TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SUPERIOR TÉCNICO EM LOGÍSTICA

PIM III

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Acadêmicos

PÓLO

2017



RESUMO

A X Alimentos possui mais de 104 anos de atuação no Brasil, em diversos segmentos, com destaque para o agronegócio, alimentos, e açúcar e bioenergia. Sendo uma das maiores comercializadoras de grãos, com aproximadamente 35 milhões de tonadas movimentadas no ano de 2016. Na cidade de Dourados possui uma unidade com grande capacidade de recebimento de soja para processamento, derivando o farelo e óleo de soja. E como objetivo deste projeto, conseguimos adentrar nos passos do planejamento da Logística da unidade, para entendermos toda esta movimentação de grãos e produtos acabados, na qual é necessária uma grande estratégia com ações eficientes e de qualidade, pois é esta área que irá planejar toda a movimentação dos grãos, seja para a distribuição para a exportação, para o esmagamento na unidade local, como também a movimentação dos produtos acabados.


ABSTRACT

The X Foodshas more than 104 years in Brazil, in varioussectors, especially agribusiness, foods, and sugar andbioenergy. Beingoneofthelargesttradersofgrains, withapproximately 35 millionofcartonmoved in theyear 2016. In thecityof Dourados has a unitwithgreatcapacityofreceptionofsoybeans for processing, derivingthebranandsoybeanoil. And as a goalofthisproject, wehavemanagedtoenter in thestepsofplanningtheLogisticsoftheunit, in ordertounderstandthiswholemovementofgrainandfinishedproducts, in whichthereis a need for a grandstrategywithefficientandqualityactions, because it isthisareathatwillplanthewholemovementofgrain for exportdistribution, tothecrushingonthe local drive, as well as themovementoffinishedproducts.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................

04

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA.................................................................

05

3 A PRODUÇÃO E IMPORTÂNCIA DA SOJA .......................................

07

4 LOGÍSTICA: CONCEITO A APLICAÇÃO............................................

07

4.1 LOGÍSTICA REVERSA ......................................................................

12

5 CONTABILIDADE .................................................................................

14

6 ESTATISTICAS APLICADAS PARA ANALISE DOS RESULTADOS.

17

7 CONCLUSÃO ........................................................................................

21

REFERÊNCIAS........................................................................................

22


1 INTRODUÇÃO

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de aplicar os conceitos teóricos vistos durante o curso de Tecnologia em Logística, no entendimento de como a empresa X ALIMENTOS SA aplica a logística no seu processo de compra e venda de grãos, e uma breve analise dos resultados contábeis da empesa, baseando se nas disciplinas de contabilidade, fundamentos e importância da logística e estatística aplicada.

Para chegarmos a estes números, acompanhamos a atuação da empresa no mercado de grãos na cidade de Dourados MS e na região, e a destacamos como sendo uma das principais empresas na comercialização de soja e esmagamento do grão.

A pesquisa foi desenvolvida através de conversas com a Diretoria da unidade fabril e com colaboradores de setores que foram relevantes para a compreensão do funcionamento da logística da unidade produtiva e com áreas de controles, pois estes nos farão entender o funcionamento e politicas da empresa.

A X Alimentos é um grupo de empesas com capital aberto, que atua em vários segmentos do mercado, com destaque o agronegócio e alimentos, com cerca de 17.000 funcionários, sendo líder em originação de grãos e processamento de soja e trigo, como na fabricação de produtos alimentícios, serviços portuários, e no segmento de açúcar e bioenergia.

A unidade estuda, é localizada no município de Dourados MS, no Distrito Industrial, e se destaca como sendo a maior exportadora de grãos no Estado, contribuindo consideravelmente com a balança comercial e na geração de empregos. Onde as principais atividades são a comercialização de soja e milho, transportando os para o esmagamento na unidade fabril como para o mercado externo (exportação), e como resultado deste processamento vem a comercialização de óleo bruto de soja e farelo de soja, com um grande mercado, distribuído no Estado de MS, Regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul.


2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa X Alimentos pertence a holding[1] X Limited, fundada em 1818, e tendo sua sede em White Plains, na cidade de Nova York nos Estados Unidos da América. No Brasil sal atuação principal esta no agronegócio e alimentos, gerando aproximadamente 17000 empregos diretos, sendo líder no mercado de escoamento de grãos e processamento de soja e trigo, e consequentemente a fabricação de produtos alimentícios e potencialmente atuante nos serviços portuários. Recentemente iniciou investimentos no segmento de açúcar e bioenergia, com usinas localizadas no MS, MT, SP e MG. E para fazer toda esta cama de negócios, a X possuis mais de 100 instalações distribuídas pelo território nacional, destacando se fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuições, silos e instalações portuárias.

Além dos negócios, a X faz investimentos em projetos sociais, contribuindo para melhorar o nível de educação e a qualidade de vida nas comunidades onde atua. E esta ação se fez mais presente após a criação da Fundação X, no ano de 1955, direcionando investimentos de modo sistemático e coordenado para a realização de projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável. Assim a Fundação direciona suas energias em três grandes princípios: socioambiental, incentivo à excelência e ao conhecimento sustentável e por fim na preservação da memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (807.3 Kb)   docx (484.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com