TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  13/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título do Artigo: “Conflitos: uma análise do comportamento organizacional”

Nome do Acadêmico: Jessica Dias da Silva Xavier

Curso: Pós-Graduação em Gestão Avançada de Pessoas

Polo: Lafaiete – Ribeirão Preto, SP.

Linha de Pesquisa:  Linha 2: Gestão das estratégias do negócio

  1. JUSTIFICATIVA

Conflito é uma parte inseparável da vida das pessoas. É um dom perpétuo da vida, embora varia no poder sua realização. Alguns podem considerar o conflito como uma situação negativa que deve ser evitada a qualquer custo. Outros podem vê-lo como um fenômeno que exige gerenciamento. Ainda outros, podem considerar o conflito como uma oportunidade emocionante para o crescimento pessoal e assim tentar usá-lo para obter melhor vantagem. Onde quer que se possa cair nesta contínua variante de pontos de vista sobre o conflito, raramente se espera estar num estado de conflito contínuo como base para um bom emprego  (MARTINELLI; ALMEIDA, 2012).

O conflito possui uma natureza penetrante e ambígua. A palavra conflito adquiriu inúmeros significados e conotações ao longo do tempo o tem gerado ambivalência considerável entre muitos dos estudiosos do tema. Os gestores e líderes também se mostram incertos sobre o seu real significado e relevância e como melhor lidar com isso no dia a dia das empresas, uma vez que pode-se considerar o conflito como sendo uma parte inseparável da vida das pessoas. Alguns indivíduos consideraram o conflito como uma situação negativa e que deve ser evitado a qualquer custo. Outros, podem vê-lo como um fenômeno que exige gerenciamento, sendo considerado como uma oportunidade para o crescimento pessoal e assim tentar usá-lo para obter vantagem. Independentemente dos pontos de vista sobre o


conflito, raramente se espera estar num estado de conflito contínuo como base para o comportamento organizacional (SOUZA Jr, 2014; ROBBINS, 2009).

Segundo Chiavenato (2012), a teoria do conflito é significativa para o papel do administrador, mas emana principalmente nas áreas como negócios, sociologia, psicologia, etc.

O conflito organizacional é um estado de discórdia causado pela percepção real ou oposição de necessidades, valores e interesses entre autoridade e poder formal entre os indivíduos e grupos afetados. Há disputas sobre como as receitas devem ser divididas, e quanto tempo e pessoas mais difíceis devem trabalhar. Existem desacordos jurisdicionais entre os sindicatos e a direção. Existem formas sutis de conflitos envolvendo rivalidades, ciúmes, conflitos de personalidade, definições de papéis e lutas por poder e a seu favor. Há também conflito dentro dos indivíduos - entre necessidades e exigências - às quais os indivíduos respondem de maneiras diferentes (SOUZA Jr, 2014; BERG, 2012). Uma vez que o conflito é aparentemente inevitável, é obviamente necessário que os gestores possam reconhecer a origem do conflito, ver o seu potencial construtivo e destrutivo

3.     PERGUNTA DE PESQUISA

Como deve-se explorar uma construção que o líder possa escolher entre competir ou dominar mediante o conflito dentro de um contexto organizacional?

  1. HIPÓTESE(S)

Foram levantadas as seguintes hipóteses:

I – Conflito é bom e necessário, onde sugere-se que haja o conflito, pois ele pode estimular a pensar-se quando e como deve devidamente ser gerido. Conflitos, pensamentos e ações devem ser realizados, porque quando eles são habituais permitem um exame da necessidade de mudanças na gestão de pessoas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com