TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIN V - RECURSOS HUMANOS

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

FABIANA CRISTINA TAVARES VIEIRA

RA 1936652

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA-PA:

PIM V

 

BENEVIDES/PA

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

FABIANA CRISTINA TAVARES VIEIRA

RA 1936652

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA-PA:

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista

Orientadora: Prof. Henrique Paixão

 

BENEVIDES/PA

2020

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V (PIM V) tem como principal objetivo relacionar os conceitos aprendidos em sala de aula a práticas organizacionais, mediante a realidade de uma empresa, sendo esta, o objeto de estudo. O presente versa sobre as disciplinas Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e Salários e Matemática Financeira, abordadas através do conceito de cada uma delas, identificação e como podem servir para melhorar a Gestão e, consequentemente o desempenho da referida empresa. No quesito Avaliação de Desempenho serão abordados os critérios de avaliação e valorização dos funcionários, enquanto que no âmbito de Administração de Cargos e Salários serão descritos os cargos existentes no órgão e os salários referentes a cada um deles, por fim aplicaremos a Matemática Financeira, utilizando os cálculos necessários para demostrar como  funciona a gestão financeira.  Para tanto utilizou-se como metodologia de pesquisa métodos quantitativos e qualitativos, através coleta de dados bibliográfica e entrevista. Ao final deste, espera-se conciliar teorias e práticas na melhoria da gestão organizacional e humana.

Palavras-chave: Desempenho; Cargo; Salário, Finança e Recursos humanos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................01

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.......................................................................03
  2. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS.................................................05
  3. MATEMÁTICA FINANCEIRA..............................................................................08

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 11

ANEXO.....................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este projeto faz referência a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA-PA, uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do qual são desenvolvidas diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (águaflorafaunasolo, etc).

A Instituição está localizada na cidade de Belém, Travessa Lomas Valentinas, 907, bairro da Pedreira, lugar de fácil acesso em bairro nobre.

Lotados na Superintendência do IBAMA no Pará atuam 103 servidores, entre técnicos administrativos, técnicos ambientais, analistas ambientais e analistas administrativos, que atuam em diferentes áreas.

Através da abordagem da organização aqui apresentada, o presente projeto pretende demostrar como as disciplinas Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e Salários e Matemática Financeira podem ser executadas na prática.

Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o método quantitativo e qualitativo, a pesquisa de campo ocorreu através de entrevista e visita à Organização, foram realizados também levantamentos financeiros e pesquisa bibliográfica, visando o enriquecimento teórico e fundamentação dos assuntos abordados.

Considerando as disciplinas que serão tratadas, cada uma será embasada em quesitos diferentes. A Avaliação de Desempenho será elucidada com o sistema de avaliação individual e por unidade que ocorre no âmbito da Superintendência, sistema este.

No tópico Administração de cargos e salários é um assunto de extrema importância considerando a valorização do servidor e como isso pode afetar diretamente na atividade exercida.

Segundo LOPES (2011) o salário, os benefícios e um plano de carreira adequado são características abordadas normalmente em empresas que buscam estrategicamente melhor capital intelectual no mercado.

Nesse contexto, o assunto terá ênfase nos cargos disponibilizados nos editais de concurso para a Instituição, nas funções que podem ser exercidas e nos sistemas de gratificação,

A Matemática financeira será explorada por intermédio de conceitos básicos, pois apesar de ser uma empresa pública, também dispõe de setor específico de finanças.

O projeto busca, sobretudo, entrelaçar teorias e práticas vivenciadas no funcionamento da Organização, harmonizando aspectos humanos, sociais e financeiros na busca da otimização de todos os recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (821.9 Kb)   docx (579.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com