TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING SANTA CEIA ALIMENTOS ARTESANAIS LTDA.

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.108 Palavras (25 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 25

________________

Thalita Priscila Lemos Guimarães Maia

Lohana Alves Gregorim

Laura Neves Braga

Flávia Freitas de Madalao

Adriano Lopes da Silva

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

SANTA CEIA ALIMENTOS ARTESANAIS LTDA.

Atividade Prática Avaliativa apresentada à disciplina Administração de Marketing do Curso Superior de Administração Virtual da Universidade Católica de Brasília.

Orientador: Prof MSc Igor Gomes da Silva

Brasília - DF

2015

________________

SUMÁRIO

SUMÁRIO EXECUTIVO

INTRODUÇÃO

1. SITUAÇÃO ORGANIZACIONAL

1.1 BREVE HISTÓRICO

1.2 MISSÃO, VISÃO E VALOR

1.3 ASPECTOS LEGAIS

2. ANÁLISE DO AMBIENTE

2.1 MATRIZ SWOT

2.2 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL

2.2 ESTUDO DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO E PRINCIPAIS CONCORRENTES

3. SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

3.1 POSICIONAMENTO

3.2 DIFERENCIAIS E PRINCIPAIS CONCORRENTES

4. DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING - COMPOSTO MERCADOLÓGICO

4.1 O PRODUTO - HISTÓRICO E EVOLUÇÃO

4.1.1 DEFINIÇÃO DA MARCA

4.1.2 RÓTULOS E EMBALAGENS

4.2 PONTO/PRAÇA

4.2.1 ATENDIMENTO AO CLIENTE

4.3 PROMOÇÃO

4.3.1 PÚBLICO-ALVO

4.4 PREÇO

5. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING

5.1 OBJETIVO SMART

5.2 ANÁLISE DA EMPRESA

5.3 ESTRATÉGIA DE MELHORIA: AÇÕES

5.4 ESQUEMA PARA ESTABELECER OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

6. IMPLEMENTAÇÃO

7. AVALIAÇÃO E CONTROLE

8. RESULTADOS FINANCEIROS

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

SUMÁRIO EXECUTIVO

O presente Plano de Marketing tem como objetivo traçar um caminho a ser seguido pela Santa Ceia Alimentos Artesanais Ltda. para se posicionar melhor no mercado de produtos naturais e se tornar cada dia mais competitiva na região em que atua. Há uma necessidade de se investir na divulgação da marca tanto na região atuante quanto em novos mercados almejados pela empresa.

Possuindo uma linha de produção totalmente artesanal, a empresa necessita de um estudo aprofundado visando uma melhoria quanto a tecnologia de produção, assim como a divulgação, processo de venda e recebimentos e a distribuição do seu produto; também se fará um estudo quanto aos principais concorrentes, ainda que não diretos, mas que possam influenciar no volume de vendas do Gergeliko.

Possuindo um site, uma página no Facebook, e um serviço de atendimento ao cliente, a empresa busca melhorias para manter o bom relacionamento com os clientes, não só pelo produto de qualidade que fornece, como também pelo relacionamento pós-venda.

INTRODUÇÃO

Em funcionamento há 18 anos, a Santa Ceia Alimentos Artesanais Ltda é uma microempresa já conhecida na região de Alto Paraiso de Goiás e Brasília. Com a boa aceitação de seu produto, a empresa vem crescendo e vê a necessidade de realizar algumas mudanças para se adequar à nova realidade mercadológica na qual está entrando.

1. SITUAÇÃO ORGANIZACIONAL

1.1 BREVE HISTÓRICO

A seguir, um breve histórico sobre a empresa real apresentada, com informações retiradas do site da empresa (www.gergeliko.com) e de entrevistas (em anexo) com os proprietários da empresa:

A empresa Santa Ceia Alimentos Artesanais Ltda, que está a 18 anos no mercado, atua no setor de indústria alimentícia e, atualmente, tem um único produto, o Gergeliko, um salgadinho com gergelim. Sendo totalmente legalizada e com um produto registrado e patenteado, essa empresa é pioneira em sua região, pois, foi a primeira micro-indústria em Alto Paraíso de Goiás. Portanto, é possível dizer que o Gergeliko já faz parte da história da cidade, uma vez que, tornou-se típico da região.

Em razão da empresa estar situada próxima à capital do Brasil, a maior parte da produção se destina à Brasília onde, o Gergeliko já está consolidado perante um público bastante exigente e fiel.

Ademais, a Santa Ceia é uma empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente e que, em vista disso, busca desenvolver ações socioambientais, por meio de uma visão empresarial holística. Dentre as principais ações está a elaboração do Ecojogo da Chapada, um jogo educativo que, dentre dezenas de projetos, foi escolhido, em 2005, por um concurso promovido pelo IBAMA (hoje, ICMbio) e pela fundação japonesa JICA, para ser distribuído em escolas públicas.

Em 2007, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com