TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Projeto Financeiro

Por:   •  14/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplo de Projeto: Estratégia de Captação de Recursos para Empresa de Transporte XYZ

Objetivo Acadêmico: Desenvolver a compreensão e aplicação de conceitos do mercado financeiro para resolver desafios de captação de recursos em empresas.

Proposta do Projeto:

Seleção da Empresa e Identificação do Desafio Financeiro:

Empresa Selecionada: Empresa de Transporte XYZ, uma empresa de logística especializada em transporte rodoviário de carga.

Desafio Financeiro: Expansão da Frota de Veículos para Atender à Crescente Demanda de Clientes.

Estratégia de Captação de Recursos:

Proposta: Captação de Recursos através da Emissão de Ações no Mercado de Capitais.

Justificativa: A emissão de ações permitirá à Empresa de Transporte XYZ levantar capital sem incorrer em dívidas adicionais, ao mesmo tempo em que potencialmente expande sua base de acionistas e promove uma maior transparência financeira.

Análise de Viabilidade da Captação:

Análise do Mercado de Capitais: Avaliação das condições atuais do mercado de ações, incluindo tendências de preços, volatilidade e interesse dos investidores em empresas do setor de transporte e logística.

Avaliação da Saúde Financeira da Empresa: Análise das demonstrações financeiras da Empresa de Transporte XYZ para garantir sua capacidade de atrair investidores e gerar retorno sobre o capital levantado.

Período para Quitação do Recurso:

Prazo da Captação de Recursos: Proposta de um período de 5 anos para levantar o capital necessário para expandir a frota de veículos, com um plano claro para reinvestir os lucros e pagar dividendos aos acionistas.

Previsão de Resultados:

Impacto da Expansão da Frota: Previsão do aumento da capacidade de transporte e da participação de mercado da Empresa de Transporte XYZ, levando a um aumento nas receitas e lucratividade.

Projeções Financeiras: Estimativas de fluxo de caixa, lucros e retorno sobre o investimento para os próximos anos, considerando a expansão financiada pela emissão de ações.

Exploração de Instrumentos Financeiros:

Alternativas de Captação: Análise comparativa entre a emissão de ações e outras opções de captação de recursos, como empréstimos bancários ou emissão de títulos de dívida, destacando os benefícios da emissão de ações para a Empresa de Transporte XYZ.

Entrega do Projeto: O projeto será entregue em formato de relatório detalhado, incluindo análises financeiras, projeções de resultados e justificativas para a estratégia de captação de recursos proposta.

Avaliação: O projeto será avaliado com base na qualidade da análise realizada, na originalidade da estratégia proposta, na viabilidade financeira da solução apresentada e na capacidade do aluno em aplicar conceitos do mercado financeiro para resolver problemas reais de captação de recursos.

Segue um exemplo de tabela que poderia ser usada para projetar os fluxos de caixa:

Ano

Receita Total (em milhões de dólares)

Despesas Totais (em milhões de dólares)

Lucro Líquido (em milhões de dólares)

2024

X

Y

Z

2025

X

Y

Z

2026

X

Y

Z

2027

X

Y

Z

2028

X

Y

Z

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com