TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos[pic 2]

Modalidade Online

NOEMIA DOS SANTOS NASCIMENTO RA 284848

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATORIO PARCIAL 

CAXIAS-MA

ABRIL/2015

NOEMIA DOS SANTOS NASCIMENTO RA 284848[pic 3]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATORIO PARCIAL 

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos de Tecnologia, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade/Faculdade, sob a orientação do(a) Prof.(a) Thelma Mariete dos Santos Costa.

Caxias-MA

Abril/2015[pic 4]

 [pic 5]

SUMÁRIO

   

INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

RELATÓRIO ... .........................................................................................................5

(B) Suas observações a respeito da entrevista e da empresa do entrevistado.

C) Descreva qual é a sua ideia de empreendimento, e faça uma análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. (SWOT)        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................        9

ANEXOS.......................................................................................................................10

(Entrevista realizada)


[pic 6][pic 7]

INTRODUÇÃO

        O empreendorismo atualmente constitui-se um campo de estudos que tem despertado a atenção por seus conceitos e aplicabilidade na prática empresarial e pessoal. Os empreendedores são vistos como pessoas que estão sempre inovando, que superam barreiras comerciais e culturais, que investem em novos produtos e novas tecnologias, oportunizando novos investidores, gerando riquezas para a população. O empreendedor identifica oportunidades e parte para a ação, através de um prévio planejamento sobre os riscos de fracasso, ameaças ao negócio e as potencialidades do empreendimento no mercado econômico. O planejamento de um negócio é uma ferramenta muito importante para que organização tenha melhores resultados a partir da análise interna, mas, principalmente, na análise externa, determinando objetivos e estratégias, sempre com direção e foco nos resultados. O plano de negócios é uma forma de planejamento a médio e longo prazo, que permite uma análise dos objetivos e as estratégias para se conseguir alcançar o sucesso da organização.

        O plano de negócios (business plan) é fundamental para o empreendedor, pois, um número muito grande de micro e pequenas empresas sucumbem, fecham as portas nos primeiros anos de atividade devido à falta de conhecimento e traquejo na gestão administrativa de seu negócio. Este documento facilita a transformação de uma ideia ou oportunidade em algo tangível. Seguindo um modelo pré-determinado, o empreendedor deverá utilizar esse modelo por toda a eternidade, ou seja, enquanto a empresa existir, o planejamento deverá ser constante, transparente e comunicado a todos os colaboradores. Estes últimos devem permanentemente saber quais os rumos que a empresa pensa em trilhar, quais os objetivos e metas a buscar/atingir, bem como participar de um programa de distribuição dos lucros em um determinado período. Essas práticas geram resultados fabulosos (AZEVEDO, 2014).

        Este trabalho trata-se de um estudo para fins de identificação de características empreendedoras para a concretização de um novo empreendimento, uma clínica de enfermagem, localizada à Rua da Felicidade, S/N, Centro na cidade de Caxias-MA, cujo objetivo é identificar os fatores de sucesso, as estratégias do empreendedor, as ameaças ao negócio, os fatores positivos e negativos de ser um empreendedor, a relevância da ética e das relações humanas no trabalho e sua contribuição para o sucesso do empreendimento através de uma entrevista com um empreendedor de sucesso na área, visando obter respaldo teórico e prático para elaborar um plano de negócios.


    [pic 8]

RELATÓRIO

A entrevista realizada com o empreendedor Helton Mesquita permitiu uma análise dos fatores decisivos para a abertura de um empreendimento através das habilidades de administração e a identificação de novas oportunidades no mercado através de um planejamento e elaboração de um bom plano de negócios. Através da entrevista identificou-se: como se avalia a oportunidade, que fatores levaram a aquisição e abertura do negocio em questão, os fatores que favoreceram o sucesso do empreendimento, a visão do negocio, os desafios, pontos positivos e negativos, as forças e fraquezas do negócio, os recursos financeiros e socioeconômicos, a ética no negocio.

Os fatores que influenciaram a se tornar um empreendedor foram: educação, aceitação social e apoio familiar. Abrir um negócio e manter-se no mercado exige um alto grau de planejamento do empreendedor. Um plano de negócios permite identificar os riscos e propor estratégias para minimizá-los ou até evita-los, identificar os pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente em que vai atuar, permite conhecer o mercado e as necessidades do cliente para então elaborar e definir estratégias de marketing, e principalmente conseguir o financiamento e recursos junto a bancos, governos, capitalistas e etc.

Um dos grandes desafios para quem está iniciando um negócio é formar uma equipe de trabalho que ofereça ao empreendimento o crescimento almejado. Nesse ponto, o empreendedor precisa conhecer e aplicar os conceitos de ética e relações humanas no trabalho, de forma que incentive e favoreça boas relações no ambiente de trabalho através de uma visão estratégica e sistêmica do negocio.

Segundo Dornelas (2012) existe várias explicações para que a decisão de uma atividade empreendedora aconteça: variáveis externas (sociais, econômicas, entre outras) e aptidão pessoal, ou as duas coisas juntas, são fatores críticos para o surgimento e o crescimento de uma empresa. De maneira geral tem-se, primeiramente, de haver a intenção e o sonho de um profissional que trabalhou e se especializou em determinada área do conhecimento; a verificação/aparecimento de uma oportunidade gera o estímulo; avaliam-se os riscos (as incertezas) e retornos da oportunidade; o conhecimento e habilidade, somados a oportunidade, materializam o sonho e a ideia – decisão de ir em frente; desenvolvimento do Plano de Negócios; busca por recursos - próprios ou de terceiros e a administração/ gestão da empresa criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (342.7 Kb)   docx (144.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com