TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  2.186 Visualizações

Página 1 de 15

UNICID – Universidade Cidade de São Paulo

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso de Administração EAD

                                                                 

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

NATURA COSMÉTICOS S.A

PAOLA REBECA CARUSO – RA 14315351

Trabalho desenvolvido para a disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar – Ambiente Logístico do curso de Administração do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Orientador: Professorº Tutor: Claudio Scheidt Guimarães

FEVEREIRO

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................ 3

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO..................................................................... 4

DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO...........................................4

DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO..........4

NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO.................................................................7

INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA...........................................8

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS....................................................8

PRINCIPAIS FORNECEDORES, INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS E SERVIÇOS FORNECIDOS......................................................................................................10

PRINCIPAIS MERCADOS E SEGMENTOS.....................................................12

OPERAÇÕES DA EMPRESA.............................................................................12

CONCLUSÃO..................................................................................................... 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................16

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento das características e práticas organizacionais da empresa NATURA COSMÉTICOS S.A., demonstrando como essa organização se consolidou no mercado, apresentando o seu diferencial como empresa inovadora, preocupada com o meio ambiente, e que utiliza da biodiversidade local pra produção de seus produtos, bem como forma de ajudar as comunidades locais gerando empregos.

         Para realizar o levantamento de dados, histórico, características, modelo de produção, de gestão, perfil dos colaboradores, política socioambiental da empresa foi utilizada como metodologia de aplicação, a pesquisa exploratória.

  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
  1.  Denominação e forma de constituição

A NATURA COSMÉTICOS S.A. é uma sociedade por ações de capital aberto regida por um estatuto social, pela legislação aplicável e pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Tem sua sede e foro na Cidade de Itapecerica da Serra, Estado de São Paulo, na Rodovia Régis Bittencourt, s/n.º, km 293, Bairro Potuverá, Edifício I, CEP 06882-700. CNPJ/MF nº. 71.673.990/0001-77.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

A empresa teve início em 28 de agosto de 1969, fundada por Luiz Seabra, com o nome de Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda em sociedade com Jean Pierre Berjeaout. Pouco tempo depois, devido à participação de ativos vegetais na composição dos produtos, passou a se chamar Natura.

A primeira loja foi aberta em 1970 na Rua Oscar Freire e o atendimento era feito pelo próprio fundador. A primeira fábrica teve como endereço a Rua Domingos de Moraes, na Vila Mariana em São Paulo, e à época possuía menos de dez colaboradores.

Em 1976 foi lançado o primeiro catálogo de vendas com informações detalhadas sobre a forma de utilizar os produtos e se transformou numa ferramenta importante para as consultoras e consultores no atendimento aos seus clientes. Houve um forte crescimento baseado na expansão regional e no portfólio de produtos em 1980.

Em 1989 foi lançada a linha Sistema de Proteção Solar UV.AB, em que os produtos agiam tanto na proteção na superfície quanto proteção em profundidade, importante para combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Saíram de linha em 1996. Nesta época o símbolo da natura se transformou numa rosácea, pois representava a união das empresas que formavam o Sistema Natura – Natura, Meridiana, Yga, Pró-Estética e L’Arc en Ciel.

Com um forte compromisso no bem-estar e estar bem de seus consumidores, em 1990 a Natura publica a “Razão de Ser” da empresa, em que destaca suas crenças na importância das relações, compromisso com a verdade, aperfeiçoamento contínuo, estimulo à diversidade, valorização da beleza sem estereótipos e como promotora do enriquecimento social.

Surgiu a linha Chronos, que possui a crença de que a beleza é livre de preconceitos e padrões e de que as mulheres devem encontrar e valorizar sua própria beleza As campanhas publicitárias veiculadas a partir de 1996 foram inovadoras aos trazerem mulheres “de verdade” e de várias idades. Houve a expansão internacional, fundação do Instituto Ethos e criação do Programa Crer para Ver.

Em 1993 nasce a linha Natura Mamãe e Bebê, para fortalecer e celebrar o vínculo entre mãe e filho, com produtos livres de álcool e corantes. Foi elaborado em conjunto o Método Integrado de Massagem, um folder ilustrativo com fotos e descrições detalhadas de massagem baseada na técnica indiana de Shantala, método difundido pelo médico Frederick Leboyer.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino público no Brasil, em 1995 é criado o Programa Crer para Ver.

Natura Homem torna-se uma linha mais completa de cuidados especiais para o homem com produtos para perfumação, rosto, corpo e cabelos, em 1997.

Uma parceria foi estabelecida em 1999 com a Cooperativa do Desenvolvimento Agroextrativista do Médio Juruá, na Amazônia, feita com as comunidades tradicionais e pioneira no assunto.

A linha Ekos foi lançada em 2000 e foi marcada por uma fase de reconhecimento da empresa como utilizadora da biodiversidade brasileira de forma sustentável e que contribui para a sua preservação. É uma linha produzida integralmente a partir de ativos da biodiversidade brasileira e com produtos que integram várias categorias, sendo que seus princípios são regidos pela responsabilidade ambiental, embalagens com menos quantidade de materiais, recicladas e recicláveis, com refis para todos os itens e fórmulas biodegradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (791.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com