TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO ADMINSITRAÇÃO / PROCESSOS GERENCIAIS / GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  18/10/2021  •  Seminário  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

PLANO DE NEGÓCIO ADMINSITRAÇÃO / PROCESSOS GERENCIAIS / GESTÃO COMERCIAL

Resumo

O empreendedorismo está ganhando cada vez mais força no cenário brasileiro. Ter o seu próprio negócio não significa apenas liberdade financeira, mas também a oportunidade de ser um diferencial através do seu trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar a empresa Comércio e Estofaria Planalto Ltda., contendo a identificação do negócio, sua definição, estruturação da equipe, motivação e oportunidades, a descrição dos produtos e serviços, tecnologia e processos, benefícios e vantagem competitiva, a definição de preços, o setor, clientela, fornecedores, concorrentes, propaganda, ponto (canais de distribuição) e a conclusão.

Palavra-chave: móveis; clientes; negócio

1 Introdução

        Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio, onde se aplica a viabilidade para abertura da empresa, análise de mercado e toda estrutura necessária para andamento da produção de móveis.

        O planejamento estratégico é de suma importância para que se possa minimizar os riscos de qualquer negócio, bem como fazer a gestão com o maior domínio possível sobre o empreendimento, buscando sempre adequar-se as novas oportunidades que o mercado oferece.

        Para elaboração deste, foram analisadas pesquisas em empresas do mesmo setor, a fim de identificar os pontos fortes para dar sequência ao projeto e avaliar se os riscos não resultarão em problemas que tornem o negócio inviável, mesmo a médio e longo prazos.

A ideia inicial para a Comércio e Estofaria Planalto Ltda. tomou forma com o proprietário João Pedro da Silva que aprendeu o ofício com seu pai, que possuía uma empresa de fundo de quintal, nascendo assim a vontade de empreender.

Aliando a experiência adquirida pela convivência com seu pai ao conhecimento que obteve ao cursar Administração, identificou uma oportunidade de empreender e iniciar seu próprio negócio.

        A Comércio e Estofaria Planalto Ltda. é uma fábrica de estofados e similares, composta de um proprietário e três funcionários.

Dentre o portfólio destaca-se a fabricação de cama box, cabeceiras, poltronas e sofás, atendendo ao mercado no atacado e varejo, com produtos a pronta entrega e sob encomenda.

Tendo como objetivo proporcionar aos seus clientes móveis de qualidade e com conforto, a Comércio e Estofaria Planalto Ltda. espera contribuir para uma melhor qualidade de vida de seus clientes, aliando o bem-estar a um preço acessível a todos.

Sendo assim, este plano de negócio pretende analisar e entender todos os aspectos do negócio e tornar este projeto algo viável e rentável, levando a motivação de seus funcionários e contribuindo para a satisfação de seus clientes.

2 Identificação do Negócio

A seguir serão apresentados os objetivos da Comércio e Estofaria Planalto Ltda., sua equipe e como se deu o início da empresa:

Comércio e Estofaria Planalto Ltda.

Rua Carlos Beltrame, 2021 – Planalto – Farroupilha - RS- 95180-000

Telefax (54) 3634-5859 – CNPJ: 01.894.432/0004-07

www.estofadosplanalto.com.br

A Comércio e Estofaria Planalto Ltda. é uma fábrica de estofados e similares, como cabeceiras e poltronas, e conta também com reparação e vendas. Será registrada como sociedade por cota de responsabilidade ilimitada. Será composta por um proprietário com vasta experiência e conhecimento na área de móveis e estofados e mais três funcionários. Para que todas as especificações exigidas sejam rigorosamente cumpridas, obtivemos as informações necessárias tanto da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Licença Ambiental. O único proprietário da Comércio e Estofaria Planalto Ltda. é João Pedro da Silva, 39 anos, solteiro. Tem participação em 100% do capital. É responsável pelas atividades técnicas, estratégicas, administrativas e comerciais. Endereço do proprietário:

Rua Cândido Godoi, 358

CEP: 95180-000

Farroupilha - RS

Telefone: (54) 3035-3233

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Comércio e Estofaria Planalto Ltda. é uma fábrica de estofados, cabeceiras de cama box, cadeiras e poltronas. O processo de criação dos móveis é de forma industrial, mas com o cuidado que um trabalho artesanal oferece. O investimento inicial foi de R$ 30.000,00, tendo em vista que o proprietário já detém as habilidades para execução do trabalho manual e que ele mesmo dará o treinamento necessário para os funcionários executarem o serviço. Não foi necessário investimento com treinamento da equipe pois os demais funcionários já possuem experiência no ramo, o que contribuiu de forma significativa para a qualidade dos produtos. Apesar de boa parte da produção ser destinada a pedidos feitos sob encomenda, será mantido um showroom e estoque para vendas no varejo. Com isso, chegamos à conclusão de que o grau de risco é médio.

4 ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE

        A equipe é composta por 4 funcionários.

  • Proprietário

João Pedro da Silva

Aprendeu o ofício com o pai, ao qual possuía uma estofaria de fundo de quintal, em Farroupilha - RS. Estudou Administração na Uniasselvi, em Farroupilha – RS.

  • Montador

Marcio Rogério Back

Trabalhou há 2 anos com fabricação de móveis planejados na Dalmóbile Móveis Planejados.

  • Estofador

Vitor Pereira

Não possui experiência profissional. O proprietário João Pedro da Silva, dará o treinamento necessário para a execução do trabalho.

  • Costureira

Marcia Regina Souza

Trabalhou há 3 anos como costureira na Estobel.

5 MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADE

  • Motivação

Cresci vendo meu pai trabalhar com estofaria, desta forma foi algo natural aprender o ofício, pois sempre via e ouvia tudo o que é relacionado a profissão. Foi uma questão de tempo, para estar ali junto a ele. Mais velho e após concluir a faculdade de Administração, vi ali uma grande oportunidade de seguir com o mesmo ramo de trabalho do meu pai, mas com as inovações que agora estão ao alcance.

  • Oportunidades

Aliando o conhecimento que já vinha de família relacionado ao ofício mais a qualificação para administrar meu próprio negócio, identifiquei uma boa oportunidade de melhorar ainda mais aquilo que já servia de base e modelo de estofaria. Como as pessoas estão cada vez mais priorizando o bem-estar em seus lares e passando mais tempo em casa, investir em móveis de qualidade e que possam contribuir para esse conforto, é algo que identificamos como oportunidade para o crescimento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (905.5 Kb)   docx (810.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com