TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA IIl – (PROINTER IIl)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BELENZINHO – SÃO PAULO / SP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

MARIA APARECIDA FERNANDES VICENTE                RA: 851992092

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA IIl – (PROINTER IIl)

PROFESSORA-TUTORA EAD JORCELI DE BARROS

SÃO PAULO / SP

2015


MARIA APARECIDA FERNANDES VICENTE

A contribuição do Gestor Financeiro à responsabilidade social e ambiental para a sociedade.

Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Gestão Financeira IIl, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Belenzinho – São Paulo / SP, sob a orientação da tutora EaD Jorceli de Barros.

SÃO PAULO / SP

2015


SUMÁRIO

Resumo                                                                                          4 Introdução                                                                                           5 Contextualização da Pesquisa                                                                        6

Fundamentação Teórica                                                                             7                     Analise e Interpretação dos Dados                                                            8

Desenvolvimento e Implementação (Formulação)                                          9

Resultados                                                                                          10                                                                                           

Referencias                                                                                          11


RESUMO

Este artigo apresenta uma visão global da administração financeira das organizações não governamentais (ONGs), baseando-se em pesquisa bibliográfica. Tem o objetivo de analisar as principais contribuições da gestão financeira para sua sustentabilidade e as consequências da falta de visão estratégica da área para o destino institucional.

Inicialmente é apresentada uma análise das características que impactam a sustentabilidade no segmento, as características intrínsecas dessas entidades e discute-se a sustentabilidade como uma questão que extrapola a obtenção de recursos. Destacam-se na análise as dificuldades enfrentadas na administração dos recursos, os aspectos macro-institucionais que a afetam, os conhecimentos específicos necessários para a adequada gestão financeira; finalmente, a conclusão traz uma reflexão sobre o papel desse profissional no desenvolvimento institucional.

Dentre as técnicas capazes de propiciar diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos destaca-se a reciclagem. Um novo modelo de organização que utiliza a reciclagem como uma forma de tratamento de seus resíduos sólidos é apresentado neste trabalho: O Núcleo Industrial de Reciclagem – NIR / Cooperativa de Reciclagem de Lixo – COOPREC, um projeto desenvolvido na Região Leste de São Paulo, o qual foi criado pela Sociedade Paulistana de Cultura e Instituto Antonio Estevão de Carvalho. Este trabalho aborda os fatores ambientais, sociais e econômicos visando à verificação da viabilidade de operação da cooperativa de reciclagem de lixo no desenvolvimento da sustentabilidade.


INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos países com maior nível de desigualdade e, consequentemente, com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH), incompatível com as potencialidades nacionais; a globalização ressaltou e estimulou as desigualdades. As ações sociais sempre foram realizadas, porém de forma discreta e discretamente integrada em outras atividades humanas, notadamente com caráter assistencialista, que se pautava pela “invisibilidade social”, onde o valor importante era não “fazer nome”.

As organizações voltadas ao atendimento social foram gradualmente modificando sua estratégia de atuação e participando mais ativamente da vida pública do país, tornando-se, em vários momentos, agentes representativos da sociedade na proteção dos direitos políticos, humanos e sociais. Comprometidas com uma política de combate à pobreza, diagnóstico e denúncia dos conflitos e carências sociais e fortalecimento dos atores sociais nas questões políticas mais amplas.

No entanto, a gestão financeira nessas instituições precisa ser tratada de forma diferente dos demais tipos de organização, pois além de uma administração técnica perfeita, que necessariamente passa por aspectos contábeis, precisa incorporar a democracia, com participação ampla dos grupos de interesse nas decisões que envolvem a aplicação dos recursos.

A Cooperativa de Reciclagem (COOPREC) criada para ser um novo modelo de desenvolvimento sustentável é responsável pelo gerenciamento e execução dos trabalhos no Núcleo Industrial de Reciclagem (NIR). A prática desse projeto fez com que as atividades de reciclagem dos resíduos sólidos urbanos se tornassem uma fonte de pesquisa nas áreas sociais, ambientais e econômicas.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Este estudo teve como base pesquisas bibliográficas, informações adquiridas com a diretoria da cooperativa nas visitas de campo e dadas coletados nas entrevistas de opinião com os cooperados. Tal fato contribuiu com a visualização real da situação do objeto de estudo.

Este Relatório quantifica mensalmente os resíduos coletados na região de abrangência do NIR, como também os produtos fabricados e/ou comercializados.

Nos fatores ambientais considerou-se a quantidade de lixo que deixariam de ser enviado ao aterro sanitário, calculado através da quantidade de resíduos coletados, processado e encaminhados novamente ao aterro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com