TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

Levando em consideração as teorias sobre motivação, responda: o dinheiro motiva? Até que ponto? Porque as organizações têm, cada vez mais, adotado outras formas de recompensa que não sejam apenas financeiras? Baseado nas aulas, na apostila e em suas experiências pessoais, elabore um pequeno texto em resposta a essas questões.

Não se pode negar que o dinheiro motiva, seria ignorância dizer que não, num mundo extremamente capitalista que vivemos. Levando em outras considerações a moeda de troco entre trabalho e salário é a medida pela qual o trabalhador se sustenta sustenta sua família, come, sente segurança e satisfaz suas necessidades fisiológicas.

Em outra vertente podemos pegar ditados populares como: dinheiro nunca é demais. Isto porque, generalizando, o ser humano é ganancioso, egoísta e insaciável por natureza. Uma forma de se explicar isso é crescente consumismo nos dias de hoje. Uma pessoa que ganhava 2 mil reais e consegue outro trabalho para ganhar 5 mil, por exemplo; terá uma grande motivação pessoal no salário nos 6 primeiros meses. Isso ocorre porque o mundo capitalista na maioria das vezes faz com que as pessoas na maioria das vezes gastem tudo o que têm ou mais do que têm.

Outras formas de recompensas vêm sendo adotadas pelas empresas. Porque a motivação muitas vezes pode estar interligada em satisfação pessoal em ser bem visto pelo outros colegas, em aceitar desafios e metas, cada veze mais difíceis de serem cumpridas. Pode estar também em satisfação pessoal de se poder fazer um curso de idiomas, uma faculdade ou pós-graduação e a empresa ajudar a viabilizar isso. Está interligado também na segurança ao se ter um plano de saúde, um seguro de vida, uma previdência privada.

Por isso os desafios da área de Recursos Humanos para atrair e reter talentos são cada vez mais complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com