TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO / PROCESSOS GERÊNCIAIS/ GESTÃO COMERCIAL VIVA BEM

Por:   •  11/4/2021  •  Seminário  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO / PROCESSOS GERÊNCIAIS/ GESTÃO COMERCIAL VIVA BEM

Academia voltada para o público da terceira idade.

 Maicon Quadros Ussinger

Thiago Buzatto Storck

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Resumo

O nosso plano de negócio projeta a inserção de uma academia na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Mas essa academia tem um conceito diferente que foca num grupo de pessoa com uma idade mais avançada o grupo da terceira idade.

Palavras chave: público alvo; terceira idade; qualidade de vida;

1 INTRODUÇÃO

O plano de negócios tem como finalidade apresentar a viabilidade de abertura de uma academia voltada para o público da terceira idade na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no qual desenvolvera o serviço de desenvolvimento físico e social aos clientes.

O plano de negócios é basicamente o planejamento das principais variáveis envolvidas para a criação de um novo empreendimento, reestruturação de uma linha de montagem, viabilidade de atender um novo mercado entre outras (QUADROS, 2004).

Cabe ao empreendedor fazer planos para a criação do seu negócio e estruturara-lo de acordo com seu segmento (ramo de atuação).  

Empreender constitui uma ação social e não apenas individual, pois integra pessoas tanto colaboradores como fornecedores e clientes em uma teia de valores que é integrada a sociedade (CHIAVENATO, 2004).

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

Eu Maicon Quadros Ussinger e Junior Ussinger somos os proprietários da academia VIVA BEM ambos com % do negócio cada. Eu Maicon sou formado em administração pela faculdade Uniasselvi e vou cuidar da parte burocrática do negócio. Meu sócio é formado em educação física pela Uniasselvi e vai cuidar da parte técnica.

Nossa academia está registrada pelo Cnpj: 01.894.432/0004-07 com endereço no bairro Indepêndecia Av Cristovão Colombo n° 547, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Ela é uma empresa de pequeno porte LTDA, procuramos Conselho Regional de Educação Física para nos adequarmos de acordo com as leis.

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Com o aumento cada vez maior de idosos no Rio Grande do Sul e com poucas opções de negócios voltados especificamente para esse público meu sócio e eu decidimos criar uma academia voltada para o público da terceira idade. Fizemos uma pesquisa e descobrimos que o bairro Independência em Porto Alegre é o bairro com maior número de pessoas com idade superior a 60 anos e de classe média alta com boa instrução acadêmica e com interesse em envelhecer com qualidade de vida. Então decidimos investir em um produto direto nesse público alvo, um mercado pouco explorado e que cada dia cresce mais .

4 ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE

  • DONOS

Maicon Quadros Ussinger

Formado em administração, trabalhou durante 3 anos na parte administrativa de uma empresa de transporte coletivo.

Junior Ussinger

Formado em educação física trabalhou durante 6 anos em uma grande rede de academia.

  • FISIOTERAPEUTA

Ana Rabelo

Formada em fisioterapia com mais de 10 anos de experiência.

  • PROFESSORES

Juliano Tavares

Formado em educação física com experiência de 8 anos como personal trainer.

Jessica Rocha

Formada em educação física com 5 anos de experiência.

  • SERVIÇOS GERAIS

Maria Luisa

Possui experiência de 2 anos nessa função.

  • ESTAGIÁRIOS

Fabricio Andrade

Está cursando o 4° semestre de educação física pela Uniasselvi.

Fernanda Camargo

Está cursando 3° semestre de educação física.

  • RECEPCIONISTA

Carina Oliveira

Possui 5 anos de experiência na função.

5 MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADE

Sempre gostei de trabalhar com pessoas e já trabalhei na parte de atendimento, sou muito atencioso e tenho muito respeito com as pessoas de mais idade, pois as mesmas são muito sabias. E tenho um sonho de ter meu próprio negócio.

Após estudar muito o mercado, percebi que as pessoas de 65 anos de idade de hoje são muito diferentes das pessoas de 65 anos da década de 90. Depois de pesquisar observei que esse público não está tendo a atenção que merece desse ramo de atividade física. E com o aumento da cada vez maior da expectativa de vida essa população tende a aumentar cada vez mais e mais.

Pessoas com 65 anos já representam mais de 10% da população brasileira e, até 2060, os idosos devem ser 25,5% do total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. A previsão reforça a importância do poder público em se preparar para a mudança demográfica. Nesse contexto, o Dia do Idoso 2019 chamou a atenção para o entendimento de que “Envelhecer com qualidade de vida é possível”.

E com a preocupação desse público não só envelhecer, mas também envelhecer com qualidade de vida e saúde sem precisar tomar um monte de remédios nada melhor que fazer exercícios físicos.

6 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

  • Fortalecimento muscular;
  • Exercícios personalizados;
  • Pilates;
  • Natação;
  • Aeróbica;
  • Sauna;
  • Ioga;
  • Dança;

7 TECNOLOGIA E PROCESSOS

Devido ao nosso publico alvo serem pessoas com uma idade maior, temos cuidado redobrado com as articulações pernas e braços dos nossos clientes preparando-os para os serviços do dia a dia.

Todos os exercícios são elaborados pelo nosso fisioterapeuta individualmente, o cliente passa por uma avaliação física para calcularmos quanto de esforço ele pode fazer e quais exercícios são mais indicado para cada caso e depois o nosso cliente é acompanhado pelos nossos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com