TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE TRÊS RIOS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

                [pic 4]

        

            Disciplina: Gestão da Qualidade no Setor Público

             Nome da Atividade: AD1 A

             Nome do aluno:  Augusto Cesar Cardoso Ferreira 

             Pólo: _Três Rios____ Matrícula: _13113110249

1.         A administração pública admite uma série de conceitos, baseados na concepção dos mais diversos estudiosos do tema, porém basicamente e de forma sucinta, podemos definir como um conjunto de atividades do Estado no intuito de assegurar os interesses da sociedade, sendo esta a função conhecida como administrativa do Estado, como já dito, seu maior objetivo é o interesse público, seguindo determinados princípios, estes constitucionais. Já serviço público é aquele cujas atividades, são prestadas pelos agentes da máquina Pública e o setor Público corresponde a formalização em esfera da divisão e correspondência abrangente da Administração  responsável pela produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos. A administração Pública designa a estrutura, ou seja, o corpo formado pelas diversas instituições tem um sentido físico de existência e denominação de estrutura, já o serviço possui conteúdo relevante, significado econômico e setor Público registra a parcela formada pela administração direta, esta parcela responsável pela garantia do bem estar da sociedade.

2.       O parágrafo 3º do artigo 37 da Constituição Federal (emenda 19) introduz o disciplinamento da participação do usuário no controle dos serviços públicos, especialmente quanto à qualidade dos serviços, avaliação e manutenção deles, de fato isso é uma tendência não só no Brasil, mas no mundo inteiro onde tais pensamentos decorrem das ideias de gestão adotadas no setor privado. Poderíamos citar como exemplo, os mais diversos investimentos e mudanças no atendimento ao Público, e este fato principalmente é sentido na presença da informatização dos mesmo, serviços como: Imposto de renda, emissão de boletos para pagamento de encargos público e outros, mostram a preocupação do governo em qualidade de atendimento e economia, pois tais investimento geram e agregam retorno econômico.

3.         Sim, a implantação de sistemas de gerenciamento da qualidade tem sido uma temática e objetivo do setor público, tanto que temos o Programa Nacional de Gestão Pública (GESPÚBLICA), que foi instituído pelo Decreto n. 5.378/2005 e propõe-se a melhorar os produtos, isto é, os resultados do setor público. O que espera--se é a que a organização produza melhores produtos e promova melhoramentos contínuos, extensivamente ao processo de produção. Melhores índices de produtividade e de qualidade, menores custos de produção, o alcance de metas e melhor aproveitamento dos recursos são resultados esperados e, ao final, a satisfação do cliente certamente será incrementada. Um exemplo de melhoria seria diminuir o tempo de atendimento em um posto de saúde, menor tempo por exemplo, na entrega de uma identidade, maior agilidade em julgamento de processo diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (140.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com