, controle e ação

Conteúdo

INTRODUÇÃO        5

CAPÍTULO 1- EMPRESA E O MERCADO DE CAPITAS        6

CAPÍTULO 2 –A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA        7

CAPÍTULO 3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EMPRESA          8

CAPÍTULO 4 –DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O FUTURO        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS         10

REFERÊNCIAS.        11

INTRODUÇÃO

Este projeto integrado multidisciplinar destina-se a apresentar a empresa Davi Lucca Cosméticos LTDA EPP, empresa que atua na área de cosméticos, tendo como foco fundamental atendimento ao público, com produtos inovadores para cuidados de higiene pessoal e da beleza. Localizada á Avenida Quinze de Novembro, centro da Cidade de Ferraz de Vasconcelos, perto dos outros comércios, facilitando assim o acesso de seus clientes.

O presente Projeto tem como finalidade de demonstrar através de pesquisas realizada na empresa como: entrevistas, levantamentos financeiros, planejamento e metas a serem alcançadas, como toda empresa que quer permanecer no mercado faz.

No tópico Mercado de Capitais é fundamental, demonstrar o conceito e análise de riscos e vantagens da gestão, focalizando sua estrutura, expondo os segmentos envolvidos e também os tipos de investidores que sustentam este mercado. Em Controladoria será visto os principais posicionamentos quanto ás atividades, funções e posição organizacional e por fim o desenvolvimento sustentável que através de seus conceitos de harmonização entre meio ambiente e a sociedade estuda a melhor maneira de estar interligado a demandas da sociedade.

Toda pesquisa busca o cruzamento do conhecimento teórico adquirido ao longo do bimestre e a prática no funcionamento da empresa, para resultados positivos.

CAPÍTULO 1 – EMPRESA E O MERCADO DE CAPITAIS

           O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

           Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo.

           O surgimento do mercado de capitais ocorreu quando o mercado de crédito deixou de atender ás necessidades da atividade produtiva, no sentido de garantir um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos de prazos, custos e exigibilidades. Desse modo, seu surgimento foi fundamentado em dois princípios.

  • Contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação da poupança privada;
  • Permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.

            Os investidores individuais são pessoas físicas ou jurídicas que participam diretamente no mercado, comprando ou vendendo ações, por si próprios, assumindo sozinhos os riscos.

             Todo investidor busca bons resultados em três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar todos os aspectos foi observado que a empresa Davi Lucca Cosméticos LTDA EPP, investe na poupança, a mesma consiste a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Esses investimentos são o motor do crescimento econômico, que, por sua vez, gera aumento de renda com consequentemente aumento da poupança e do investimento. Assim é o esquema da circulação de capital da presente empresa.

              O banco BM&F Bovespa dispõe desse recurso para qualquer pessoa que queira investir obtendo segurança e garantia. A empresa Davi Lucca Cosméticos LTDA EPP, conta com sua reserva para despesas imprevistas e uma garantia para o futuro, rentabilidade, boa remuneração, valorização, crescimento do capital empregado, proteção, defesa contra eventual desvalorização do dinheiro e desenvolvimento econômico. Esse é o método utilizado pela empresa.

CAPÍTULO 2 – A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA.

            A empresa se preocupa com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência a alta lucratividade a custos menores, então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com