TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SUPERIORES DE TECNOLOGIA

POLO: TAGUATINGA – FACNET

TUTORES: CARLOS DE AZEVEDO; RAQUEL HENRIQUE

COMPONENTE:

BRUNO DE C – RA:

PROINTER II


RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

BRASÍLIA

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SUPERIORES DE TECNOLOGIA

POLO: TAGUATINGA – FACNET

TUTORES: CARLOS DE AZEVEDO; RAQUEL HENRIQUE

PROINTER II


RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

BRASÍLIA

2015

Resumo

        

O PROINTER é um trabalho desenvolvido em duas etapas, RELATÓRIO PARCIAL E RELATÓRIO FINAL, na primeira de Ceilândia - DF, que com o apoio do proprietário, serviu de base para o seu desenvolvimento. de dados sobre os serviços, a empresa, pontos fortes e fracos, e principalmente, a questão ambiental, que é o alvo deste projeto, como: o resto de óleo usado é jogado no esgoto ou no solo e as peças e vidros vão para o lixo comum. Nesta segunda etapa, será dada a continuação do trabalho que é o Relatório Final sobre o projeto, no qual será revelado dentre outros, o desenvolvimento, implantação e resultados esperados da empresa em questão.

Introdução

Várias empresas conhecem o Sistema de Gestão Ambiental, porém, a grande maioria, principalmente as micro e pequenas-empresas, desconhecem esse assunto. Esse sistema nada mais é que um processo voltado a resolver, e/ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável.

Segundo a NBR ISO 14001 (Organização Internacional de Qualidade), pode-se definir Sistema de gestão Ambienta (SGA) como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recursos para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.

Existe uma grande fatia de empresas de serviços de mecânica de automóveis que sequer ouviram falar de um sistema de gestão ambiental. Porém, o mesmo não acontece por parte de algumas oficinas um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o objetivo deste trabalho para uma empresa de serviços mecânicos, a Oficina Tarugo.

O automóvel é um dos produtos que também poluem o meio ambiente, desde o desenvolvimento até quando chega ao mercado e vai para a reparação. Neste ponto, inúmeros procedimentos são nocivos ao meio ambiente, como o descarte de peças sem critérios corretos, fluídos, pneus, pintura, lavagem de equipamentos, entre outros.

Alvo do Projeto

Tem como alvo proprietário o Sr. José Carlos. Como atua bastante tempo na mesma cidade, tem como ponto forte uma larga experiência e sua principal referência são seus clientes.

Contextualização

No levantamento de campo, descobriu-se o tipo de atividade exercida pela Oficina Tarugo, máquinas, ferramenta e equipamentos necessários para a realização das atividades de reparo de veículos automotores.

Conta com dois funcionários profissionais em mecânica geral, ás vezes com mais depende da demanda de serviços, a instalação da oficina é em um galpão construído na área de desenvolvimento econômico cedida pelo governo local, o espaço destinado para os resíduos não passa de um latão que quando cheio, é levado ao cerrado próximo e às vezes ateado fogo.

Diante e descarte de resíduos extremamente nocivos ao meio ambiente e á saúde humana, tipo:

  • Óleo queimado, querosene, graxa, filtro de ar.
  • Filtro de óleo.
  • Frascos de óleo lubrificante
  • Filtro de ar.
  • papel/papelão (contaminados).
  • Pano, trapos e estopas (contaminados).

Todos esses produtos contaminados, quando queimados, a fumaça torna-se altamente tóxica devido aos o solo como aos mananciais.

 

Diagnóstico Empresarial

Nas analises tanto interna quanto externa da empresa, foi notada que não existe uma distribuição correte de produtos resíduos e falta de um local apropriado para o despejo do mesmo.

De acordo com o proprietário, a falta de tempo devido à correria diária para a realização dos serviços, impede de visto em telejornais.

Desenvolvimento e Implementação

Com os dados em mãos, serão utilizadas técnicas e ferramentas de gestão para a formulação de um sistema de gestão ambiental, assim teremos boa política ambiental dentro da empresa.

   
         ESQUEMA DE GESTÃO AMBIENTAL[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

                                                                                                   [pic 10][pic 11][pic 12]

 Figura1                

Após análise dos erros que foram encontrados, o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão Ambiental serão utilizada, é o ciclo PDCA (Action, Plan, Do, Fazer), em português quer dizer: Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (93 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com