TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA PROJETOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.463 Palavras (18 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

DEPARTARTAMENTO DE CIÊNCIA SOCIAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA PROJETOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

CARLOS DANIEL QUERIDO LOPES

THIAGO DA COSTA WANDERLEY

ORIENTADOR: FLAVIO FELIX FERREIRA

RECIFE

2012

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA PROJETOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

MAJOR CONTRIBUITIONS OF THE MANGEMENT OF QUALITY FOR PROJECTS OF SMALL AND MEDIUM SIZED

Carlos Daniel Querido Lopes*

Thiago da Costa Wanderley**

RESUMO

A qualidade é uma das expressões mais utilizada no nosso meio, conceito que evoluiu muito, até ganhar destaque nas organizações, e se consolidar como uma ferramenta de vantagem competitiva no mercado. Graça aos trabalhos, desenvolvidos pelos gurus da qualidade, como Juran, Feigenbaun, Deming e Ishikawa. A gestão qualidade ganhou uma nova dimensão nas organizações, passando a abranger todas as áreas do processo produtivo. Houve uma mudança no enfoque da qualidade. Antes a qualidade era focada no produto, nas conformidades com suas especificações, agora, ela é focada no cliente, em atender aos requisitos do cliente e satisfazer suas necessidades.

 Palavras-chave: Qualidade, Organizações, Vantagem Competitiva, Evolução

ABSTRACT

Quality is one of the most used expressions in our environment; such concept has evolved a lot, in order to achieve prominence in organizations, as well as, to consolidate as a tool for competitive advantage. Because of the work, developed by quality gurus such as Juran, Feigenbaun, Deming and Ishikawa,  quality management has earned a new dimension in organizations, ending up to encompass all areas of the production process. There has been a change in the quality approach. Before, quality was focused on the product itself, in compliance with its specifications, now; it is focused on the client, in order to meet the customer requirements and needs.

Keywords: Quality, Organizations, Competitive Advantage, Evolution

[pic 1]

*Concluinte de Administração do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, e-mail: cdquerido@hotmail.com.  

**Concluinte de Administração do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, e-mail: thiagodcw3@yahoo.com.br.  


INTRODUÇÃO

        Entende-se que a gestão qualidade é muito importante para as organizações de hoje em dia, tendo em conta que estamos numa época em que, se as empresas não tiverem um diferencial competitivo, acabarão perdendo o lugar no mercado para seus concorrentes. Visto que a cada dia aparecem conceitos novos, os hábitos dos consumidores também mudam, as organizações têm de estar sempre reciclando os conceitos através de pesquisa de mercado e outras formas

        O objectivo desse trabalho é evidenciar as contribuições que a gestão da qualidade trouxe para as organizações de pequeno e médio porte. O trabalho mostra a evolução do conceito da qualidade, como a qualidade era percebida nos tempos mais antigos, e como ela veio evoluindo ao longo dos tempos, acompanhando as mudanças dos pensamentos. A pesquisa mostra ainda como a pratica da gestão da qualidade veio evoluindo suas estratégias. Mostrando as contribuições daqueles que muito fizeram para o melhoramento das técnicas desta gestão. Autores importantíssimos no desenvolvimento deste tipo de gestão.    

        Neste contexto também fazemos a análise dos custos da qualidade, sabendo que as organizações, têm de estar cientes dos custos que terão para a implementação desse tipo de gestão.

        Este trabalho irá mostrar a importância e as vantagens de se ter um sistema gestão da qualidade implantada numa organização de pequeno e médio porte.

PROCESSO EVOLUTIVO DA QUALIDADE E OS CONTEXTOS HISTÓRICOS

Antes de mais nada o primeiro passo é saber, o que é a qualidade. Qualidade é uma das expressões mais popularizadas na sociedade e também nas empresas. Ela pode ser vista de diversas formas, dependendo de quem julga. O empresário tem uma visão de qualidade diferente, da do operário ou da do consumidor. Para muitos a qualidade está associada a atributos inerentes a um bem, ou seja, um produto com melhor desempenho tem mais qualidade de que um produto similar, mas com menor desempenho. Já para outros a qualidade é o grau com que o produto atende satisfatoriamente às necessidades do usuário enquanto o usa.

              E ainda tem um entendimento da qualidade, que no passado já foi dominante no ambiente fabril. Em que qualidade seria avaliada pelo grau de conformidade do produto fabricado com suas especificações de projeto.

              Tendo também aqueles que associam a qualidade ao valor associado ao produto. Nesse ponto de vista, um produto de qualidade é aquele que no mercado apresenta o desempenho esperado a um preço aceitável, e internamente empresa apresenta um nível de conformidade adequado a um custo aceitável.

              Essa grande variedade de entendimentos descreve em parte a evolução do conceito de qualidade no decorrer do seculo XX. Até o inicio dos anos 50, a qualidade do produto era entendida como sinónimo de perfeição técnica. Por outras palavras, o conceito de qualidade era focada tanto no produto como na produção. Só a partir dos anos 50, graças a divulgação do trabalho de Juran, que a qualidade passou a ser caracterizada como o grau com que o produto atende satisfatoriamente ás necessidades do usuário durante o uso. Para que o produto satisfaça o cliente, é necessário que não tenha defeitos e que tenha atributos que o torne adequado ao uso pretendido e, logo cause satisfação. A qualidade deve atender aos requisitos do cliente e satisfazer a suas necessidades.

              A conceituação da qualidade como satisfação dos clientes é o entendimento que predomina nas ultimas décadas e que provavelmente representa a tendência futura. Essa definição considera adequação ao uso ao mesmo tempo em que considera conformidade com as especificações do produto.

              Estudando essa definição, percebe-se que existem vários parâmetros que conferem qualidade a um produto. Pelo fato de serem muitos e de diversos tipos esses parâmetros, para facilitar é vantajoso agrupa-los em atributos da qualidade perceptível ou observável para o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com