TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER TECNOLOGIA 2 SEMESTRE

Artigo: PROINTER TECNOLOGIA 2 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CESAR ALVES PEREIRA RA 7309555597

FABIANA DE SOUZA PEREIRA RA 7310556870

MIRIAN CRISTINA ALVES PEREIRA RA 7309555605

PAULO MIORI RA 6596294259

ROGER DA SILVA BEHLING RA 7154529738

Profª. IVANA CALDEIRA SIQUEIRA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS

SUPERIORES DE TÉCNOLOGIA ll

( PROINTER ll )

PELOTAS/ RS

RELATÓRIO FINAL

SUMÁRIO Página

INTRODUÇÃO 3

SITUAÇÃO ENCONTRADA 4

VIABILIDADE 9

ASPECTOS TÉCNICOS 9

ANÁLISE SWOT 12

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir, apresenta a situação de uma empresa do ramo da cerâminca instalada na cidade de Pelotas cujo interesse é instalar um programa de gestão ambiental aos seus processos assim agregando valores a sua história e a seus colaboradores.

Para desenvolver o trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de avaliar o mercado e a concorrência, bem como coletar subsídios que sustentassem a viabilidade do negócio.

Sua missão é oferecer soluções na construção de paredes de qualidade e com um acabamento incomparável as demais do mercado, onde os clientes tenham satisfação em utilizar e recomendar seus produtos, além da facilidade de aquisição.

Seus valores são o comprometimento com o trabalho executado, ética, responsabilidade social e ambiental, além da

responsabilidade e agilidade na entrega de seus produtos com a maior qualidade.

SITUAÇÃO ENCONTRADA

A empresa Construir Ltda. teve sua inauguração no dia 01 de Agosto de 2011, localizada na Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, nº 5264, na cidade de Pelotas/RS como uma fábrica de tijolos, voltada para a construção civil, especializada na fabricação de tijolos maciços e frente à vista.

Nosso grupo procurou empresa Construir com o objetivo de fazer uma pesquisa, podendo assim aprofundar o conhecimento pratico na área de gestão.

O motivo da escolha desta cerâmica foi por ser uma empresa nova e já conceituada na sua área de trabalho, servindo de exemplo as demais cerâmicas.

A seguir citaremos alguns processos necessários para a fabricação do nosso produto mais vendido que seria o tijolo, tais processos são:

Preparação da matéria prima

Preparação da massa

Formação das peças

Fundição

Prensagem

Extrusão

Secagem

Queima

Acabamento

Os processos de fabricação empregados pelos diversos segmentos cerâmicos assemelham-se parcial ou totalmente. O setor que mais se diferencia quanto a esse aspecto é o do vidro, embora exista um tipo de refratário (eletrofundido), cuja fabricação se dá através de fusão, ou seja, por processo semelhante ao utilizado para a produção de vidro ou de peças metálicas fundidas. Esses processos de fabricação podem diferir de acordo com o tipo de peça ou material desejado. De um

modo geral eles compreendem as etapas de preparação da matéria-prima e da massa, formação das peças, tratamento térmico e acabamento. No processo de fabricação muitos produtos são submetidos a esmaltação e decoração.

Preparação da Matéria-Prima

Grande parte das matérias-primas utilizadas na indústria cerâmica tradicional é natural, encontrando-se em depósitos espalhados na crosta terrestre. Após a mineração, os materiais devem ser beneficiados, isto é desagregados ou moídos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes também purificadas. O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações. As matérias-primas sintéticas geralmente são fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.

Preparação da Massa

Os materiais cerâmicos geralmente são fabricados a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, além de aditivos e água ou outro meio. Mesmo no caso da cerâmica vermelha, para a qual se utiliza apenas argila como matéria-prima, dois ou mais tipos de argilas com características diferentes entram na sua composição. Raramente emprega-se apenas uma única matéria-prima.

Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricação de produtos cerâmicos é a dosagem das matérias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulações de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos

de massas são preparados de acordo com a técnica a ser empregada para dar forma às peças. De modo geral, as massas podem ser classificadas em:

- Suspensão, também chamada barbotina, para obtenção de peças em moldes de gesso ou resinas porosas;

- Massas secas ou semi-secas, na forma granulada, para obtenção de peças por prensagem;

- Massas plásticas, para obtenção de peças por extrusão, seguida ou não de torneamento ou prensagem.

Formação das Peças

Existem diversos processos para dar forma às peças cerâmicas, e a

seleção de um deles depende fundamentalmente de fatores

econômicos, da geometria e das características do produto. Os métodos mais utilizados compreendem: colagem, prensagem, extrusão e torneamento.

Colagem ou Fundição

Consiste em verter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com