TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER GESTÃO FINANCEIRA 1 SEMESTRE

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

TECNOLOGIA GESTÃO FINANCEIRA

EDUARDO HENRIQUE DE SOUSA CARDOSO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES EM TECNOLOGIA – Prointer I

Aracaju – SE

Abril/2015

EDUARDO HENRIQUE DE SOUSA CARDOSO[pic 1]

PROINTER I

Atividade prática supervisionada apresentada como Projeto interdisciplinar referente ao 1° Bimestre, no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera, sob a orientação da Profa Camila Menezes Costa

Aracaju – SE

Abril/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

RELATÓRIO ... ..........................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................7

ANEXOS.......................................................................................................................8


[pic 2]

INTRODUÇÃO

        A Abrigo Imobiliária, empresa com mais de 20 anos no mercado imobiliário sergipano, possuindo maioria de suas operações centradas na região metropolitana de Aracaju. Fundada por Eunaldo Lima, corretor de imóveis Capixaba, a Abrigo teve seu fogo em maior parte do tempo em administração de imóveis de terceiros como sua maior fonte de receita.

        Com o passar dos anos a empresa, na época não seguiu os avanços do mercado e das novas ferramentas de gestão, assim como os avanços tecnológicos. Em meados de 2012 A Abrigo era apenas uma minúscula administradora de imóveis de terceiros com 84 unidades sob sua responsabilidade, contando com 04 funcionários, sendo todos da mesma família, sobrevivendo com métodos arcaicos de gestão e apenas um computador com uma planilha eletrônica (sem fórmulas para melhorar o desempenho) para controlar a quantidade de imóveis.

        Em 2012, Thiago Lima filho de Eunaldo Lima, então com 26 anos, administrador formado pela Universidade Federal de Sergipe, sendo  na época Gerente Financeiro de uma das maiores construtoras do Estado de Sergipe vislumbrou a possibilidade de tornar a Abrigo uma referência de mercado, além de ser um patrimônio da família que aos poucos estava ficando com vez mais apagado.

        Municiado com sua capacidade empreendedora e expertise Thiago decidiu largar uma carreira promissora na construtora para se dedicar ao sonho de tornar a pequenina imobiliária, numas das melhores e mais lucrativas do Estado sergipano. Após 03 anos a Abrigo hoje multiplicou a quantidade de imóveis de terceiros administrados e vendedora exclusiva de Imóveis novos que vão de R$ 100.000,00 a R$ 400.000,00 construídas por empresas de renome do Estado.

                                                                


    [pic 3]

RELATÓRIO

Segundo Dolabela (1999b) empreendedorismo é uma palavra que foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter, em 1959, para designar o empreendedor como uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Diante da entrevista percebe-se que o Sr. Thiago Lima possui grande conhecimento sobre o mercado imobiliário e amplo leque de idéias para novos processos quando forem necessárias. A empresa hoje conta 08 funcionários, além de uma ampla de equipe de corretores em regime de parceria e 03 construtoras que dão exclusividade à Abrigo nas vendas de seus imóveis, tal possibilidade se deu pelo networking que Thiago Lima fez e faz com o mercado.

Atualmente a Abrigo conta com um sistema de gestão criado e desenvolvido pelo próprio Thiago em linguagem de programação aprendida através de vídeos do YouTube®  e em fóruns de discussão em páginas especializadas, tal ferramenta possibilitou uma visão macro da situação comercial e financeira da empresa, ajudando no planejamento estratégico feito na época.

A idéia que se tem sobre empreendimento é a de que não se trata de numerários, ou seja, de algo tangível que faz com que uma pessoa se envolva numa projeto de negócios, mas sim algo mais subjetivo fazendo com que o indivíduo sinta-se saciado e ao mesmo tempo desejoso por mais realizações.

Análise SWOT

Internas

Forças (Strengths)

Fraquezas (Weaknesses)

  • Equipe experiente e motivada;
  • Sistema de gestão próprio e exclusivo, criado ao longo de acordo com as necessidades da Abrigo;
  • Fontes de receitas variadas: Administração de imóveis e vendas de novos e usados;

  • Espaço físico está ficando pequeno;
  • Pouco comprometimento por parte de corretores independentes;
  • Algumas decisões ainda são centralizadas;

Externas

Oportunidades (Opportunities)

Ameaças (Threats)

  • Construtoras em crescimento;
  • Possibilidade e exportar para outras empresas o sistema de gestão criado;
  • Administração de Imóveis comerciais é uma carteira que vem crescendo;
  • Política econômica com redução da cota de financiamento e aumento das taxas de juros para determinados tipos de imóveis e rendas;
  • Embargos de algumas zonas e tipos de empreendimentos impostos pela prefeitura local para algumas obras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho foi muito produtivo tendo em vista a experiência obtida in loco na empresa e sobre o entrevistado, é de suma importância que o empreendedor possa se utilizar de várias ferramentas de gestão para transformar uma instituição, como no caso da Abrigo. 

[pic 4]

 

[pic 5]

[pic 6]


REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil J. P. de & LEHFELD, Neide A de Souza. Fundamentos de Metodologia: Um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 1986.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com