TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se sobressaem são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante na economia capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares.

Este desafio terá como foco principal a sucessão da gestão em uma empresa familiar, localizada na região metropolitana de São Paulo. A Indústria de Bebidas Pira, fundada em 1965 pelo senhor João Barroso, nordestino, casado e pai de dois filhos, Paulo e Iran. Dr. João chegou à cidade em 1956, e após muito trabalho adquiriu um pequeno alambique de processo artesanal de produção de bebidas, que após várias mudanças e inovações, hoje conta com 138 funcionários, com equipamentos e sistemas mais modernos no processo de produção, armazenagem e envelhecimento das bebidas.

A indústria é bem sucedida no mercado de bebidas alcoólicas, porém passa por uma crise na gestão. Após seu fundador, já sentindo o peso da idade decidir em assembléia diante dos funcionários que vai se aposentar e transferir a direção da empresa para os filhos. Diante da situação os sucessores Paulo e Iran que sempre confiaram na gestão do pai e não buscaram qualificação para gerenciar a empresa decidiram contratar uma consultoria empresarial para traçar o perfil da empresa e dos futuros gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de sabor e qualidade em todo o Brasil.

Passo 1 – A Indústria de Bebidas Pira contratou uma empresa de consultoria para traçar o perfil dos sucessores do Dr. João Barroso, para isso foi realizado uma entrevista com os futuros gestores, a fim de obter informações necessárias sobre as competências e habilidades, e as deficiências dos mesmos. Após as entrevistas foram constatadas as seguintes informações:

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

1. Possui know How no mercado de bebidas X X

2. Capacidade de trabalhar em equipe X _

3. Habilidade para transmitir conhecimentos X _

4. Buscar sempre ampliar conhecimentos X X

5. Tem autocontrole emocional X _

6. Tem visão ampla e global _ X

7. Sabe avaliar cada situação _ X

8. Possui pensamento e medidas estratégicas _ _

9. Sabe liderar e conduzir uma equipe X _

10. Tem uma comunicação eficaz X _

11. Sempre inovando e mudando o que for necessário X _

12. Possui atitude empreendedora _

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com