TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  29/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente a pratica da ludicidade é uma estratégia facilitadora do ensino  vem conquistando espaços em diferentes segmentos de estudos educativos, apresentando-se, também como uma necessidade para o contexto social. A ludicidade  pode ser utilizada para educandos construírem ou ampliarem seus conhecimentos, minimizando suas dificuldades no processo educacional, ressaltamos  que ficou visível entender que o jogo, o brinquedo e a brincadeira interfere no aprendizado da criança e por isso é importante inserir nos processos educacionais.

A brincadeira existe  desde sempre na vida da criança, através dela a criança pode expressar aprendizagem observando tudo a sua volta apropriando –se de conhecimentos, favorecendo o processo de aquisição de autonomia, auxiliando no seu desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social, pois, é através das atividades lúdicas, que há o surgimento de relações lógicas, a formação de conceitos, o desenvolvimento da expressão oral e corporal, reforçando a cada brincadeira as habilidades sociais, integrando a criança na sociedade, criando laços afetivos e começando a descobrir o mundo.

“Experimentando, vendo, manipulando as coisas, a criança descobre a possibilidade de dar a forma ao mundo de acordo com suas impressões, passando não só a evocar e registrar fatos na memória, mas a recriá-los” (ALMEIDA, 2000).

O brincar é fundamental na construção de uma infância digna, é uma fonte de aprendizado e troca de saberes e ainda uma forma de expressão cultural criando vínculos sociais e de comunicação entre as crianças.

Considerando a importante ferramenta pedagógica que é a Ludicidade, o professor deve tornar diária esta metodologia, pelos benefícios de aprendizagem e motivacionais que levam a criança a aprender brincando. Enxergar a Ludicidade como uma forma de ampliar a criatividade, os conhecimentos, utilizando-se das linguagens como a música, a dança, as brincadeiras, para melhor mediar sua aprendizagem.

Para que a criança obtenha todo este conhecimento é preciso não esquecer o objetivo da escola: transmitir o conhecimento. A escolha de um bom brinquedo se torna primordial, uma vez que ele deve estimular a atividade mental e física da criança, e não apenas servir de entretenimento no seu ambiente de atuação, é necessário manter um equilíbrio na relação trabalho escolar e jogo, ambos devem ser trabalhados de forma clara. Ao professor também é designada a função de estar sempre em busca de meios que facilitem a assimilação do conteúdo por parte dos alunos, se interessar, ir em busca de conhecimentos, elaborar, planejar e estabelecer metodologias, com muita responsabilidade e seriedade e ter condições suficientes de se educar de forma lúdica contribuindo assim com o processo ensino-aprendizagem, agregando o brincar ao aprender. Por isso é importante a escola ter um projeto pedagógico que considere e agrupe o lúdico como ferramenta em suas atividades, proporcionando apoio, suporte e condições para o desenvolvimento do aluno e oferecendo condições ao educador para a elaboração e realização de seu trabalho em sala de aula. 

A brincadeira é algo construído, podendo surgir a partir de qualquer estímulo. Ao propor um jogo competitivo, a presença da desafeição fará parte da competitividade que o jogo conduz, mas há a necessidade do preparo do professor, da consciência que ele terá que aguçar sobre a importância da ferramenta lúdica nesse processo educativo,  inicialmente, vai desde a seleção da atividade visando objetivos a serem almejados tais como: a cognição, a socialização e a afetividade.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, educar é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com