TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO IDENTIDADE: CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM RELATÓRIO

Por:   •  15/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 2

                 PROJETO IDENTIDADE: CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM

                                                                    RELATÓRIO

        

        Sabe-se que a construção da identidade se dá por meio da interação da criança com seu meio social. Na escola, é um ambiente diferenciado pois favorece novas interações e conhecimentos a respeito de si e das outras crianças. Assim, o Projeto identidade: CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM favoreceu significativamente na construção do Eu das crianças. Através de conversações nas rodas interativas, histórias contadas, músicas, brincadeiras e outras atividades foi notório o desenvolvimento destas nos diversos aspectos.

        O espelho foi um instrumento precioso para o nosso projeto. Olhar-se no espelho, perguntar-se “existe alguém mais bonito que eu”? Foi um momento marcante como disparador do projeto. Foi um pouco difícil para as crianças porque estavam num momento ainda de adaptação, algumas ficaram tímidas, nada falaram mas ficaram observando suas características. Outros já foram dizendo que não. Com incentivo, a partir de então todos se familiarizaram, com o espelho, e também começaram a contar fatos da sua rotina, da sua família. Um momento mais interessante foi a atividade em que construímos a Carteira de identidade de cada criança, todos ficaram eufóricos, mas teve uma criança que fez uma observação de que não ia poder fazer sua carteira porque não sabia escrever seu nome, daí foi preciso e esclarecedora a intervenção da professora, esclarecendo sobre a importância de aprender a escrever o nome, mas que a impressão digital seria a sua assinatura na carteira de identidade. Essa atividade foi um sucesso, principalmente depois que fizemos a exposição das carteirinhas no mural. A partir desse dia percebi um interesse maior pela escrita do nome.

        Enfim, foi um projeto de total importância, pois embora a criança ingresse na escola trazendo uma certa bagagem, é com um trabalho organizado, desenvolvido de acordo com suas necessidades, e na interação com o outro que ela fortalece seus sentimentos de aceitação de si e do outro, como ser existencial, únicos nas suas especificidades.

Profª Adelaide da costa S. Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com