TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO 6 SEMESTRE

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho Interdisciplinar Individual visa descrever, uma abordagem sobre a importância da ferramenta Fluxo de Caixa nas tomadas de decisões, sendo que muitas vezes as empresa de pequeno porte não atribui a devida importância dessa ferramenta na área administrativa como: contas a pagar e contas a receber. Assim como a importância da projeção do relatório do fluxo de caixa para a empresa ALFA e BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS S/A. Demonstrando a atual situação do setor eletroeletrônico no Brasil, realizando o levantamento de dados a respeito da atividade produtiva do setor.

DESENVOLVIMENTO

Com o avanço tecnológico e com as oscilações da economia, as empresas em todos os segmentos passam por um momento de dificuldades e incertezas, e a estabilidade financeira depende de um alto grau, de uma boa gestão financeira. Nem mais nem menos importante que outras demonstrações financeiras o Demonstrativo de Fluxo de Caixa torna-se imprescindível nos dias atuais, sendo uma importante ferramenta no planejamento financeiro para tomada de decisões, o fluxo de caixa disponibiliza saldos financeiros, a evolução das entradas e saídas, histórico de saldos, tendência positivas e negativas, a sazonalidade e o impacto desta no saldo das contas da empresa. O mesmo pode ser aplicado em períodos distintos dependendo do que se deseja analisar.

Para uma empresa que deseja informações claras do que se passa no seu sistema financeiro, esta ferramenta aliada à outra se torna imprescindível para a sobrevivência, alavancagem e perpetuidade do negocio. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

Segundo Marion (2008, página 115) "sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeiramente. Sem orçamento (planejamento financeiro) é impossível ter uma administração Sadia.”.

O fluxo de caixa pode ser feito no formato de planilha (um modelo para fazer o fluxo de caixa), sendo que muitas planilhas se encontram disponível online. Muitas empresas efetuam esse controle financeiro com a ajuda de alguns programas informáticos como a Microsoft Office Excel.

Abrir as páginas dos jornais e sites de notícia de economia está um pouco desesperador nos últimos meses em nosso país. Alta dos juros, quase nenhuma previsão de crescimento – são dados que levam empreendedores a pensar duas vezes antes de realizar qualquer tipo de investimento. As condições atuais da economia para empresas do setor eletroeletrônico, não tem se mostrado muito favorável. As crises econômicas têm prejudicado frequentemente as vendas do segmento. Os indicadores do setor mostram redução de atividade durante o 1º semestre de 2015, em relação ao período de 2014. Essa situação vem se agravando cada vez mais conforme dados da Abinee, com base em informações do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho -, apontam que, no acumulado deste ano, até o mês de agosto/2015, as indústrias elétricas e eletrônicas fecharam 25.120 vagas. As demissões atingiram principalmente empresas fabricantes de aparelhos de utilidade doméstica, eletroeletrônicos e equipamentos elétricos para infraestrutura.

Dados do IBGE agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica demonstram que o setor eletroeletrônico ano após ano, vem amargando constantes quedas e retrações na produção, dados pontam que a produção física do setor eletroeletrônico recuou 16,7% nos seis primeiros meses de 2015 e na comparação de junho de 2015 com o mesmo mês de 2014, a produção física do setor eletroeletrônico foi 10,1% menor. O resultado é fruto da queda de 16,9% dos produtos eletrônicos e 4,3% dos produtos elétricos.

Além de crises consecutivas, continentais e até globais, outro fator é a falta de mão de obra qualificada, a migração de funcionários para empresas de grande porte. As políticas econômicas do Brasil não de mostram convincentes, devido a aumento de tributos, alta dos juros, corrupção, ameaças de impeachment, o chamado custo Brasil, ainda, o rebaixamento da nota do grau de investimento do país assombram os investidores, deste modo com o atual cenário de indefinições, a indústria não encontra qualquer indicativo de que rumo tomar e como atuar gerando incertezas e não conseguindo planejar seus investimentos.

Pesquisas apontam que 40% das empresas pesquisadas, esperam quedas nas vendas, 29% esperam que se mantenha nos níveis atuais e outras muito otimistas, 31% apostam em melhoras das vendas.

O cenário só não é pior devido algumas medidas adotadas pelo governo, no qual melhoraram a competitividade da indústria como: a desoneração da folha de pagamento que reintegra 3%, que reduziu o preço da exportação dos produtos fabricados no Brasil, ainda, a politica de investimentos do BNDS, que disponibilizou recursos com taxas de juros competitivas internacionalmente.

Fabricantes de eletrônicos e de vinho cobram mudanças na MP que eleva tributos, os fabricantes dos produtos afetados avaliaram que a arrecadação do governo com a medida será baixa e que o impacto negativo será "desastroso" na produção, na geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com