TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER FINAL 2 SEMESTRE

Por:   •  10/5/2016  •  Artigo  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

        2º SEMESTRE

IVAN DIAS DE OLIVEIRA                                         RA 2803851541

LUCAS EMER LUCETTI DE BARROS                     RA 2854184409

MARCOS DE SOUZA                                                  RA 0879632980

MICHEL RAFAEL VAZ PINTO                                   RA 2865940991

WILLIAN VICETE VECHI                                          RA 0139529951

PROINTER – Relatório parcial

        PROFESSOR-TUTOR EAD - DANIELA FONSECA CARDOSO SILVA

                                        

Jundiaí/SP

2015

        

                                                    SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................3

2. O AMBIENTE DO ESTUDO............................................................................4

3. A IMPLANTAÇÃO DO SGA............................................................................5

4. PONTOS FORTES E FRACOS......................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS......... .............................................................7

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................... .........................................8


PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

1.INTRODUÇÃO

            A preocupação com a preservação do meio ambiente e com a melhoria na qualidade de vida e alimentos faz com que principalmente a empresa alimentícia busque mecanismos que visem garantir o crescimento sustentável, aliando o progresso econômico financeiro à não agressão ao meio ambiente.

            Um dos principais mecanismos utilizados é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) cuja função principal é garantir que a organização exerça rigoroso e constante controle sobre possíveis  danos  ambientais  ocorridos,  em  todas  as  partes  do  processo  de  produção, começando  pela  aquisição  da  matéria  prima,  a  qualidade  na  produção,  destinação  dos produtos e dos seus resíduos, a fim de que, tendo o controle de toda a situação, possam ser tomadas as medidas necessárias e adequadas para minimizar e controlar os impactos ambientais introduzidos pelo empreendimento.

             Num cenário de leis ambientais cada vez mais rigorosas, a indústria de Alimentos não terá alternativa que não seja aderir às mudanças e implantar uma política ambiental. Empresas como a Campo e cia Ltda.  SP., terão o SGA como seu diferencial e a seu favor, como um diferencial competitivo sobre outras organizações, seja nas vendas, seja na imagem da empresa e do produto, uma vez que o consumidor final receberá um alimento diferenciado e com uma qualidade acima dos padrões, advindo de um processo de fabricação rigorosamente de  acordo  com  as  determinações  da  legislação ambiental, sem degradar o meio ambiente.

             O presente estudo visa discutir a Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Campo e cia Ltda. SP., localizada à Rua Eng Bruno mello, nº 251, Bairro: Distrito Industrial, Cidade: Jundiaí, o que permitirá uma atuação perfeitamente adequada   à legislação ambiental, visando maior qualidade e produtividade, mantendo a harmonia entre os trabalhos produtivos e a preservação dos recursos disponíveis, reduzindo os impactos ambientais.

2. O AMBIENTE DO ESTUDO

             A incorporação de um SGA na empresa Campo e cia Ltda. SP, deverá ocorrer em etapas pré-determinadas, e seguirá as determinações das leis    estaduais, municipais e federais e resoluções de conselhos e Agências reguladoras, tais como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

             De acordo com a necessidade de adaptação de comércios e fabricas às novas normas ambientais e da boa prática fabril, houve uma análise do funcionamento de todos os setores da organização, extraindo dessa observação, cinco etapas para o implemento do SGA, sendo departamentos fundamentais na empresa, tais como o Controle de Qualidade e Linha de produção, sendo elas:

Etapa A – comprometimento e definição da política ambiental da indústria;

Etapa B – elaboração do plano de ação;

Etapa C – implantação e operacionalização do SGA;

Etapa D – avaliação periódica;

Etapa E –  revisão do SGA

3. A IMPLANTAÇÃO DO SGA

             Como anteriormente mencionado, o SGA é o mecanismo utilizado pela organização para ter o controle sobre suas atividades no que se refere à organização ambiental. São ações e recursos que são organizados com o objetivo de garantir que os produtos e serviços da organização sejam ecologicamente corretos.

             De acordo com Cajazeira (1997) suas diretrizes são no sentido de organizar, planejar, atribuir responsabilidade, prever recursos materiais e humanos, determinar procedimento para atender assim, a uma “Política Ambiental”.

             Para implantação do SGA, será criada a Comissão Interna de Gerenciamento de Resíduos, e realizado um levantamento dos resíduos sólidos e líquidos na linha de produção da cozinha industrial, buscando soluções para o tratamento e o descarte dos mesmos, além da redução da emissão nas atividades futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com