TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO UNOPAR

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

1 Gestão de Projetos...................................................................................................4

3 Administração de Produção e Logística....................................................................5

3.1 Empreededorismo e Plano de Negócio.................................................................7

3.2 CONCLUSÃO........................................................................................................9

5 REFERENCIAS.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Inicialmente, neste trabalho, apresenta-se uma visão geral do sistema de manufatura na indústria de alimentos, mostrando as principais dificuldades presentes no setor quanto á inovação de seus processos a as restrições no processo e as restrições no processamento de um produto alimentício.

1. GESTÃO DE PROJETOS

A principal razão para as empresas desenvolverem novos produtos deve-se, principalmente, ao fato que os novos produtos abrem caminhos para as empresas manterem-se lucrativas e sobreviverem no mundo globalizado e competitivo (FULLER,1994). Uns dos métodos comuns e utilizados para isso é o uso da Guia PMBoK que possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas dá boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Além disso, o PMBoK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Nessa concepção o PMBoK define algumas áreas de gestão de competência, a quais sejam:

Riscos: É um processo sistemático usado para identificar, analisar e responder aos riscos do projeto cujo objetivo é maximizar a probabilidade dos eventos positivos e se possível neutralizar os eventos negativos ou minimizar suas conseqüências para o objetivo do projeto. O risco dentro de um projeto é uma condição incerta de ocorrer, e se ocorrer terá sempre um impacto positivo ou negativo sobre pelo menos um dos objetivos do projeto, como: o tempo, o custo, o escopo ou a qualidade. O risco poderá ter uma ou mais causas e um ou mais impactos. Por exemplo, uma causa pode ser: a falta de pessoal suficiente para trabalhar dentro de uma área de conhecimento do projeto, o evento do risco pode ser a contratação inadequada de pessoal, podendo comprometer o cronograma, a qualidade e o custo do projeto. Os riscos também podem abranger os aspectos organizacionais como práticas deficientes de gerenciamento de impacto. Por exemplo, a falta de sistemas de gerenciamento integrados, vários projetos simultâneos, dependência externa fora do controle do gerente do projeto, etc. (VARGAS, 2009)

Escopo: Parte do projeto que inclui todo o trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso. Diretamente envolvido com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto, esses processos interagem entre si com as outras áreas de conhecimento, e envolvem o esforço de uma ou mais pessoas dependendo das necessidades do projeto. Os processos são: coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), verificar o escopo e controlar o escopo;verificar o escopo; e, controlar o escopo.

Fornecedores: Parte do projeto que inclui todo o trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso. Diretamente envolvido com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto, esses processos interagem entre si com as outras áreas de conhecimento, e envolvem o esforço de uma ou mais pessoas dependendo das necessidades do projeto. Os processos são: coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), verificar o escopo e controlar o escopo; Partes Interessadas: Esta nova área de competência foi criada em função da importância sempre crescente das Partes Interessadas. Alguns processos são procedentes de áreas de conhecimento distintas, na quarta edição do guia PMBOK, o processo Identificar partes Interessadas, vindo da área de comunicação, e Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas, também originário da comunicação, receberam o nome de Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas. Foram introduzidos dois novos processos, Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas e Controlar o Gerenciamento das Partes Interessadas.

2. ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Assim, é importante definir que a gestão por competência surge como uma resposta aos novos desafios da era do conhecimento e da globalização. Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização ao mesmo tempo em que desenvolve e mantém sua vantagem competitiva diante da concorrência.

Portanto, nessa visão integradora e estratégica passa a ser entendida como a somatória de bens individuais intangíveis como conhecimento, atitudes, habilidades e experiências que se traduzem num determinado comportamento frente á dado contexto organizacional e que resulta em realizações que beneficiem indivíduos e empresas, agregando valor econômico e social.

A nova economia globalizada, com base na inovação e no conhecimento, exige das organizações contemporâneas pessoas talentosas, comprometidas, inovadoras e empreendedoras. Com os avanços tecnológicos e as rápidas mudanças do mercado as pessoas se tornam o maior bem das organizações. Os modelos estáticos de gestão já não mais respondem as demandas atuais.

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack ( 1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A função da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com