TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLO DE APOIO PRESENCIAL: TELÊMACO BORBA/PR

Por:   •  6/11/2016  •  Artigo  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2][pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL: TELÊMACO BORBA/PR

ESTUDO DIRIGIDO

Telêmaco Borba - Paraná

Novembro de 2013

[pic 4][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL: TELÊMACO BORBA/PR

Adriano Mendes Maciel – RA 417828

Edirlei Lemes – RA 414710

João Timoteo Júnior – RA 411863

Luiz Gustavo Barbosa – RA 417825

Silvano André dos Santos – RA 7598661637

ESTUDO DIRIGIDO

Professora Maria Renata Juliana Leite Kirchner.

Tutora Viviane Mello.

Disciplina de Teoria da Contabilidade.

Telêmaco Borba – Paraná

Novembro de 2013

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO                                                                         4
  2. RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE                                         _         5
  3. PATRIMÔNIO                                                                  _         5
  4. EXERCÍCIOS                                                                                 8
  5. DESCRIÇÃO DE CONTAS                                                                10
  6. DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS                                                11
  7. SOCIEDADES ANÔNIMAS                                                        13
  8. CONCLUSÃO                                                                        17
  9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                18

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS de Teoria de Contabilidade, iniciamos o conhecimento da Contabilidade. Principais conceitos, terminologias e usos da Contabilidade.

Ao final desta ATPS, notaremos como as empresas se utilizam da Contabilidade.

RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE

Semelhança da vida financeira particular e a de uma empresa

Quando falamos de finanças podemos entender de maneira genérica que é a administração das receitas geradas, assim trazendo este conceito para a vida particular podemos dizer que se assemelha em alguns pontos com a vida financeira de uma empresa.

Podemos elencar alguns destes pontos começando pelo fluxo de caixa, pois vivemos em função do que temos a receber e a pagar mensalmente tentando manter um equilíbrio entre entradas e saídas, quando conseguimos controlar as saídas de maneira que sejam menores que as entradas, entendemos o conceito de lucro que é objetivo de toda empresa.

Outro ponto que podemos citar são os investimentos, assim como nas empresas sempre que podemos investir nossas economias, seja em nossa formação, ou para adquirir algum bem, patrimônio ou mesmo em aplicações bancárias, assim fazemos. Como as empresas, temos que pagar impostos e viver de acordo com as regras e normas que regem a sociedade onde vivemos, e sempre estarmos atentos as mudanças para aproveitar as oportunidades.

No entanto, pontos como a organização e controle devem ser observados atentamente, porque na vida financeira particular, como na empresarial, são determinantes para o sucesso.

PATRIMÔNIO

        É fundamental para o ensino da contabilidade, analisar conceitos básicos, suas características, técnicas de identificação e aperfeiçoamento de melhorias no processo de gestão. Despertar o raciocínio para análise das relações de causa e efeito.

Tomada de decisões financeiras e o conhecimento da economia contábil, exercendo na sociedade e suas organizações, o estudo da Teoria, não só para os profissionais desta área acadêmica, mas sim para qualquer área em que se encontra a importância da Contabilidade conceituada e compreendida pela sociedade.

Tornaram-se trabalhos excelentes, fundamentados em níveis científicos e evidentes na prática teórica e não degradativa, o estudo de Broedel em 2002, Ball, Brown e Beaver em 1968, a percepção relevante sobre ativo, passivo, receitas, despesas, ganhos e perdas, colocando em debate, o conceito de que instituições de ensino privado ou público, nada tem a ver com a percepção da evolução Contábil de profissionais conceituados, vistos por Martins em 2005.

As aplicações de recursos, de bens e direitos de uma entidade, conceituam-se no estudo do ativo sobre diferentes metodologias definidas em Ciências Contábeis.

Todo pertence ativo, tem a capacidade de gerar benefícios, com ou sem natureza física, controlada pela empresa, proporcionando a possibilidade de se obter fluxos de caixa, capacitação de prestar serviços e gerar benefícios em unidades monetárias, a não ser, a questão de ser nulo ou negativo, mesmo estando sob o controle da entidade.

Podem-se destacar também, gastos com organizações, marcas e patentes, direitos autorais, franquias, softwares e pesquisas, os ativos intangíveis. A inadequação de “aplicações de recursos“ é um desafio para profissionais Contábeis da atualidade.

Em 2002, os estudiosos, Hendriksen e Breda, definiram sacrifícios econômicos futuros, como benefícios gerados por sacrifícios circunstanciais. E, por eles mesmo ignorado, “o passivo“ da Contabilidade, como obrigações diretas das empresas.

O conceito de passivo evoluiu apenas, como um serviço a ser prestado, com (valor monetário), pelo científico Canning em 1929.

Gastos de recursos corporativos, definidos como desatualizados de passivos contingentes. O passivo é decorrente de transações, para Sprouse e Moonitz em 1962. Para Most em 1986, o conceito de prováveis sacrifícios ativos econômicos, seriam sanados de obrigações por entidades particulares. Enfim, vistos, que precisariam existir transações de aquisição de bens ou serviços prestados, relacionados de alguma forma, a tais eventos, ocorridos no passado e que esteja relacionado com o presente. Assim, pode-se constituir uma reserva monetária, no caso de contingências e não de provisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (350.9 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com