TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE GESTÃO DE ARMAZENAMENTO

Tese: PROCESSO DE GESTÃO DE ARMAZENAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Tese  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa-3

O PROCESSO DE GESTÃO DE ARMAZENAGEM

Há fatores importantes no processo de estocagem: um em função das características do material, que explora possibilidades de agrupamentos por tipo, tamanho, frequência de movimentação, ou mesmo até a estocagem por tipo de material que seja usado em um departamento específico. E o outro em função das características do espaço, e a forma com que se pretende utilizar este espaço, considerando o tamanho, características da construção (paredes, pisos etc.), localização em consonância às demais áreas de empresa que se relacionam critérios de disponibilidade (existência de filas para atendimento) etc.

A diversidade das instalações de armazenagem é resultante das exigências específicas ditadas pelos diferentes tipos e naturezas de cargas. Assim, os armazéns sofisticaram-se tecnologicamente, aumentaram a suacomplexidade e assumiram novas funções, passando definitivamente a integrar a cadeia logística.

Almoxarifados: designa-se Almoxarifado os depósitos próprios, ligados à movimentação interna de uma empresa, destinados à guarda, proteção e controle dos diferentes insumos consumidos durante o processo de transformação. Os Almoxarifados podem ser divididos em:

• Almoxarifados de matérias-primas: armazenam materiais básicos, adquiridos a terceiros e necessários ao processo de transformação. Devem estar localizados próximos aos pontos de consumo.

• Almoxarifados de componentes e sobressalentes: armazenam materiais prontos adquiridos de terceiros, a serem agregados no processo industrial, ou a serem utilizados como peças de reposição em manutenção.

• Almoxarifados de produtos em processo: armazenam produtos parcialmente acabados, em algum estágio intermediário de produção, que venham a adquirir outras características até o final da produção.

• Almoxarifados de produtos acabados (Expedição): armazenam itens já produzidos que ainda não foram vendidos. Devem estar localizados próximos à Expedição.

• Almoxarifados de ferramentas: armazenam ferramentas, a serem retiradas sob cautela ao início de um turno, para serem utilizadas pelos operários e posteriormente devolvidas ao final do turno.

As atividades envolvidas no processo de armazenagem são: recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventários, que, agindo de forma integrada, atendem às necessidades logísticas, evitando falhas e maximizando os recursos.

Fluxograma da ArmazenagemOperações Logísticas

- Fluxo em Linha - Fluxo em “U” - Fluxo em “L”

A CONTEINERIZAÇÃO DA CARGA

A conteinerização de carga consiste na alocação de materiais em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente utilizada no transporte internacional.

Os contêineres são estruturas padronizadas de formato retangular, construídas em aço, cada um deles registrado no Bureau Internationalof Containers com uma numeração exclusiva, apresentando as seguintes vantagens para o transporte:

• São intercambiáveis e facilitam as operações multimodais.

• Incrementam a produtividade.

• Minimizam o tempo de movimentação nas transferências.

• Permitem a automatização dos movimentos.

• Oferecem maior segurança contra roubos e avarias.

• Reduzem avarias e custos operacionais.

Operações com contêineres

Comumente, um contêiner passa por inúmeros movimentos, tais como:

a) Retirada de um depósito de vazios.

b) Transporte para uma área de armazenagem.

c) Recebimento e empilhamento no pátio.

d) Translado pátio-terminal.

e) Movimentação terminal-navio (ou avião) e embarque.

f) Trânsito marítimo ou aéreo.

g) Descarga no destino.

h) Empilhamento no terminal de destino.

i) Movimentos no âmbito de consignatário.

j) Retorno vazio para armazenagem.

Conforme asnecessidades específicas de cada terminal de carga, as regras poderão ser diferentes. Para fins didáticos, seguem-se as regras de empilhamento mais comumente adotadas:

1. Empilhar separadamente conforme o modal de transporte, rodoviário ou ferroviário, sendo que, para este último, as pilhas devem ficar próximas às linhas férreas.

2. Manter zonas de empilhamento separadas por destino ou por cliente, conforme as necessidades específicas.

3. Separar em pilhas diferentes os contêineres com alturas de 8’, 8’.6”, 9.0” e 9’.6”, para facilitar a visibilidade e manutenção do ritmo de trabalho dos operadores de equipamentos.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com