TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 PESQUISA DE MERCADO        

2.2 NEGOCIAÇÃO...................................................................................................... 4

2.3  MARKETING.................................................................................................................... .5

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXO I        9

ANEXO II................................................................................................................... 11



  1. INTRODUÇÃO

           A empresa escolhida para o trabalho em questão foi as Lojas Americanas (LASA) (BM&F Bovespa: LAME3, LAME4), também conhecida como Rede Americanas. As Lojas Americanas é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, pelo austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger.

             A empresa conta com mais de 731 estabelecimentos de vendas em 22 Estados do Brasil e também no Distrito Federal. É a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar de 2012. Sua Filial na cidade de Muriaé – MG foi instalada no dia 12 de novembro de 2008, a mesma que usamos para o trabalho atual.

            Foram quinze dias de pesquisa na filial de Muriaé – MG, ouvimos o Gestor Geral, colaboradores e clientes ativos das Lojas Americanas. Além de enriquecedor, se pode perceber a imensidão do trabalho que é realizado todos os dias por essa grande empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PESQUISA DE MERCADO

Buscamos o gestor responsável pela filial das Lojas Americanas de Muriaé – MG, em contato com ele esclarecemos muitas dúvidas, principalmente sobre pesquisa de mercado. Segundo o gestor a pesquisa de mercado das Lojas Americanas é feita através de centros de pesquisa e/ou centros tecnológicos, usa-se as fontes secundárias, nas quais são eles o site das Lojas Americanas, o www.lojasamericanas.com.br, a revista, encarte mensal, que é disponibilizado gratuitamente na loja, entre outros.

No decorrer da entrevista podemos notar que o gestor, apesar de novo, tem um conhecimento vasto na área de pesquisa de mercado, e com isso podemos ver o sucesso e crescimento da filial das Lojas Americanas em Muriaé. Notamos e anotamos algumas de suas ideias, uma delas, a de futuramente criar um facebook e instagram da filial de Muriaé.

Pedimos ao gestor da empresa, a liberdade em aplicar um questionário de cinco perguntas durante alguns dias para os clientes, em busca de uma pesquisa de mercado, para a melhoria da empresa. O questionário aplicado está em anexo no final do trabalho, juntamente com seu percentual e gráficos. Podemos notar três fatos relevantes e que podem subsidiar as decisões gerenciais da empresa, são eles:

  • A empresa ainda não chegou no 100 % de extremamente profissional ;
  • 70% acha a empresa prestativa;
  • 4 % estão extremamente insatisfeitos com os colaboradores

  1. NEGOCIAÇÃO

Em conversa com o gerente geral da filial de Muriaé – MG, ele nós esclareceu várias dúvidas sobre negociação. Segundo o mesmo sobre negociação com os clientes exige mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Ele diz que as Lojas americanas usam a Análise RFM (economia) é um método utilizado para analisar o comportamento do cliente e definir segmentos de mercado. Usam também o preço da compra total, disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto, existência de produtos substitutos, da sua dimensão enquanto clientes e da sua capacidade de integração a montante

Já sobre negociação com os fornecedores, ele deixa bem enfatizado que conseguir fornecedores de confiança está cada vez mais difícil. Nas negociações com seus fornecedores, as Lojas Americanas fazem uma negociação transparente, e trabalham com prazos, riscos e melhores formas de pagamento. Atualmente as Lojas Americanas contam com mais de quatro mil fornecedores ativos.

Já a negociação entre gerencia x funcionários, é realizada pelo gestor da área de humanas da Loja Americanas, ele busca a transparência, estimula o comportamento ético e cria espaço para discussões sobre relações pessoais. Já surgiram muitos conflitos entre gerencia x funcionários, e os principais motivos citados foram:

  • Expressões emocionais resultantes do sentimento de frustração, inveja, medo ou boicote;
  • Falta de valores como responsabilidade, ética profissional e respeito;
  • Ansiedade diante de descontentamentos com colegas, com o trabalho, com a corrida contra o tempo, ou insatisfação salarial;
  • Entre outros motivos.

  1. MARKETING

Entramos agora no Marketing das Lojas Americanas, com a grande variedade de produtos, com marcas reconhecidas e de baixo preço, o seu público alvo se encaixa em consumidores mais sensíveis a preços. Estamos falando da classe B e C que hoje no Brasil representa mais de 43 milhões de pessoas. As lojas Americanas tendem a atrair homens e mulheres entre 22 a 38 anos. Esse público alvo é atingido de várias maneiras de comunicação, através da internet, com sites e promoções, através da televisão, com propagandas atrativas, através da revista semanal distribuída gratuitamente, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com