TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA A COMPANHIA NO SETOR ALIMENTAR

Por:   •  13/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.391 Palavras (22 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS-UFGD[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA-FAEN

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

            PLANO DE NEGÓCIO PARA EMPRESA NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO

Marcello Lima Bertuci

Mirelly Ferreira Vargas

Thalita Paula  Paula Yock Durante

Thais Dias Borges

Dourados- MS

05 de Maio de 2016

  1. Caracterização Da Empresa

Empresa  :  BROWNIE’S  LTDA
Nome Fantasia : BROWNIE’S DELICIOUS
Endereço : Avenida Marcelino Pires, 500 – Centro
Cidade : Dourados – MS

[pic 3]

                                                  Figura 1 : Logotipo da empresa

    2. Missão 

A empresa é uma Confeitaria com características em ser um negócio no ramo de alimentação com foco no entretenimento. Com enfoque na produção própria de produtos alimentícios, no qual se trata de BROWNIE (bolo de chocolate, achatado e servido em pequenas porções de formato quadrado ou retangular) desde o tradicional até o sabor que o próprio cliente escolher, no entanto, por ser situada em uma área comercial muito bem frequentada pela população local e concorrida no segmento de alimentação, a BROWNIE’S DELICIOUS  irá usar como foco estratégico sua produção própria de produtos, o reconhecimento local destes produtos, sua bem elaborada identidade visual e um constante trabalho de aproximação e retenção de clientes, refletindo em diversas ações que vão desde o treinamento de equipe até a divulgação publicitária, passando pelas ações promocionais e até uma estratégica divulgação em imprensa.

A estrutura legal da BROWNIE’S DELICIOUS será de apenas uma empreendedora e contará com 3 funcionários e 1 relação pública. Sendo a empresária majoritária do ramo de alimentação e entretenimento a mais de 10 anos como gestora e empreendedora e domina o processo de confecção de tudo o que o cardápio oferece, além de conhecer o mercado de atuação da empresa e possuir conhecimento teórico de Administração e Marketing. E os setores da BROWNIE’S DELICIOUS irão se basear no organograma ( Figura 2) :

                                           

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

Figura 2 : Organograma da Empresa


2.1 Algumas definições iniciais do negócio

- Missão da BROWNIE´S DELICIOUS 

 Proporcionar entretenimento, encontro entre amigos e a negócios, e servir BROWNIE de alta qualidade em um lugar aconchegante e acolhedor.

- Público Alvo : 

Será constituído por crianças, jovens, adultos e idosos. Um público alvo formado por pessoas que queiram se relacionar.

- Negócio :

 Com uma primeira visão estratégica – Somos um constante fazer amigos.

- Princípios :

 A pessoa vem sempre em primeiro lugar, nosso trabalho em equipe é harmonioso e bem humorado ; Operação conquista – Todos que entrarem em nosso estabelecimento deverá ser conquistado ; Temos alto padrão de integridade ; Somos todos compromissados uns com os outros.

- Visão

 Até 2017, ser referência em Dourados e região à uma confeitaria para entretenimento com seu próprio estilo, com melhor ambiente, os melhores BROWNIE e o melhor quesito qualidade/preço.

- Negócio

 Com uma segunda visão míope ( pura da empresa) – BROWNIE´S DELICIOUS é uma confeitaria com BROWNIE diferenciados e sofisticados, ambiente aconchegante, mesas interativas para aproximar pessoas, balcões para espera, produção para atender encomendas e eventos.

 2.2  Elemento de diferenciação

Um dos elementos de diferenciação é por se localizar em um ponto estratégico e com grande fluxo de pessoas, com um preço razoavelmente acessível para clientes com uma situação financeira mais baixa.

A forma de pagamento feita pelos clientes podem ser tanto cartão (Crédito e Débito), sendo que haverá promoções surpresa em dias aleatórios para quem estiver no estabelecimento.

2.2.1 Diferencial Competitivo

O atendimento será feito por funcionários qualificado para receber as pessoas.

Os produtos já foram testados no mercado, tendo uma ótima aceitabilidade.

Possui próprio estacionamento.

       3 – PROCESSO DE PRODUÇÃO

A empresa BROWNIE´S DELICIOUS irá utilizar de uma sala comercial que contenha um amplo espaço para abranger a cozinha, área de depósito, banheiro masculino e feminino separados, além do espaço para receber os clientes, balcões e mesas, com isso, se instalará em uma sala comercial de aproximadamente 32 m².

        Os equipamentos utilizados serão : utensílios como desde colheres a panelas, mesas, cadeiras, balcões, liquidificadores, batedeiras, refrigeradores e forno industriais. O que resultará em um custo elevado com gastos de equipamentos aptos para o desenvolvimento de produtos de qualidade e de seguridade alimentar. Sendo estes recursos analisados pela própria diretora/empreendedora da empresa, sendo ciente de que o custo investido em equipamentos e manutenção para o local será de alto valor.

Além de equipamentos, terá o gasto com as matérias-primas ( desde o sal aos recheios mais sofisticados), o que também gerará um custo um pouco elevado e o que agregará valor ao produto final da empresa. Tendo ainda a necessidade  dos funcionários armazenar cada produto em seu local adequado, verificar prazo de validade entre outros fatores que podem levar a degradação destes, bem como fazer essa conferência e reposição semanalmente para que não falte matéria-prima.

4.  GESTÃO DA PRODUÇÃO

         É conceito que permite transformar matérias-primas em produtos acabados prontos a serem comercializados. Um dos principais objetivos da Administração da Produção ou gestão da produção empresarial. São atividades fundamentais que as organizações usam para realizar tarefas e atingir suas metas. Ao selecionar as técnicas apropriadas e desenvolver estratégias de operações consistentes, os gerentes podem projetar e operar processos para proporcionar às empresas uma vantagem competitiva. O tipo de processo pode variar em uma organização, por exemplo, um processo primário seria a transformação física ou química de matérias-primas em produtos, porém existem muitos processos não relacionados à manufatura em uma fábrica, como o processamento de pedidos, compromisso de entrega com os clientes e o controle de estoque.                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (302.6 Kb)   docx (240.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com