TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE O ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO CURSO ADMINISTRATIVO?

Projeto de pesquisa: POR QUE O ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO CURSO ADMINISTRATIVO?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

1. POR QUE ESTUDAR PSICOLOGIA ORGNAIZACIONAL EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO?

R- Pelo simples fato de que o administrador necessita saber lidar com pessoas, pois as organizações embora tenham propriedades físicas como edifícios, escritórios e equipamento, são agregados de pessoas que trabalham (ROBBINS, 1999). Assim, podemos afirmar que o objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

2. COMO COMEÇOU A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NO TRABALHO?

R- A Psicologia Organizacional surge no final do século XIX influenciada pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. O marco é o trabalho de Frederick Winslow Taylor (1980), pioneiro da administração científica, que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção.

3. ORGANIZE DUAS COLUNAS COM AS IDEIAS DAS TEORIAS X E Y DE Mc GREGOR, FAZENDO UM COMPARATIVO ENTRE ESTAS.

R-

TEORIA X TEORIA Y

A teoria X funda-se na certeza de que o homem é, desde sempre, preguiçoso, desobediente, desprovido de ambições e, quando possível, avesso a responsabilidades. Nesse caso, os trabalhadores precisam ser controlados e vigiados. Já a teoria Y indica que, de acordo com o ambiente, o trabalhador pode ser criativo, disciplinado, responsável e auto-orientado para atingir os objetivos da empresa, muitas vezes assumindo espontaneamente responsabilidades.

UNIDADE 2

4. NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO AS DISCUSSOES SOBRE APRENDIZAGEM TEM CIRCULADO EM TORNO DE DOIS MODELOS DIFERENTES DA PSICOLOGIA QUAIS SÃO E EM QUE SE DIFERENCIAM FUNDAMENTALMENTE?

R- Fatores Higiênicos (extrínsecos): são os definidos pelo contexto que envolve o empregado e que fogem ao seu controle. São exemplos deles:

*Salários e Benefícios.

*Tipo de Chefia.

* Políticas e Diretrizes Organizacionais.

Segundo a teoria de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos eles apenas evitam a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a elevam, não a mantém continuadamente. Por outro lado, quando são péssimos, provocam a insatisfação.

Fatores Motivacionais (intrínsecos): referem-se ao cargo e à natureza da tarefa desempenhada, sendo, portanto, controláveis pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, culminando com a autorrealização. Esses fatores (profundos e estáveis), quando ótimos, levam à satisfação, mas quando precários, bloqueiam a satisfação.

5. PARA A TEORIA COMPORTAMENTAL O QUE É APRENDIZAGEM?

R- Segundo a Teoria Comportamental, nem todo comportamento animal é aprendido. Alguns comportamentos são inatos ou congênitos: são os reflexos ou instintos. Isto quer dizer que todos os animais são “programados” para exibir certos comportamentos inatos em determinado momento de sua maturação.

A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática através de estímulos e respostas.

6. DE ACORDO COM A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY QUAL É O PAPEL DA MEDIAÇÃO NO DESENCOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM?

R- Para Vygotsky o sujeito é ativo, ou seja, ele age sobre o meio. Para esse autor, não existe uma “natureza humana”, a “essência humana”, mas sim um sujeito que é social em essência, não podendo ser separado ou compreendido fora do âmbito social. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

UNIDADE 3

7. POR MUITO TEMPO A TEORIA DO TRAÇO FOI A ÚNICA ABORDAGEM ACEITA NO ESTUDO DA LIDERANÇA, QUAL O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DESTA TEORIA?

R- A Teoria do Traço parte do principio de que os líderes possuem características de personalidade que os auxiliam em seu papel. Por muito tempo essa foi a abordagem mais comum no estudo da liderança. Muitos pesquisadores das ciências sociais procuram encontrar qualidades comuns a todos os líderes. Listas para buscar o perfil de líder foram pesquisadas exaustivamente em várias culturas. Qualidades como agressividade, sabedoria, carisma e coragem foram pesquisadas e teorias foram construídas.

8. PARA A TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA AS DIFERENÇAS DE ESTILOS DO COMPORTAMENTO DOS LIDERES BASEIAM-SE NAS CONCEPÇÕES QUE OS LÍDERES TEM A RESPEITO DA FONTE DO SEU PODER E DA NATUREZA HUMANA. QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES DE LIDERES?

R- O objetivo é usar o líder para conseguir de forma cooperativa que os liderados (trabalhadores) desenvolvam suas tarefas de produção e, ao mesmo tempo, oportunizem o desenvolvimento pessoal. Os conflitos dessas duas teorias deram origem à caracterização de dois estilos de liderança o:

*Autocrático: orientado para a produção, na Teoria da Administração Científica, onde o líder (o administrador) diz para seus liderados (os trabalhadores) o que devem fazer e como fazê-lo.

*Democrático: preocupado com as relações interpessoais, na Teoria das Relações Humanas. Aqui o líder (o admi- nistrador) compartilha suas responsabilidades de lide- rança, envolvendo os liderados (trabalhadores) no pla- nejamento e na execução das tarefas.

9. QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRUPO E EQUIPE?

R- Grupo é um conjunto de pessoas que compartilham crenças e valores.

A equipe é um grupo com funcionamento qualificado.

10. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PARA DEFINIR UM GRUPO SÃO:

R- São seis as principais características dos grupos, segundo Shaw (apud BARÓ, 1999, p. 194):

* as pessoas se percebem como membros;

*os membros do grupo têm necessidades e motivações compatíveis;

*têm objetivos comuns;

*as relações entre as pessoas são organizadas;

* as pessoas são interdependentes; e

* interagem entre si.

...

Baixar como  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »