TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

4. QUARTO DESAFIO: ESTATISTICA        6

5. CONCLUSÃO        8

9


1. PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A Empresa Rodrigues & Oliveira Mercantil LTDA é constituída através do contrato social e registro na junta comercial, sua inscrição estadual de nº00000001768115, esta em funcionamento no mercado ha 04 (quatro) anos, sendo gerenciada por 02 (dois) sócios, com estilo de gestão compartilhada, tendo como característica marcante proporcionar a completa satisfação do cliente, oferecendo produtos de excelente qualidade, que atenda às necessidades da clientela. As vendas das mercadorias são realizadas no atacado e varejo com entrega a domicilio. A empresa Rodrigues & oliveira Mercantil Ltda, é administrada pelos sócios o Gerente Geral e a Gerente administrativo que fazem a delegação de poder e possuem ótimo relacionamento com os colaboradores que desempenham suas funções no estabelecimento, são qualificados como lideres democráticos. A empresa tem no quadro de funcionários 05 (cinco) colaboradores, sendo: 01(um) Gerente de Produção, 01 (um) Contador, 01(um) operadora de caixa, 01(um) entregador/repositor e 01(um) açougueiro, onde os mesmos identificam a liderança como parceira, distribuindo e delegando as atividades de forma que todos possam entender quais suas competências dentro da empresa.

2. SEGUNDO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA

A empresa é identificada como Razão social: Rodrigues & Oliveira Mercantil Ltda, o Nome Fantasia: Comercial Globo, CNPJ: 10787966/0001-74 Constitui-se: Micro-empresa, caracterizada como optante pelo sistema de tributação Lucro Presumido, o Setor econômico: Comercio varejista de Mercadoria em geral com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns; comercio varejista de bebidas; comércio varejista de carnes – açougue; Comercio Varejista Hortifrutigranjeiros; Comercio Varejista de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); Padaria e Confeitaria com predominância de Produção Própria e de Revenda, Endereço comercial: Avenida Mamoré nº3077, Lagoinha, Porto Velho – Rondônia; Telefone (fax): (69) 3226-2697; Sócios Majoritários: Eucemir Jose Carvalho Rodrigues e Elenlaira Oliveira Chaves, Capital inicial: R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O perfil dos clientes pessoa física que freqüentam o estabelecimento é de classe baixa e média, de ambos os sexos (homens, mulheres e crianças) com grau de escolaridade do Ensino Fundamental e Médio (antigo segundo grau). A clientela tem preferência por produtos de marca conhecida, de qualidade e de 1ª linha. As formas de pagamento utilizada na empresa são à vista, cartão de credito e debito, cheque pré-datado e convênio com Sindicato dos Vigilantes, Sindicato do Comercio e Sindicato dos Agentes Penitenciários, Prazos para 35, 45 e 55 no Boleto. Os principais clientes da empresa são: Veloz Luminosos e Fachadas e Lafaet Contêiner empresas de grande porte. Os principais fornecedores é a empresa Distribuidora Coimbra Importação e Exportação Ltda, (grande Porte); Rover Distribuidora Importação e Exportação Ltda (Grande Porte); Canaã Indústria de Alimentos Ltda (grande Porte); Takigawa company Distribuidora de Alimentos Ltda (grande Porte); Brasil Norte Bebidas Ltda (grande Porte); Indústria e Comercio de Bebidas MDM Ltda (grande Porte), estes estabelecimentos utilizam as formas de pagamento à vista, cartão de credito (30, 60, 90 dias) e debito em conta, Cheques prazo 30 dias. Seus principais concorrentes na região do setor Zona Leste são as empresas denominadas: Supermercados Gonçalves e Supermercado Milão Atacado (empresas de Grande Porte), as estratégias de vendas desses concorrentes é a mídia (expõe seus produtos na televisão com promoções, folder, banner e na radio).

Ao analisar todo o ambiente de venda da empresa, como o próprio mercado, concorrentes, clientes, os melhores fornecedores, além do preço dos produtos e promoções, identificamos quem tem o poder decisivo na estratégia de vendas são os fornecedores e os consumidores, porque o primeiro, dependendo do valor da compra da empresa faz descontos excelentes para empresa obter os produtos e de contra partida os clientes consomem produtos de boa qualidade e em quantidade maior.

3. TERCEIRO DESAFIO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A empresa Rodrigues & Oliveira Mercantil Ltda, trabalha com a estratégia de divulgação da empresa e dos produtos nas regiões de abrangência da mesma. Para trabalhar a motivação dos funcionários seus lideres auxiliam com gratificação aos colaboradores que mais se destacam no trabalho, faz reuniões, elogios pelos esforços praticados e motiva os clientes fazendo promoção do mês com sorteios de vales compra no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). A empresa trabalha com a pesquisa de clima organizacional através de questionário para saber as reclamações e sugestões dos colaboradores e clientes. Foi tomado com objeto de estudo uma empresa do comércio varejista de Mercadorias em Geral do Município de Porto Velho. Sendo assim, um conceito dado para Clima Organizacional estaria relacionado com os níveis de satisfação do empregado no que se refere ao seu trabalho. Trata-se da tentativa de avaliar as percepções que uma pessoa tem a respeito de elementos ou fatores presentes em seu ambiente de trabalho que permitem o atendimento de suas necessidades. É uma tendência de percepção favorável ou desfavorável em relação ao trabalho em geral, ou então, em relação a diferentes aspectos ou variáveis que formam o clima na empresa. Os elementos teóricos abordados mostram que a pesquisa do clima organizacional deve ser feita anualmente, para que seja possível medir o nível de satisfação e motivação dos funcionários de uma empresa. Tal constatação é feita com base na pesquisa aplicada através de um questionário, no qual os funcionários responderam questões que se referem ao nível de satisfação no trabalho, eventuais conflitos, relação com os colegas e o empregador. O propósito não era o de encontrar culpados ou demitir e sim a melhoria do ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com