TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                     SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

             PEDAGOGIA

GLEISSIVÂNIA ALVES DOS SANTOS CAVALCANTE

JOANA DARC DOS SANTO

MARLENE PEREIRA DA SILVA

RAIMUNDA ALVES DA SILVA

SEBASTIANA LUIZA DE SOUSA

PRODUÇÃO  TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

[pic 2]

                                                Colinas do Tocantins

                                                            2014

GLEISSIVÂNIA ALVES DOS SANTOS CAVALCANTE

JOANA DARC DOS SANTO

      MARLENE PEREIRA DA SILVA

    RAIMUNDA ALVES DA SILVA

        SEBASTIANA LUIZA DE SOUSA

PRODUÇÃO  TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

                                             Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Pedagogia Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 2ºsemestre

Professores:Wilson sanches,BrunoEstramandinoli, Sandra Regina dos Reis, Marlizete Cristina Bonafini,  Melina Klaus.

Colinas do Tocantins

2014


      SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO........................................................................................        4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................        5

3.CONCLUSÃO...........................................................................................7 

2. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................        8

  1. INTRODUÇÃO

      A escola na qual fizemos pesquisa de campo é Escola Estadual Francisco Pereira Felicio, oferta Educação basica, e EJA (Educação de Jovens e Adultos), com exceção da educação infantil, e terceiro segmento que é o ensimo médio basico. Em relação a escola no périodo matutino existe varios alunos, nos periodos matutino e vespertino são alunos crianças e adolescentes, noturnos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar.

2- DESENVOLVIMENTO

 

Entrevista realizada pelas alunas de pedagogia 2º periodo, contou com a entrevista a diretora da unidade escolar a Sra. Josefa Santos Borges, formada em pedagogia e especialista em gestão escolar e esta insrida na educação desde 1991há 23 anos, as atividades mais importantes é o setor pedagogico por que dele é o inicio de tudo, Josefa gostaria que houvesse uma mudança no comportamento dos alunos e que a familia seja mais parcicipativa é preciso que haja mudanças na politica educacional e que o governo precisa oferecer uma politica educacional que venha atender o anseio do aluno. O plano Politico Pedagogico é uma articulação para toda clientela escolar, buscando os objetivos, estrategias e metas do plano de ação onde deve conter tudo que a escola deseja desenvolver durante todo o ano onde elabora e divide as tarefas e no final do ano faz uma avaliação e ver o que deu certo e o que precisa mudar/melhorar. A escola citada a cima, foi fundada em 12 de março de 1990 sobre a lei: nº 226/90 de 26 de dezembro de 1990 e autorizada em 26 de maio de 1993, sob a resolução nº 081/03, cituada a rua duque de caxias, nº 1199 no bairro novo planalto, em colinas do tocantins. Atualmente a escola conta com 9 salas de aula uma secretaria, uma diretoria; uma sala de professores com 2 pequenos banheiros, uma cordenação pedagogica com espaço para planejamento; um deposito de merenda, uma biblioteca, uma conzinha, dois deposito, três banheiro para os alunos, sendo um adaptado, um auditorio e uma quadra de esporte com cobertura.

A escola conta hoje com 42 funcionarios e com 559 alunos distribuidos no ensino fundamental do 4º ao 9º ano, ensino médio basico e educação de jovens e adultos-3º segmento, o quadro de pessoal é composto por profissionais que atua em três turnos, realizando o atendimento nas salas de aulas, biblioteca, cordenações, direção de unidade escolar, cordenador financeiro, orientação educacional, apoio escolar, secretaria, assistente administrativo, vigias noturnos e auxiliar de serviços gerais. Cerca de 73,8% dos servidores são efetivos e possuem experiencia profissional.

A formação dos docentes e dos profissionais do apoio pedagogico apresenta niveis que atendem os pré-requisitos de cada aréa, procurando sempre aprimorar seus profissionais dentro de sua aréa de formação, respeitando não só a formação dos seus professores, como tambem suas abilidades e interesses. Nos ultimos três anos, pode se perceber como pontos positivos da escola as melhoria dos indices de aproveitamento e melhor desempenho pedagogico da equipe escolar. Com a gestão participativa fortalecendo as ações de promoções a saúde dos educando com apoio das parcerias, através dos seguintes projetos educativos interdiciplinar: sexualidade, gravidez na adolescencia, DSTS, e drogas licitas e não ilicitas e ainda educação ambiental. Contam ainda como fatores de eficacia, a realização de estudo do Estatuto da Criança e do Adolencente e Direito do consumidor e empreendedorismo, de forma pontual e siguinificativa abrangendo valores sociais, morais e éticos obgetivando o crescimento pessoal, comportamental e intelectual do discentes.Outro fator da escola é formação continuada dos seus docentes onde o professor e adiministrativo são peças fundamentais do processo educativo, sempre buscando o aperfeiçoamento continuo  e adequado a realidade atual de sua pratica pedagogica.Iniciamos o ano letivo com uma formação procurando sempre envolver o máximo a equipe escolar nas formações continuadas oferecidas  pela SEDUC e pelo MEC. Sabemos que a educação com sucesso não se consegue a curto prazo, sendo que é um processo continuo e inovador na busca e soma de esforços e parcerias, através de principios e valores comprometidos com a educação de hoje e do futuro.A escola atende uma clientela composta por 559 alunos sendo que a maioria são de bairros vizinhos tais como: Araguaia I Araguaia II, Novo horizonte, Alvorada, São João, Doirado e Oeste, Santo Antonio, além da sona rural. A escola conta atualmente com parcerias q são fundamentais para o fortalecimento da gestão escolar e melhoria do processo de ensino e aprendizagem, também conta com diversos parceiros na aréa da saúde e no desenvolvimento dos projetos uma das parcerias mais forte é a do programa patrulha escolar, conselho tutelar, na aréa da saude conta com a secretaria municipal da saúde que disponibiliza profissionais dos postos de saúde, outro parceiro imporante que a escola tem é o SEBRAE que juntos promovem o empreendedorismo comos alunos do ensino médio. Além dessas parcerias a escola conta também com ex-alunos colegiado, como grémio estudantil e associação de pais e mestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com