TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

SP

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III, apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, da Universidade Paulista, como requisito básico para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos de Gestão Financeira, Contabilidade e Estatística Aplicada.

SP

2018

RESUMO

Diante toda a condição do mercado empresarial atual, fechar o mês com saldo positivo nem sempre vai significar um “lucro sustentável”. Para um bom desenvolvimento é indispensável ter um bom planejamento, desse modo, qualquer empresa eficaz necessita e utiliza das informações contábeis para as tomadas de decisão. A gestão Financeira nada mais é do uma estratégia organizacional para planejar e alcançar todos os objetivos da organização, e sem essa gestão a empresa não sobreviverá. Este trabalho visa abordar as questões teóricas, relacionando-as com a realidade empresarial da organização SICOOB AGROCREDI.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5
  1. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA......................................................5
  1. Planejamento Financeiro...........................................................................................5
  2. Fluxo de Caixa..........................................................................................................6
  3. Juros..........................................................................................................................6
  4. Análise Financeira SICOOB AGROCREDI............................................................7
  1. CONTABILIDADE......................................................................................................7
  1. Escrituração...............................................................................................................8
  2. Análise Contábil SICOOB AGROCREDI................................................................9
  1. ESTATÍSTICA APLICADA......................................................................................10
  1. Análise Estatística SICOOB AGROCREDI...........................................................11
  1. CONCLUSÃO.............................................................................................................12
  2. REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

        Neste PIM vamos falar de uma maneira teórica sobre a disciplina de Gestão financeira, a fim de relacionar a teoria com á pratica em todo o contexto empresarial e de negócios, pois para todo o bom funcionamento de uma organização já sabemos quem é indispensável uma boa Gestão Financeira na hora de tomar decisões e definir metas, incluindo assim, as disciplinas de Contabilidade e Estatística Aplicada.

        Ambas as disciplinas estão presentes no nosso dia-a-dia, seja ela relacionada na parte acadêmica, profissional ou até mesmo pessoal, se tornando dessa forma indispensável para qualquer bom desempenho econômico e social das organizações empresariais.

        Serão também analisados alguns dos aspectos da entidade empresarial SICOOB AGROCREDI, que hoje é um dos maiores sistema financeiro cooperativo do país, e está principalmente voltado ao mundo do Agronegócio, que não podemos deixar de notar ser um dos mercados de maior crescimento, não só no nosso país, mas sim em todos os outros.

        Após todo o levantamento de dados e informações por meio dos tópicos, será elaborado um relatório final, com principal objetivo em gerar as informações uteis para o contexto do Projeto apresentado. Assim, levando em consideração que muitos alunos ainda não estão incluídos no mercado de trabalho, faz com que este Projeto torne-se muito mais relevante para o desenvolvimento do aluno, possibilitando a eles as visões sobre o mundo dos negócios.

        Sendo assim, será utilizado também técnicas de pesquisas de campo amparadas em bases teóricas e biografias de autores relacionados as áreas das disciplinas envolvidas no Projeto.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

        As avaliações, as análises, as decisões e as estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração de recursos econômicos são o que constituem a gestão financeira. Em outras palavras, gestão financeira é o conjunto de medidas e procedimentos que visam potencializar os ganhos de uma empresa.

        O Administrador financeiro, ou Gestor financeiro, deve sempre pensar nos interesses dos acionistas ou proprietários das organizações, suas ações devem ter como principal objetivo o aumento do valor unitário no mercado, e também a inexistência de problemas de curto prazo x longo prazo (JORDAN 2008)

  1. Planejamento Financeiro

        “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.” (William Edwards Deming)

        O planejamento é essencial para que qualquer pessoa ou organização tenha sucesso, planejar é antever situações futuras, condicionar o comportamento às mudanças na trajetória e buscar garantir que os objetivos não serão afetados por fatos inesperados. Envolve disciplina, estudo e rearranjo constante.

        É sem duvida uma importante estruturação para as empresas, pois oferecem as orientações necessárias para as tomadas de decisões e crescimento, objetivando as mudanças necessárias ao crescimento, atingindo e caracterizando todo o “planejamento” que deve ser feito no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (258.4 Kb)   docx (168 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com