TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II – RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Logística

POLO: SÃO SEBASTIÃO/DF

ACADÊMICO: ELTON VIEIA LUNGUINHO– RA: 627220437

TUTOR A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

THELMA MARIETE DOS SANTOS COSTAS

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

SÃO SEBASTIÃO/DF

OUTUBRO/2017


ACADÊMICO: ELTON VIEIA LUNGUINHO– RA: 627220437

TUTOR A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

THELMA MARIETE DOS SANTOS COSTAS

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

SÃO SEBASTIÃO/DF

OUTUBRO/2017


RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma revisão geral sobre logística e cadeia de suprimentos como forma de otimização dos seus recursos, que é o conjunto de atividades que entregam um produto acabado ou um serviço a um consumidor final.

Para o sucesso das empresas é necessário que os seus produtos ou mercadorias estejam sempre à disposição do mercado consumidor. A logística é responsável por transportar e posicionar o estoque ao longo de uma cadeia de suprimentos, com eficácia, rapidez e economia para a organização. A estrutura organizacional torna-se indispensável para a gestão da função logística dos negócios, pois ela cria condições para a concepção, implementares e avaliação de planos, como também o planejamento estratégico de ampliação de negócios. O modelo de estrutura organizacional voltado para a logística contribui para que as organizações tenham um gerenciamento logístico com maior eficiência, sendo assim, é essencial que elas façam uma análise para escolher a opção organizacional que possa lhe proporcionar melhores resultados logística. Portanto, as empresas devem também manter uma planejamento no que diz respeito ao transporte de seus produtos, para que os mesmos sejam competitivos. É de extrema importância ter um sistema de transporte eficiente como um modal de transporte brasileiro, rodoviário, ferroviário e marítimo, mostrando suas estruturas, pontos positivos, negativos e suas perspectivas limitações.

Palavras-Chave: Planejamento, consumidor final, estoque, cadeia de suprimentos e organização.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)        5

2.1    ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A GESTÃO EFICIENTE DOS ESTOQUES:........................................................................................................................... .5

3.1     PESQUISA TEÓRICA SOBRE ARMAGENAGEM ................................................5

4.1    REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS SOBRE PROCESSOS DE EXPORTAÇÃO........6

5.1   PESQUISAS TEÓRICA SOBRE MODAIS .................................................................8

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................9

REFERENCIAS        10

ANEXOS        11


  1.  INTRODUÇÃO

A Logística tem como conceito planejar, executar, controlar, transportar e posicionar o estoque para a cadeia de suprimentos. A organização é fundamental para a função logística dos negócios e conceber a implantação e avaliação de planos a serem executados, pois ela contribui para que tenham organização e um gerenciamento logístico mais eficaz, sendo extremamente importante uma análise para optar a melhor organizacional para que tenham um sucesso satisfatório nos resultados logísticos. Sendo assim fundamental para um bom andamento de qualquer negócio, pois a logística da empresa que garante seu funcionamento correto. É uma área responsável por administrar todos os recursos da empresa, que inclui os processos de produção, controle e distribuição. Se não há quem controle a matéria prima e compre o que é necessário para os recursos da empresa, quem garante que os produtos serão produzidos para a oferta de mercado? É quem se responsabiliza pela distribuição de mercadorias para que chegue para o consumidor com segurança?

A cadeia de suprimentos consiste em gerenciar serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada, incluindo fornecedores, fábrica e clientes.

Atualmente as grandes empresas como o departamento encarregado de organizar estoques, controlam entradas e saídas, exercendo compras e direcionando todas as mercadorias com segurança até o seu destino, fazendo com que a empresa reduza seus gastos e controle os recursos disponíveis em estoque.

2 DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)

  1. Análise bibliográfica sobre A gestão eficiente dos estoques:

  1.  a) Políticas e funções dos estoques;

Um dos detalhes de grande importância na administração de uma organização é a gestão do controle de estoque. Saber gerenciar o que permanece no estoque, quando reabastece a quantidade necessária para reabastecer, e como controlar esse estoque e identificar o que não se usa sem desperdícios com agregação de valores dos investimentos organizacionais.

A função do estoque na empresa é importante para manter a produção e as vendas fazendo com que a empresa atinja suas expectativas no mercado, reduzindo o aumento de custos desnecessários, melhorando a qualidade de planejamento na administração de materiais.

O almoxarife é extremamente importante dentro do contexto empresarial, pois é responsável pela movimentação, controle e funcionamento no processo de estoque, sendo assim acaba sendo estratégia, visto que os estoques desenvolvem diferentes papéis dependendo do objetivo que pretende alcançar, funcionando como reguladores do abastecimento de produtos, ou impulsionadores as vendas, sendo um dos diferenciais aos concorrentes, pois muitos clientes desejam produtos na mesma hora, não disposto a esperar a entrega do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com