TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO "THE FIVE’S BAR"

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

1 APRESENTAÇÃO

1.1 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

O The Five’s Bar, “Bar Inteligente”, é um pequeno empreendimento que será projetado para atuar no setor de bares com o objetivo de atender a população de Conselheiro Lafaiete e região. É uma empresa que atuará no ramo alimentício e entretenimento, oferecendo, de maneira ágil e eficiente, produtos e serviços de qualidade para um público interessado em um novo conceito de entretenimento. Com um espaço diferenciado, o Five’s Bar contará com um cardápio variado de bebidas e petiscos para agradar a diversos paladares, além de um sistema de autoatendimento, proporcionando conforto aos clientes e comodidade na realização dos pedidos.

1.2 DIAGNÓSTICO EXTERNO

Ambiente Macro ambiental De acordo com o empresário Jose Antônio Puppio (2017), diante do desequilíbrio econômico e político vivenciado pelo Brasil, a economia está desaquecida e o índice de desemprego tem aumentado, ocasionando a diminuição da renda da população e consequentemente um poder de compra muito menor. Em decorrência deste momento desfavorável, muitos brasileiros que perderam o emprego enxergaram no empreendedorismo a saída para voltar ao mercado de trabalho. De acordo com o SEBRAE (2016), 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil. Segundo dados de 2011, existem cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País, representando 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos. Elas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. Em valores absolutos, a produção gerada pelas micro e pequenas empresas quadruplicou em dez anos, saltando de R$ 144 bilhões em 2001 para R$ 599 bilhões em 2011, em valores da época, afirma Luiz Barretto, presidente do SEBRAE.

Segundo o SEBRAE, por falta de uma gestão adequada dos seus recursos, 23% das empresas no Brasil fecham as portas nos dois primeiros anos. Diante desse cenário, é imprescindível que os empreendedores estejam sempre atentos aos hábitos dos consumidores, preparando-se estrategicamente para as adaptações exigidas pelo mercado.

5

Ao analisar o cenário de bares no país, observa-se que existe uma tendência de crescimento do seguimento. De acordo com Paulo Solmucci, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, as vendas do setor de bares e restaurantes no Brasil devem crescer em 2018 quase o dobro do ano passado. “O avanço de 2,5%, aumento estimado para 2017, para 4,5% deve ser impulsionado pela continuidade da melhoria do desempenho da economia, mudanças na legislação trabalhista, reduzindo, por exemplo, os conflitos entre empregadores e empregados”, afirma Solmucci. Para ele, 2018 vai ser um ano consagrado para o setor, pois além da retomada do crescimento, problemas que causavam insegurança ao ramo, como a gorjeta, por exemplo, estão sendo resolvidos. Com a implantação do trabalho intermitente, regulamentado pela nova legislação trabalhista, o número de contratações deve gerar ao setor 2 milhões de empregos nos próximos cinco anos. “Para 2018, esperamos 300 mil novos postos”, diz Solmucci, considerando que a grande maioria vai se adequar à formalização dos trabalhadores informais.

O município de Conselheiro Lafaiete fica localizado próximo de grandes mineradoras e indústrias siderúrgicas, como a CSN, Ferrous, a Gerdau Açominas, MRS Logística, NAMISA, Vallourec &

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com