TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRO INTER II GESTAO FINANCEIRA

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II - FINAL)

Cotia/SP

11/2013

Rodrigo Spena de Lima RA 435067

Rosana Malvão de Brito RA 410134

Ana Paula da Silva RA427262

José Carlos Valdomiro da Silva RA415917

Claudia Vieira Alves RA 7983723546

Suelen Barrios do Espirito Santo RA 6912386715

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II - FINAL)

PROINTER - Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II, Apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP como exigência parcial para formação Tecnólogo, com habilitação em Gestão Financeira referente ao 2º semestre Tutor Presencial: Elton Liberato Camargo.

Cotia/SP

11/2013

Sumário

Apresentação Pag 03

Dados da Empresa Pag. 04

Projeto Pag.05

AFINAL, POR QUE IMPLEMENTAR SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL? Pag. 06

Benefícios da adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) Pag. 06

Conclusão Pag. 08

Bibliografia Pag. 09

Apresentação

Trabalho realizado no polo de Cotia da Universidade Anhanguera, onde o intuito é criar uma empresa fictícia, buscando aprender os conceitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a aplicabilidade do mesmo em uma empresa privada, utilizando o conteúdo adquirido neste semestre no âmbito acadêmico.

Nesse trabalho, mostraremos a importância do gerenciamento de resíduos na indústria lojista onde há legislação ambiental vigente e as boas práticas de fabricação e controle através de um conjunto de medidas, visam evitar a contaminação dos produtos, diminuir custos relacionados ao processo produtivo, minimizar a geração de resíduos, evitando assim a contaminação ambiental e a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação tanto no trabalho como no ambiente externo.

Dados da empresa

Foi utilizada como base para o projeto do SGA inicialmente o conceito de uma empresa genérica do ramo comercial, de pequeno porte, como uma pequena loja de calçados e/ou confecções da região estudada (grande São Paulo), visando adotar medidas que tornem mais eficientes à utilização dos recursos e energia, sem impactar no custo da empresa.

Projeto

Foram discutidas várias ideias que possam impactar de forma positiva no processo de uma pequena empresa comercial, dentre as quais destacamos as que julgamos mais viáveis:

a) Utilização de painéis solares - Os painéis solares vêm se tornando cada vez mais populares no Brasil, principalmente por habitarmos um país de clima tropical que possui uma grande incidência de raios solares durante o ano todo em quase toda sua extensão. A economia gerada por um painel solar alcança o valor de seu próprio preço em média 5 anos após o início de sua utilização, ao passo que sua vida útil é de em média 20 anos, ou seja, além de gerarmos uma energia mais limpa, a economia pode chegar a 3 vezes o valor do custo dos painéis a longo prazo. Os painéis podem alimentar equipamentos que necessitam de baixa tensão (como lâmpadas ou sistemas de alarme) por até 24 horas por dia, dependendo do modelo do painel solar.

b) Lâmpadas LED – As lâmpadas de LED geraram uma nova revolução no mercado de iluminação, pois possuem praticamente a mesma eficiência e vida útil das lâmpadas fluorescentes, mas podem ser até 5 vezes mais econômicas. Os LED’s vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, desde lâmpadas de eletroportáteis ou automotivas até refletores externos. São uma ótima opção para vitrines de lojas, pois são mais econômicas que as fluorescentes, e igualmente eficientes em luminescência e temperatura, gerando uma boa economia a médio prazo, devido ao seu preço que pode ser até 3 vezes maior.

c) Recilagem de resíduos – Todas as lojas possuem um grande volume de resíduos, devido a grande quantidade de caixas (principalmente de papelão) de calçados e embalagens plásticas (confecções). A ideia é que esses resíduos sejam separados, e posteriormente encaminhados a reciclagem, reduzindo significativamente o número de resíduos, e podendo até gerar receita para a empresa, dependendo do caso.

d) Infraestrutura – Pequenos detalhes na parte estrutural de um comércio também podem gerar grandes melhorias na utilização dos recursos, economia de energia e redução de custos, como torneiras e sanitários mais eficientes quanto à utilização da água nos banheiros para clientes e funcionários, telhas que permitam a passagem de luz ou claraboias podem gerar grande economia de energia evitando que as lâmpadas fiquem acesas durante o dia. Janelas ou passagens de ar que reduzam a necessidade dos equipamentos de ar condicionado, além da devida manutenção de todos os equipamentos elétricos periodicamente para garantir que os mesmos estão funcionando corretamente e com a devida eficiência.

AFINAL, POR QUE IMPLEMENTAR SISTEMAS DE GESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com