TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II – RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM EMPREENDEDORISMO

POLO: SÃO BERNARDO DO CAMPO

ACADÊMICO: Patrycia Silva Levindo – RA: 3192935410

TUTOR A DISTÂNCIA: Tânia Regina B. Benites

PROINTER II – RELATÓRIO PARCIAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO PAULO

10/2017


ACADÊMICO: Patrycia Silva Levindo – RA: 3192935410

TUTOR A DISTÂNCIA: Tânia Regina B. Benites

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Empreendedorismo do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO PAULO

10/2017 


RESUMO

A imprescindibilidade de conseguir identificar as características do ambiente interno e externo de uma empresa faz com que analises minuciosas do meio organizacional como um todo se tornem necessárias. Com o avanço da globalização, métodos dos mais variados tipos foram desenvolvidos para facilitar a sondagem do macro e microambiente de dada instituição. O objetivo do presente estudo foi avaliar e conhecer a fundo e detalhadamente o perfil e o ambiente interior e exterior da corporação PROTEA Indústria e Representação Comercial de Máquinas e Equipamentos Ltda. No que diz respeito a metodologia, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso. Os dados foram adquiridos através de entrevistas por e-mail. O resultado da pesquisa foi a elaboração de uma relação entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, sendo essa associação de informações, primordial para a implementação de um plano estratégico, uma vez que, ao se ter um diagnóstico detalhado é possível, por intermédio dos resultados atingidos, traçar um plano de ação com o intuito de resolver os impasses obtidos e auxiliar o estabelecimento, objeto de pesquisa, no domínio de seus pontos fracos e fortes.

Palavras-Chave: Corporação. Plano de ação. Macroambiente. Microambiente. Sondagem.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Fluxograma geral de análise        6

Figura 2 – Representação gráfica de análise SWOT da Empresa PROTEA        7


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)        6

2.1        Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial        6

2.2        Análise SWOT        7

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERENCIAS        9

ANEXO A – Transcrição da entrevista        10


  1.  INTRODUÇÃO

A origem do atual estudo foi a percepção da necessidade em se ter o amplo conhecimento sobre dados internos e externos quanto a diversos aspectos que permeiam uma organização. Iniciou-se assim uma pesquisa corporativa em busca de sondar tais elementos.

Segundo Certo e Peter (1993, p. 13) a “análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.’’

A maior preocupação das companhias é que ao decorrer dos negócios, empecilhos que não tenham sido identificados por meio de planejamento empresarial, acarretem prejuízos e/ou, em casos extremos, quebra da instituição.

David H. Bangs Jr. (2002, p. 19-20) afirma que “mais da metade dos novos empreendimentos fracassa nos primeiros dez anos. Uma das principais razões desse fracasso é a falta de planejamento.”

Levantamentos realizados no SEBRAE (2008) apontam que no decurso de dez anos, se expandiu a preocupação do empreendedor em analisar o seu perfil pessoal, executar a planificação do negócio e rastrear informações antes de aplicar suas finanças em um estabelecimento.

Uma pesquisa bem estruturada, de pontos fortes e fracos, acerca de uma determinada companhia, permite que se tenha controle detalhado de diversas características possibilitando definir planos estratégicos a serem tomados.

O atual trabalho busca, portanto, colaborar de maneira eficiente, analisando o âmbito organizacional da empresa PROTEA Indústria e Representação Comercial de Máquinas e Equipamentos Ltda. e solucionar as adversidades encontradas a partir da análise.

[pic 1]

Figura 1 - Fluxograma geral de análise

  1.  DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)

A PROTEA Indústria e Representação Comercial de Máquinas e Equipamentos Ltda. foi objeto de estudo deste trabalho, considerando sua importância e contribuição para o Mercado Nacional no campo de equipamentos industriais.

  1.  Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial

Com o objetivo de coletar dados, primeiramente foi realizada uma pesquisa via e-mail, em formato de questionário, diretamente com a empreendedora chefe da PROTEA Indústria e Representação Comercial de Máquinas e Equipamentos Ltda. em busca de sondar questões simples sobre a companhia, tais como motivo da escolha do nome, principais fornecedores, campo de atuação, entre outras. Posteriormente foi executada uma análise SWOT afim de definir seus pontos chave e a melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (261.5 Kb)   docx (271.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com