TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO EM GRUPO

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.194 Palavras (17 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O texto a seguir mostrará a importância das matérias que compõem o semestre do curso de administração no cotidiano das pessoas, tanto pessoal, por suas ferramentas servirem para solução de problemas do dia-a-dia, tanto para o profissional, por ser muito utilizado pelas empresas e demais instituições, assim sendo o seu conhecimento torna-se indispensável. O aprofundamento nos estudos da matemática financeira, que com suas ferramentas, serão muito utilizados, em financiamentos através dos sistemas de juros e de capitalização. O texto abordara também questões referentes á contabilidade e ao direito tributário. Mostrando um pouco a carga tributária do Brasil e o planejamento tributário, que pode ser um diferencial empresarial, por ser uma ferramenta que possibilita o administrador escolher o melhor modelo de tributação a ser seguido pela sua empresa, gerando mais lucros por economizar com o pagamento de impostos desnecessários. Com relação a contabilidade serão abordados temas relacionados a sua utilização dentro das empresas para transformar e gerenciar os dados contábeis da organização e como ela como um sistema de informação, auxilia os gestores no processo decisório.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, para que as empresas possam atingir seus objetivos, é necessário que elas possuam profissionais competentes e atualizados em todas as suas áreas, para se tornarem mais competitivas no mercado, que exige cada ves mais tomadas de decisões mais precisas e rápidas para suprir as necessidades do mercado que se modifica constantemente. Essa harmonia entre as áreas só pode ser obtida através de um processo de gestão eficas, que faça com que os gestores tomem as decisões corretas para que a organização possa atingir seus objetivos. Com relação a importância que cada área possui dentro do contexto organizacional, pode-se citar as principais de cada uma, por exemplo: A área de pessoal que atua no ambiente organizacional visando a valorização dos profissionais e do ser humano, privilegiando o desenvolvimento pessoal e a criatividade e de grande importância estratégica, através da melhor forma de gerir o capital humano, procurando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos. Num ambiente competitivo onde as mudanças são mais rápidas, velozes, imprevistas, turbulentas e inesperadas e vêm alterando a forma de gerir os negócios as grandes mudanças e transformações ocorridas, tanto nas relações de trabalho, como no processo tecnológico, fasendo com que os gestores busquem estratégias inovadoras, através de novas técnicas e tecnologias de gestão que coloquem as empresas numa posição de destaque nos seus segmentos de mercado e garantam a sua competitividade e sustentabilidade. Garantindo que todas as pessoas envolvidas e ligadas diretamente à organização abracem a causa e se comprometam com o alcance dos seus objetivos.

Dentro da área financeira pode-se citar a sua importância em uma empresa, fornecendo ferramentas que auxiliaram na análise das finanças e no conhecimento de sua real situação financeira, servindo como um instrumento de apoio á tomada de decisões, examinando de forma ampla as etapas do processo financeiro, seu papel e suas áreas de atuação dentro da empresa. Garantindo um controle interno para fazer um planejamento adequado, controlando de forma eficiente os recursos financeiros, garantindo a estabilidade das operações da organização e a sua rentabilidade, através de registros contábeis e econômico-financeiro para obter dados que são descritos em relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira e assim poder tomar a melhor decisão, bem como faser a melhor distribuição dos recursos da empresa garantindo uma estabilidade no processo de obtenção de recursos financeiros possibilitando á empresa atingir seus objetivos, redusindo as despesas financeiras, fazendo com que os custos financeiros não absorvam os valores de sua receita operacional. Melhorando os resultados e aumentando o valor do seu patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

O controle patrimonial também tem grande importância para alcançar os resultados esperados pela organização, por servir como ferramenta de identificação dos bens que a empresa possui, conseguindo saber o real tamanho do seu patrimônio, que não são somente seus veículos, prédios e instalações, mas também as matérias primas, os produtos que estão no estoque e até mesmo patentes, a propriedade intelectual e descobertas tecnológicas da empresa. Ao implantar o processo de controle patrimonial em uma organização serão identificados e catalogados todos os bens disponíveis para que possa verificar o preço atual de cada um deles, conhecendo o preço de cada um dos bens disponíveis e somando os seus valores, pode-se ter uma ideia exata do seu valor de mercado. São grandes as vantagens da Implantação do Controle Patrimonial, por exemplo, quando feito de forma correta produz estatísticas e balanços muito mais precisos, com dados mais precisos e melhores tomadas de decisões. Quando ocorre a venda ou fusão de uma empresa, evita-se prejuízos por saber exatamente o seu valor, evitando que a mesma seja vendida por um menor valor. No caso de pagamento de impostos, com o controle do patrimônio é possível calcular o preço exatos dos tributos, evitando a sonegação fiscal, evitando também o pagamento de mais impostos, além de que quando todos os bens da empresa estão catalogados e identificados, evita-se desvio de recursos e roubo de bens.

Após compreender a necessidade de uma organização ter uma atuação harmoniosa entre as áreas é hora de aprofundar os conhecimentos na pratica, por meio de uma análise técnica do balanço patrimonial da empresa PARA RAIOS LTDA.

RESUMO DO BALANÇO PATRIMONIAL LEVANTADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 20xx.

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE CIRCULANTE

DISPONÍVEL FORNECEDORES 150.000,00

CAIXA e BANCOS 100.000,00

NÃO CIRCULANTE PATRIMÔNIO LÍQUIDO

IMOBILIZAÇÕES CAPITAL SOCIAL 450.000,00

MAQ. E EQUIP. 550.000,00 RESULTADO CORRENTE 50.000,00

TOTAL 650.000,00 TOTAL 650.000,00

ITEM 7

Ao estudar mais a fundo a contabilidade aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com