TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO - FINANCEIRO E LIDERANÇA

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

1 AS ORGANIZAÇÕES

A palavra organização é originária do Grego que expressa instrumento, órgão, utensílio ou aquilo com o que se trabalha; portanto entende-se que organização é como se dispõe um sistema para a obtenção de resultados pretendidos.

Organizações segundo Jones (2010, p. 01) “é uma ferramenta que as pessoas usam para coordenar suas ações e obter alguma coisa que desejam ou valorizam”. Sob o mesmo olhar, Taylor( 2011 apud Chiavenato 2011, p. 80) cita “organização como uma entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos”. O autor assegura que essas metas podem ser caracterizadas de diversas formas, dependendo de seu funcionamento, constituição ou fim.

Em suma, dentre as inúmeras organizações podemos citar as organizações escolares, de pessoas, domésticas, empresariais, financeiras, etc; das quais nos aprofundaremos neste projeto a escopo de organizações financeiras, no que se refere à sua estrutura organizacional de trabalho relacionada à motivação.

1.1 CULTURA ORGANIZACIONAL

Refere-se a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais instituições.

Atualmente existem sete características básicas que compõem a essência da cultura de uma organização; das quais podemos citar: Inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco nas pessoas, foco na equipe, agressividade e por fim, estabilidade.

Cada uma das características é classificada entre graus baixo e elevado; resultando então no principio vital da instituição. Entende-se que a cultura organizacional é a maneira pela qual os colaboradores percebem as características que se agregam na organização; e oposto à satisfação pessoal de cada um, a cultura trata-se de um conceito descritivo objetivo.

Ao passo que a cultura determine os valores de uma firma, não corrobora que não possam existir subculturas.

Chiavenato (2007, p. 206) “Cultura Organizacional é o conjunto estruturado de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados de forma

interativa pelas pessoas que atuam em uma organização”. Sendo assim, a cultura é uma definição de hábitos e crenças, entre outros fatores, que unidos criam um caráter exclusivo. Chiavenato (2011, p. 06) cita:

Cultura organizacional é um conjunto de valores compartilhados e normas que controla as interações de membros da organização entre si, com fornecedores, consumidores e outras pessoas de fora dela.

Em resumo observa-se que grandes organizações e multinacionais, embora tenham uma cultura dominante, a qual perdura anos e expressa os valores essenciais a serem compartilhados pela maioria dos membros, as mesmas possuem diversas subculturas, as quais tendenciosamente são desenvolvidas nas grandes organizações com a finalidade de compartilhar a reflexão de problemas, situações ou experiências comuns em determinados setores ou regiões geográficas.

Segundo Cury (2005) a cultura organizacional é um conjunto de características do ambiente de trabalho percebidas pelos trabalhadores, constituindo-se numa das forças importantes que influenciem o comportamento. Indo além das normas formais, e atingido um conjunto de regras não formais, isto é, não escritas, mas que condicionam os comportamentos e as atitudes tomadas pelas pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Rosa (2010), a cultura organizacional desempenha um papel chave na criação, que por sua vez contribui relevantemente para a competitividade da empresa.

A cultura organizacional tem cinco etapas principais, onde a primeira segue a função de definir fronteiras, a segunda é responsável em proporcionar o sentido de identidade aos membros da organização, a terceira etapa constitui-se como facilitadora no comprometimento de algo maior do que os interesses pessoais de cada membro, a quarta estimula a estabilidade do sistema social e por fim a ligação, onde a cultura serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta e define as atitudes, bem como comportamento dos colaboradores; portanto a cultura organizacional é o elo que permite que a instituição mantenha sua coesão auxiliando seus membros a seguirem padrões adequados para a mesma.

1.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Objeto de estudos que abrange os estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional possuem a respeito do comportamento das pessoas em organizações, cujo propósito é utilizar tal conhecimento com fins de melhorar a eficácia organizacional.

Tem como finalidade analisar o que engloba o individuo, o grupo a estrutura para fazer com que as organizações trabalhem de forma eficiente e eficaz.

Em síntese afirma-se que o comportamento organizacional é o estudo entre o desempenho dos colaboradores em relação a seus costumes. Tal estudo é exclusivamente relacionado ao vínculo entre o colaborador e a instituição, enfatizando seu comportamento relativo às tarefas, ao trabalho, ao absenteísmo, à rotatividade, à produtividade, ao seu desempenho, bem como à administração do gestor.

Diante do exposto, o comportamento organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

1.3 CLIMA ORGANIZACIONAL Agrega em sua definição, as percepções comuns que os colaborares de uma organização possuem em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. Metaforicamente pode ser retratado como o espírito de equipe de determinada instituição, a se considerar que quando todos possuem o mesmo foco e idéia, o efeito resultante será maior do que quando a equipe encontra-se em diacronia.

É possível observar que a submissão ao clima psicológico está fortemente relacionada ao nível individual de satisfação no trabalho, envolvimento, comprometimento e motivação; não se pode também desconsiderar a associação entre o clima positivo e à remuneração satisfatória.

Há múltiplos elementos que são observados no ambiente de trabalho; segurança, justiça,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com