TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de administração

nome

PRODUÇÃO TEXTUAL

CONTEXTO EMPRESARIAL

[pic 3]

Almenara

2013

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Micro e Macroeconomia, Teorias de Administração II, Comportamento Organizacional, Metodologia Científica e Estatística.

Almenara

2013

CONTEXTO EMPRESARIAL

A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", abreviada de todas as informações da empresa, que podem ser relacionados a visões parciais compreendendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização.

Todo empresário e o seu empregado gerencial precisam ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão tem distintas ênfases e graus de abstração. No entanto, a visão do todo é indispensável para que eles exerçam o seu papel. Algumas empresas têm pessoas com essa visão, e geralmente elas se sobressaem de suas concorrentes. Porém uma boa parte dos dirigentes alcançou seu posto vindo de uma área específica, tendo assim uma visão distorcida do todo. É normal encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros crendo que a solução está apenas na estrutura organizacional, outros que acham suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação da empresa, etc.

Com uma visão holística é mais garantido tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta determinação sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, podem-se debater problemas exclusivos sem se submergir a abrangência, nivelando-se o conhecimento dentre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. 

A tecnologia é um dos instrumentos que mais transforma o ambiente organizacional. Isso torna indispensável uma visão do impacto causado por ela no que tange às funcionalidades empresariais.

"A tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial." (Chiavenato, 2011, p. 387) Com a Revolução, o ritmo de inovação tecnológica antecipou-se impressionantemente.

O desenvolvimento tecnológico sempre endireitou a base que impulsionou o progresso das organizações, permitindo a consolidação da globalização. "As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa." (Chiavenato, 2000, p. 96) Toda empresa depende da tecnologia para trabalhar e alcançar seus objetivos.

O mundo empresarial está passando por um período de muitas mudanças, em todos os níveis organizacionais. Esse processo sucede por causa do sucessivo avanço tecnológico que força as organizações a estarem em evolução frequentemente e mantendo-se como agentes mercadológicos competitivos, produzindo bens e serviços tecnologicamente mais velozes, eficientes e satisfatórios a seus clientes.

No núcleo de cada organização, há a tarefa realizada por ela e a tecnologia que conduz o fluxo de trabalho, a maquinaria, os processos e métodos usados para desenvolvê-la. Logo, "a compreensão dos efeitos da tecnologia e suas implicações organizacionais constituem um aspecto crítico para a adequação da administração empresarial." (Chiavenato, 2000, p. 99) Uma vez que tem uma relação entre o que a tecnologia exige acerca das características dos recursos humanos e as modificações feitas pelas pessoas sobre a tecnologia utilizada.

Segundo Chiavenato, (2000) “a tecnologia vai além da cibernética, da informação e da informática. Existem diferentes tecnologias para distintas realidades. A tecnologia pode estar de acordo com o arranjo físico na empresa, sendo baseada na interdependência das tarefas, na ligação de clientes, ou na focalização de uma ampla gama de habilidades da empresa sobre um único cliente.”

Ela também pode estar de acordo com o produto ou resultado, dependendo da sua flexibilidade às demandas dos produtos ou serviços, ou não. Existe também a tecnologia relacionada com o tipo de operação e a maneira de produzir. Isto é, produção por unidades, em grandes números ou dentro de um processo contínuo com poucos operários monitorando um processo automatizado.

A tecnologia seguida por uma empresa gera forte impacto aos controles administrativos e desempenha influência na importância concedida às suas várias funções. Ela precisa ser conduzida por meio de decisões racionais para produzir eficiência.

Na execução de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos derivados de duas origens ou fontes:

1 - recursos próprios;

2 - recursos de terceiros.

A constituição de uma sociedade se produz por meio de recursos providos pelos sócios para a instauração do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios. Igualmente, são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos.

Os resultados bons aperfeiçoados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não satisfazem a obrigações. Portanto, são recursos próprios os decorrentes de receitas, lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transações com terceiros, tais como os rendimentos auferidos com aplicações financeiras, aluguéis de imóveis próprios, lucro na venda de mercadorias e serviços.

Parte dos lucros apurados pela pessoa jurídica é disseminada aos seus acionistas ou sócios, sendo o valor restante retido, na forma de reservas e lucros acumulados, para reinvestimento na empresa. A parcela não distribuída dos lucros permanece no patrimônio, como parte do capital próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com