TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DECISORIO

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3
  1. – DEFINIÇÃO DE PROBLEMA

É uma situação que ocorre quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado das coisas. Tipos: desvio em relação ao passado; desvio em relação ao plano; pessoas trazendo problemas para o administrador e desempenho dos concorrentes.

  1. – DEFINIÇÃO DE OPORTUNIDADE

Nem sempre é claro se situação é problema ou oportunidades. È oportunidade quando os resultados são superiores ao planejado e se torna um problema quando tem planejamento.

  1. – PATAMAR COGNTIVO PARA O RECONHECIMENTO DOS PROBLEMAS

Algumas perguntas que os administradores devem fazer para definir uma situação de problemas e após a definição correta dos problemas: tamanho da lacuna? Afeta atingimento dos objetivos? Grau de dificuldade?  É rápido resolve-lo? Posso resolvê-lo sozinho? Existem diretrizes a seguir? O que aconteceria se você nada fizesse? É peculiar?

2.1 – INTRODUÇÃO

Decisão é um curso de ação escolhido por aquele que decide, que optou por determinado caminho por julgá-lo o mais eficaz à sua disposição para alcançar objetivos, ou seja, a melhor maneira de resolver um problema em aberto.Um teste para medir o acerto de uma decisão é reexaminá-la tempo depois e procurar saber se ela ainda é melhor para o caso.

O processo decisório não se restringe à tomada de uma decisão, mas envolve todos os aspectos que antecedem e sucedem as decisões.

2.2 – ASPECTOS CONCEITUAIS DA DECISÃO

Existe mais de uma alternativa para uma ação, surgindo à necessidade de optar. Toda decisão é uma opção entre as alternativas e tem consequências e envolve riscos, mas uma vez processadas, a escolha não volta.

2.4 – CONSEQUENCIAS DE SE TOMAR UMA DECISÃO

Devem-se tomar decisões cuidadosas e nunca precipitadas. Não aja e nem reaja sem antes pensar nas consequências, evite em todas as situações os retrabalhos e os desgastes.

2.5 – TOMADA DE DECISAO INTUITIVA E TOMADA DE DECISÃO LÓGICA

Tomar decisões com segurança é uma mistura de lógica e intuição, ou seja,

Intuitiva (pessoal, emocional) e lógica (racional).

2.6 – COMO VOCÊ TOMA SUAS GRANDES DECISOES

Tomar decisão diz muito a respeito de cada um. Nossos valores e prioridades são colocados a vista em cada decisão. Procuro no meu caso, listar vantagens e desvantagens de cada opção.

2.6- ARMADILHAS DE DECISÃO

Existem 10 armadilhas de decisão: precipitar-se; cegueira estrutural; falta de controle da estrutura, excesso de confiança em seu julgamento; atalhos míopes, improvisação (ao invés de processo formal), fracasso em grupo; enganar-se a si mesmo a respeito do Feedback; falta de acompanhamento; deixar de auditar seu processo de decisão.

2.7 – TIPOS DE DECISÃO

Qualquer escolha que se faça numa organização implica numa tomada de decisão. Existem dois tipos básicos de decisão: as programadas e as não-programadas.

2.7.1 – DECISOES PROGRAMADAS

São repetitivas e rotineiras, fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos.

2.7.2 – DECISOES NÃO-PROGRAMADAS

São novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas a medida que os problemas – não rotineiros, incomuns ou excepcionais aparecem. Requer mais atividades de pesquisa para encontrar a solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com