TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA A QUALIDADE DO SERVIÇO

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 14

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA A QUALIDADE DO SERVIÇO

Drielli Cristina GARCIA (7° ADM Matutino União) (drielli18@hotmail.com)

Leticia Nogueira M. TAMANINI (7° ADM Matutino União) (letamanini23@hotmail.com)

Stefni SLONIK (7° ADM Matutino União)  (steh_slonik@hotmail.com)  

Nelson Malta CALLEGARI (Professora União) (nelson@uniao.edu.br)

RESUMO

 

O presente artigo procura evidenciar a elaboração de um planejamento estratégico para a administração do tempo como alternativa de melhoria na qualidade do serviço. Com o crescimento cada vez maior do setor de serviços, cabe verificar a importância do planejamento estratégico na busca de alternativas para aproveitar o tempo com atividades diárias, sem desperdiçar o tempo improdutivo em rotinas básicas produzindo mais em menos tempo, diferenciando e ressaltando aspectos significativos para a qualidade do serviço. Assim, o texto mostra a importância do planejamento estratégico com suas características e suas implicações. Com isso, encontram-se desafios de implementações do planejamento estratégico na administração do tempo para a qualidade do serviço, tendo as pessoas como parte fundamental nesse processo.

PALAVRAS CHAVES: Administração, Planejamento Estratégico, Qualidade e Serviço.

        

STRATEGIC PLANNING IN MANAGEMENT OF TIME FOR QUALITY OF SERVICE

Abstract

This article looking for to highlight the development of a strategic plan for time management as an alternative to improve the quality of service. With the ever increasing growth of service sector, it showed the importance of strategic planning in the search for alternatives to enjoy time with daily activities, without wasting time on unproductive basic routines producing more in less time, differentiating and highlighting significant aspects for service quality. So, the text shows the importance of strategic planning with their characteristics and their implications. With that, there are challenges to an implementation of the strategic planning time management for quality of service, taking people as a key part in this process.

KEYWORDS: Management, Strategic Planning, Quality and Service.

  1. INTRODUÇÃO

        A busca por um ambiente organizacional com qualidade na administração do tempo visa à melhoria contínua do serviço prestado, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para os gestores e um diferencial competitivo das empresas.

        Segundo Castor (2009, p. 198), o planejamento estratégico compreende como:

A proposição de diretrizes gerais para antecipar-se ou adaptar-se às mudanças que se processa no ambiente externo e também a capacidade de identificar e combinar corretamente os recursos necessários para concretizar as estratégias imaginadas, bem como estabelecer responsabilidade, prazo e orçamentos para sua materialização, passando assim do terreno das especulações intelectuais para os das realidades concretas.

        O melhor método de administrar o tempo nas empresas é padronizar o tempo gasto por uma pessoa devidamente treinada para que trabalhe em um ritmo normal em uma atividade especifica, agilizando o atendimento, pois o cliente busca serviços e/ou produtos para a satisfação de suas necessidades, por isto o planejamento estratégico vem para auxiliar nas tomadas de decisões nas organizações.

        Com as novas tecnologias, o atendimento personalizado trouxe facilidades e inovações que facilitam os processos reduzindo o tempo, para que assim possa priorizar outra tarefa importante.

        Segundo DEMING apud FITZSIMMONS (2005, p.435), indica que o quinto ponto refere-se a:  

Melhorar constante e definitivamente o sistema de produção e serviço. Procure problemas no sistema continuamente e busque formas para melhoria. O desperdício deve ser reduzido e a qualidade melhorada em toda atividade de negócios, tanto na linha de frente quanto na retaguarda.

        Portanto, o planejamento estratégico na administração do tempo  é fundamental para execução de um bom trabalho, isso começa com a auto-descoberta, ou seja, com a identificação de como se utiliza o tempo disponível, e do que se deseja mudar.

  1. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DO TEMPO

        Atualmente o modo como as pessoas estão vivendo, se dedicando entre trabalho e a vida pessoal não encontrando tempo disponível, faz com que o seu tempo seja escasso tendo dificuldades para organizar seus horários, interferindo na qualidade do serviço prestado, o planejamento estratégico segundo Castor (2009, p.199) “executar eficazmente as estratégias definidas, pois uma estratégia não executada é apenas um conjunto de idéias sem conseqüência, por mais brilhantes que tais idéias sejam”.  

        Pereira (2011, p.120) relata da importância de um processo de administração estratégica com o ambiente e o tempo:

Processo contínuo e interativo que busca manter uma organização com um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente. Na realização da administração estratégica, exige-se o cumprimento de diversas etapas básicas: execução de uma avaliação do ambiente; estabelecimento de uma diretriz organizacional; formulação de uma estratégia organizacional; implementação da estratégia organizacional; e controle estratégico.

 

        Saber administrar o tempo é uma necessidade cada vez maior para atingir o sucesso e, felizmente, com algumas orientações básicas sobre o assunto, todas as pessoas são capazes de melhorar a qualidade e a produtividade dos serviços que prestam. Basta querer mudar os maus hábitos pessoais (LABEGALINI, 2006 p.11).

        Alvarães no site empregos faz outra relação:

Administração de tempo não é uma técnica, mas sim um comportamento. Não existe nenhuma técnica milagrosa ou mágica e nem programa de computador ou agenda eletrônica que resolva o problema da má administração do tempo. Administrar tempo é comportamento, é a atitude assertiva diante de uma tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com