TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de tempo

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO DO CONTROLE DE TEMPO.

HALPIN, D. W.; WOODHEAD, R. W. Administração da construção civil. 2 ed. Rio de Janeiro, LTC, 2004.

CONTROLE DO TEMPO DE PROJETO

Gerenciadores da construção controlam um grande número de atividades no local da obra. Os três aspectos mais importantes de um projeto são: O controle do tempo, do custo e da qualidade. O planejamento diz respeito à divisão do projeto em elementos que são apropriados para o controle do tempo. Gráficos de barras como método de representação do planejamento do tempo do projeto vêm sendo utilizados desde o início do século XX. Eles foram inicialmente desenvolvidos como uma técnica de planejamento de tempo chamada de gráfico Grantt.

O conceito básico de modelagem do gráfico de barras é a representação de um item de trabalho ou atividade de um projeto como uma barra em escala de tempo cujo comprimento representa a duração prevista para a atividade. O gráfico de barras pode ser colocado sobre uma escala de tempo para indicar o esquema para o planejamento de início, execução e término do item de trabalho do projeto. O modelo de gráfico de barras serve tanto como um modelo de planejamento-previsão quanto como um modelo de controle. Na situação de um projeto pode ser superposta no gráfico de barras como uma ajuda ao controle gerencial do projeto. Usando-se diferentes cores, o gráfico de barras pode indicar o progresso mensal até o término das atividades.

CURVAS DE PRODUÇÃO

Os gráficos de barras apenas dão informações limitadas sobre a modelagem de projetos. Tipicamente, eles não refletem de maneira imediata a taxa de produção ou a velocidade com que estão sendo processadas seções ou unidades em projetos lineares. Como a taxa de produção vai variar ao longo do tempo, isso tem um grande impacto na liberação de trabalho para os processos de produção seguintes. Atrasos em se cumprir as primeiras unidades de produção ocorrem como um resultado de necessidades de mobilização. Quando a operação está próxima de se completar, a taxa de produção tipicamente declina por causa da desmobilização. O período de produção máxima é durante o período médio de duração do processo. Isso leva a uma curva de produção com a forma de um “S achatado”. A tangente à curva é pequena no início e ao final, mas grande na seção intermediária. A tangente à curva indica a taxa de produção.

Essas curvas são também chamadas de tempo-distância, tempo-quantidade ou diagramas de velocidades, já que elas relacionam unidades de produção com o tempo desenhado. A tangente à curva relaciona o aumento nas unidades de produção com o incremento de tempo. A tangente à curva, portanto, representa o número de unidades produzidas em um dado intervalo de tempo. Isso é a taxa de produção.

Além de indicar a taxa de produção, os diagramas de velocidade ou curvas de produção ajudam a determinas a evolução do projeto. Em um projeto, os processos devem ser coordenados de forma a evitar interseções nas curvas de produção. É óbvio que uma forma de evitar que as interrupções nos projetos ocorram é controlar a produção de cada processo de forma que as tangentes às curvas sejam paralelas. Isso implica a necessidade de projetar casa processo tal que os recursos utilizados resultem em taxas de produção que são aproximadamente as mesmas para todos os processos de construções que interagem.

As curvas de produção também ajudam a mostrar processos mal coordenados.

PLANEJAMENTO DE PROJETO

No planejamento de um projeto o trabalho é dividido em vários pacotes de trabalho ou atividades que serão úteis ao gerenciamento do tempo e controle do projeto. Os vários aspectos do trabalho que contribuem para a divisão do projeto em atividades são relacionadas a: Métodos utilizados para localizar o trabalho; Habilidades necessárias para o trabalhos; Especialistas envolvidos; Recursos críticos; Ações administrativas que necessitam de tempo; Entregas ou aprovações que devem ser consideradas; Atividades especiais ligadas às oportunidades físicas dos materiais ou procedimentos necessários.

Em um pequeno projeto de construção, primeiro deve-se considerar a sequência total de trabalho. A primeira atividade será a mobilização no campo. A seguir, o local deve ser preparado, e serão realizadas as escavações necessárias. Em seguida a preparação do local, as sapatas das fundações devem ser concretadas. Após as sapatas terem alcançado resistência suficiente, ergue-se a estrutura do prédio. O telhado é então construído, e o prédio é “fechado”, tal que o trabalho dentro do prédio é protegido do tempo. Uma vez que o prédio está protegido do tempo. Uma vez que o prédio está protegido do tempo, o trabalho de concretagem das lajes de pisos internas pode ser efetuado. Itens relativos a acabamentos externos podem ser executados ao mesmo tempo em que as lajes internas são executadas. Uma vez acabadas as lajes internas, podem ser executados outros itens de acabamento interno.

Os principais grupos de atividades são: Preparação do canteiro e escavação; Construção de sapatas das fundações; Levantamento das estruturas; Construção do telhado; Concretagem das lajes internas; Acabamentos externos; Acabamentos internos; Sistemas mecânicos e instalações elétricas.

Tipicamente a data do termino do trabalho é fixada nos documentos contratuais ou dirigida pelo cliente. Essa data representa o evento terminal que influencia as durações das atividades e, consequentemente, os recursos necessários. Se por exemplo, o projeto deve começar em 1º de março e terminar em 1º julho, o tempo de 4 meses será a função reguladora que dita a velocidade na qual o trabalho deve progredir. As durações das atividades devem, é claro, se ajustar nesse período de tempo.

Dado que as oito categorias principais de serviço estão definidas, o programador pode então prosseguir com um planejamento mais detalhado dividindo as categorias de trabalho em atividades que podem ser utilizadas para o controle do tempo do projeto. A categoria inicial de preparação do canteiro pode ser expandida nas seguintes atividades: Mobilização; Licenças; Trabalhos de campo; Ligações provisórias; Rebaixamento de lençol freático; Escavação de fundações; Escavação de cintas.

DURAÇÃO DE ATIVIDADES

O próximo passo no controle de tempo é estabelecer a duração de cada uma das atividades. O programador deve consultar o pessoal de campo para conseguir a melhor estimativa da duração de cada atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com