TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

SÃO CARLOS

2012

1.0 INTRODUÇÃO

Estrutura organizacional pode ser definida como a forma como as empresas se articulam para desenvolverem suas atividades, de maneira mutável e adaptável, ajustando estratégias e considerando e valorizando o capital humano.

Nesse interim, o presente trabalho vai discorrer sobre a estrutura organizacional de uma empresa no segmento de identificação por radiofrequência, da cidade de São Carlos.

2.0 CONCEITOS

Organização pode ser definida como um agente coletivo que é planejado de forma deliberada para realizar um determinado objetivo, ou seja, é uma associação com objetivos definidos. Primordialmente, havia apenas a preocupação com a estrutura da empresa e só na terceira década deste século percebeu-se a importância das relações humanas, propondo-se a visão sistêmica da organização, como um organismo vivo, capaz de se desenvolver e se adaptar à realidade hodierna.

Deste modo, existem diferentes níveis dentro de uma organização, sendo eles:

 Nível Estratégico;

 Nível Gerencial;

 Nível Operacional

O Nível Operacional dá suporte aos gerentes organizacionais no acompanhamento de atividades e transações elementares da organização, tem a tarefa de produzir e levar os produtos e serviços até os canais de distribuição, para que cheguem ao mercado.

O Nível Gerencial é projetado para monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas, ou seja, trata do planejamento e alocação de recursos, tais como orçamentos e pessoal.

Já o Nível Estratégico serve para apoiar as atividades de planejamento, tendo a função de conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente, de definir as intenções estratégicas e a missão corporativa, com base no uso de produtos e serviços e nos benefícios para o publico alvo.

Os diferentes níveis de uma empresa, estruturados geralmente em departamentos ou subunidades, precisam se integrar e interagir de modo a atender o mercado definido com base em benefícios ao cliente. Nesse interim, como um dos componentes mais importantes da organização é o capital humano, há a necessidade de tornar o ambiente mais agradável, motivado e satisfatório aos colaboradores.

Para tanto a empresa precisa se armar de politicas internas e culturas corporativas que proporcionam esse ambiente.

A politica interna de uma empresa abrange seus valores e cultura, estabelece as metas da empresa e tem a função de parametrizar uniformidade de comportamento, continuidade das decisões, sistemas de comunicação, facilitar a tomada de decisão e proteger de pressões imediatas.

Já a cultura corporativa é formada por valores éticos e morais, princípios, crenças e as politicas internas e externas que os colaboradores da organização devem seguir para guiar seu trabalho. Ou seja, é um conjunto de normas e procedimentos que regem a conduta do funcionário.

A missão de uma empresa pode ser definida como um compromisso, um propósito que motiva sua ação, que forma a sua identidade. É a partir desta missão que a empresa define sua participação social, isto é, o compromisso social com a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e do entorno.

3.0 ESTUDO DE CASO

A empresa deste estudo está há mais de 18 anos no mercado, produzindo artigos de identificação por radiofrequência, como, por exemplo, chip de identificação para animais. Investe principalmente em minimização de custos por automação de processo e desenvolvimento tecnológico.

Tem como missão “Desenvolver no Brasil equipamentos eletrônicos inovadores e de alta tecnologia, atendendo o agronegócio com produtos robustos e de boa performance que proporcionem soluções completas”, como politica interna "Nosso compromisso é a satisfação dos nossos clientes, através da prática dos nossos valores, da inovação, do aprimoramento de tecnologias e da busca pela melhoria contínua dos nossos produtos e processos" e como filosofia e valores _ “Além dos valores universais – integridade, respeito, qualidade e excelência – os quais acreditamos serem essenciais para qualquer empresa, também cultivamos:

“A busca incansável pela satisfação do cliente; A busca incansável pela redução de custos, desperdícios e burocracia; A busca incansável pelo aumento da rentabilidade e otimização dos processos; A busca incansável por soluções e ações que tornem nossa visão uma realidade; A qualidade de vida e o crescimento profissional de nossa equipe. Assim teremos: nossos clientes satisfeitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com