TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer um projeto financeiro de uma nova filial - supermercado - na cidade de Taguatinga

Pesquisas Acadêmicas: Como fazer um projeto financeiro de uma nova filial - supermercado - na cidade de Taguatinga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 14

Como Fazer a Projeção Financeira de uma Nova Filial

- de um Supermercado - na cidade de Taguatinga

Projeto multidisciplinar de Autoaprendizagem IV apresentado como requisito para cumprimento da disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo FACNET, sob a orientação da Tutora a Distância (NOME DA TUTORA) .

Taguatinga - DF

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Análise financeira 5

2.1 - Levantamento das informações contábeis 5

2.5 - Modelo Estatístico de Análise Financeira (Kanitz): Verificar Fator de Insolvência. 10

2.6 - Efetuar análise dos índices/valores obtidos e projetar diagnóstico da empresa 11

2.7 Projeção financeira e prazos 12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

O cenário brasileiro tem uma pesada carga tributária, competição no mercado e com isso, a economia vem sofrendo constantes mudanças. Sendo assim, as empresas estão mais vulneráveis a problemas gerenciais e externos.

A falta de planejamento é um problema significativo para as empresas, que pode impossibilitá-las de se desenvolver. Portanto, todo esforço para evitar prejuízos é um passo importante para o seu crescimento e também para a sua sobrevivência no mercado.

O planejamento financeiro e o orçamento operacional são indispensáveis para o negócio da empresa. Uma gestão financeira com planejamento e sistema orçamentário eficientes são as ferramentas propostas para ajudar as empresas a alcançar os seus objetivos e metas. A empresa planeja e coordena suas ações gerenciais, avaliando todo o processo desde o fornecimento da matéria-prima até a certeza do cliente estar satisfeito pelo serviço ou produto entregue.

Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi informar a forma que a empresa utilizará para aumentar as vendas para o período natalino. Para tanto, se traçou os seguintes objetivos específicos:

• Investigar se a empresa possui uma boa gestão orçamentária.;

• Verificar o processo de compras e entrega de mercadoria no prazo determinado para as vendas do final do ano;

• Analisar os resultados das vendas do ano anterior para o atual, cumprindo as expectativas de crescimento das vendas.

2. DESENVOLVIMENTO

O planejamento financeiro e o orçamento são uma realidade nas empresas. Muitas organizações não possuem uma boa gestão financeira e orçamentária devido a falta de profissionalismo de alguns gestores de negócio.

A gestão financeira é um processo gerencial que necessita de um direcionamento a ser seguido pela organização. O seu principal objetivo é obter uma otimização a relação entre a empresa e as suas atividades, que podem ocasionar benefícios de curto a longo prazo.

As informações gerenciais fornecem dados para que os gestores tomem decisões na empresa. A qualidade dessas informações é um grande diferencial para as empresas perante os concorrentes. Portanto, quando o gestor faz um levantamento das informações contábeis, ele consegue gerenciar as contas da empresa com perfeição, e assim, obtém benefícios para a organização.

2.1 Análise financeira

A análise financeira, ou análise de balanço, como é mais conhecida, é um dos principais instrumentos de análise de investimentos, administração financeira e controladoria para compreender o desempenho econômico-financeiro de uma empresa e sua situação patrimonial. A análise de balanço permite tirar conclusões sobre os problemas de liquidez da empresa (incapacidade de satisfação atempada dos seus compromissos financeiros), bem como sobre o grau de endividamento de uma empresa. Uma empresa muito endividada pode ter dificuldades em conseguir fundos para financiar os seus projetos, estar na iminência de se endividar ou até mesmo falir.

2.1 - Levantamento das informações contábeis

Toda empresa necessita fazer levantamentos das informações , pois ao avaliar os balanços, relatórios etc., esse levantamento apode auxiliar nos cálculos do que entra e do que sai da empresa, facilitando assim, a vida do gestor.

2.2 - Cálculo da CGL

O capital de giro líquido (CGL) é a diferença aritmética entre o ativo e passivo circulante de uma empresa e significa a medida da liquidez da empresa. Ele tem a capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e consumidores.

Os ativos circulantes incluem o dinheiro em caixas, a conta que se movimenta no banco, aplicações financeiras, contas receber, estoques, despesas antecipadas, depósito bancário, mercadoria=s, matérias primas e títulos.

O passivo circulante são as obrigações que são pagas dentro de um ano, ou seja, dívidas com fornecedores, contas a pagar, impostos a receber, salários a pagar, etc.

A fórmula para o cálculo da CGL [e CGL = AC – PC. Onde, CGL é o cálculo de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante. O cálculo da empresa Comercial Reis

Cálculo da CGL da empresa Tesoura de Ouro:

CGL = AC – PC

CGL = 1 201.682,50 – 451.814,22

CGL = 749.868,32

Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui CGL positivo. O CGL representa a parcela dos ativos circulantes da empresa financiada com recursos a longo prazo, os quais excedem as necessidades de financiamento dos ativos permanentes.

Quando o valor do ativo circulante é menor que o do passivo circulante, significa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com