TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO OSKLEN

Por:   •  28/8/2019  •  Artigo  •  4.679 Palavras (19 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 19

GESTÃO ESTRATÉGICA – COMÉRCIO EXTERIOR

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO OSKLEN

SARAIVA, ANDRESSA DE QUEIROZ, andressa.s.q@hotmail.com, FATEC-ZL

DE JESUS, ISABELLE ALVARENGA isabelle.alvarenga@gmail.com, FATEC-ZL

BAPTISTA, JOSÉ ABEL DE ANDRADE, abel_baptista@yahoo.com.br, FATEC-ZL

RESUMO

Neste estudo será apresentado o processo de internacionalização da OSKLEN, com o intuito de descobrir o método utilizado pela empresa pode ser seguido como referência para outras marcas de moda brasileira. Como referencial teórico e parte da fundamentação desta investigação, apresentaremos duas teorias sobre a internacionalização, uma econômica e a outra comportamental: sendo a primeira, a teoria da internalização e a segunda baseada no estudo da escola de Uppsala, que é a que mais se aproxima do caminho escolhido pela marca. Além disso, serão expostas as razões pelas quais as empresas desejam se internacionalizar e modos de entrada no mercado externo, retratando os níveis de comprometimento e investimento necessários da companhia. Também será relatada uma breve história sobre a indústria da moda brasileira, sua identidade e capacidade produtiva de conquistar o mercado internacional. Por fim, mostram-se as conclusões, a relevância dos resultados apresentados e se houve a resolução do problema proposto.

Palavras-chaves: OSKLEN; Internacionalização; Moda; Processo.

ABSTRACT

In this study, it will be presented the OSKLEN internationalization process, with the intention of exploring if the method used by the company can be used as a reference for other Brazilian fashion brands. As a theoretical framework and part of the groundwork, in this investigation we will present two theories about internationalization, one economic and the other behavioral: the first the internalization theory and the second based on the study of the school of Uppsala, which is the theory that most closely approximates the path chosen by the company. Furthermore, it will be exposed the reasons why companies want to internationalize and the ways to enter the modes foreign market, picturing the levels of company’s necessity of commitment and investment. Also it will be shown a little about Brazilian fashion industry history, their identity and capacity to conquer foreign markets. And at the end of the study, the paper shows the conclusions, the relevancy of the results presented and if there is a solution to the proposed problem.

Keywords: OSKLEN; Internationalization; Fashion; Process.

1. INTRODUÇÃO

A internacionalização de empresas brasileiras está se tornando cada vez mais frequente no cenário internacional. Há diversas razões que levam as empresas a buscarem novos mercados como, obter posições estratégicas, diversificar riscos e conquistar novos mercados. Diferentes métodos podem ser utilizados para internacionalizar uma empresa e a escolha deste é de suma importância, pois influenciará diretamente no sucesso ou fracasso do processo de expansão internacional.

A relevância do estudo encontra-se no fato de que existe inexperiência no setor de internacionalização de empresas brasileiras, logo se torna necessário uma pesquisa sobre os métodos disponíveis de expansão internacional, dessa forma as companhias brasileiras obtenham o conhecimento necessário e assim possam escolher o melhor método para internacionalizar-se e conquistar o mercado internacional.

O mercado interno brasileiro não é suficiente para suprir a necessidade de crescimento que o setor têxtil e de moda necessita, considerando que apenas 2,5% da produção é destinado à exportação, dessa maneira há a necessidade de encontrar outras formas de ingressar no cenário internacional. As empresas de moda brasileira têm identificado grande potencial no mercado externo e apesar da grande concorrência hoje há marcas brasileiras que conquistaram seu espaço no mundo na moda.

Será apresentado nesta pesquisa o processo de internacionalização da OSKLEN, que aplica em sua expansão internacional a teoria comportamental, referenciada no estudo da escola de Uppsala, que apresenta a internacionalização como um processo incremental. Neste estudo buscou-se analisar se o método utilizado pela marca pode ser seguido como modelo para as empresas do setor têxtil brasileiro.

Objetivo

O objetivo desse estudo é analisar o processo de internacionalização da OSKLEN, estudando as razões, o meio escolhido e se empresa obteve sucesso, a fim de identificar a possibilidade de utilizar o método como referencial para outras marcas brasileiras.

Problematização

O processo de internacionalização da OSKLEN é um modelo a ser seguido por outras empresas brasileiras?

Metodologia

O presente artigo utiliza como método de pesquisa o estudo de caso. A pesquisa tem como procedimento inicial a identificação de um problema, finalizando com a resposta deste. Para o desenvolvimento do trabalho será utilizado o levantamento e análise de material bibliográfico.

Inicialmente, buscando fundamentar a pesquisa, desenvolveu-se o referencial teórico sobre internacionalização, em seguida foi elaborado um estudo sobre a moda brasileira e a indústria têxtil, e por fim apresentou-se a pesquisa sobre a empresa OSKLEN, desde sua formação até a sua internacionalização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Razões de internacionalizar

A internacionalização refere-se ao processo de expansão das empresas integrando-as às atividades econômicas internacionais.

As empresas buscam a expansão internacional por diversas razões, de acordo com (Knigh, Riesenberger, & Cavusgil, 2009), os motivos para a internacionalização podem ser: estratégicos ou proativos; aproveitar novas oportunidades no mercado estrangeiro ou adquirir conhecimento e; outros reativos, necessidade de atender uma demanda internacional.

Segundo (Mariotto, 2007) é muito mais simples para uma empresa atuar em mercado nacional, pois na internacionalização enfrenta logo de inicio desvantagens perante os concorrentes desse mercado, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com