TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR - ELOS DISCIPLINARES

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

                                                                        

                                        

5 ELOS INTERDICIPLINARES

5.1 ELOS INTERDICIPLINARES

Projeto Integrador e Fundamentos de Finanças: Observa-se uma interdisciplinaridade interessante entre a disciplina de projeto integrador e Fundamento de finanças quando são abordados conceitos como fluxo de caixa, métodos de custeio de produtos bem como os conceitos de custos fixos e custos variáveis. Todo esse cenário correlacionado com a contextualização moderna proposta pela disciplina de projeto integrador.

Projeto Integrador e Teoria Econômica: São abrangentes os conhecimentos abordados pela Teoria Econômica principalmente no que destina-se ao grupo de leis e regras que regem o sistema econômico financeiro do país. Pode-se tratar a governança corporativa um elo entre essas duas disciplinas.

Projeto Integrador e Processos Gerenciais: Foram observados de formas singulares e semelhantes alguns conceitos básicos presentes na disciplina de Processos Gerenciais. Foi necessário compreender as quatro etapas do processo de gestão administrativa sendo elas planejamento, organização, execução e controle, sendo abordada profundamente cada um desses tópicos, enquanto a disciplina de projeto integrador abordou os conceitos dos termos propostos, mas sem aprofundar no assunto.

Projeto Integrador e Matemática Aplicada: Não se compatibiliza um conhecimento completamente teórico com aplicações de leis matemáticas.

Na disciplina de matemática aplicada foram abordadas teorias e regras matemáticas utilizada para resolver situações problemas. Gráficos de funções de primeiro e segundo grau, bem como equações exponenciais e logarítmicas não podem ser comparadas nem correlacionadas à disciplina de projeto integrador. Não foi abordado nenhum tópico nos trabalhos desenvolvidos que se assemelha a essa disciplina.

Fundamentos de Finanças e Teoria Econômica: As duas disciplinas são tem o campo de conceitos bem compartilhados, principalmente no quesito a alguns cálculos de índices que regem as tomadas de decisão internas de um país como PIB e alguns cálculos de rentabilidade de setores da economia interna de um país!

Pode-se observar que os termos e conceitos abordados nas duas disciplinas são complementares, visto que a disciplina de Teoria Econômica Faz uma análise de um cenário nacional completo, e como identificar os pontos fortes e os frágeis de uma economia, e como potencializar ou desenvolver meios para melhorar esses índices.

Já fundamentos de Finanças traz esses mesmos termos para uma visão interna e focada dentro das empresas modernas, contextualizando com situações problemas do cenário atual econômico e abordando a importância de uma decisão bem tomada dentro das organizações!

Processos Gerenciais e Matemática Aplicada: O único elo de interdisciplinaridade que poderia ser observado entre essas duas disciplinas seria a aplicação de alguns conceitos de equações de primeiro e segundo grau, afim de compreender como se realiza um cálculo para compreender um processo de homem hora versus quantidade produzida, para assim poder mensurar sua produtividade em uma linha de produção, para fins gerenciais.

Porém esse Tópico não foi abordado em nenhuma das duas disciplinas.

Teoria Econômica e Processos Gerenciais: Observa-se a interdisciplinaridade em Teoria Econômica e Processos Gerenciais na análise de alguns modelos de gestão que já regeram a sociedade em alguma época. Taylor, Ford, Weber entre outros pensadores iniciaram um pensamento evoluído para a época, que mais tarde se fundaram como teorias gerenciais fortíssimas que foram cruciais para o desenvolvimento de grandes empresas no cenário nacional e internacional atual!

Os modelos de gestão propostos por esses pensadores, levava como base muitos conceitos abordados e compreendidos com a ajuda da teoria econômica, como é o caso de compreender as leis da oferta e da demanda em um cenário nacional.

Processos Gerenciais e Fundamentos de Finanças: São observadas poucas semelhanças nos conteúdos aplicados nessas duas disciplinas, talvez pelo fato de se tratarem de conceitos tão distintos em sua aplicação real. Porem caracteriza-se como uma semelhança entre essas duas cadeiras conceitos como otimização de custos, maximização de resultados através de uma gestão inteligente que paute o bom uso da mão de obra e trabalha qualquer tipo de desperdício com o fim de aumentar cada vez mais a sua lucratividade, gerando dividendos cada vez melhores.

Teoria Econômica e Matemática Aplicada: O mais perfeito exemplo da teoria aplicada a prática.

Todos conceitos envolvendo a disciplina de Teoria Econômica no que diz respeito a cálculo de índices de controle como PIB, cálculo de balanças comerciais, bem como qualquer representação gráfica aplicada na disciplina foi desenvolvida na disciplina de Matemática aplicada! Expressões aritméticas, equações exponenciais e suas aplicações foram de suma importância para o desenvolvimento da prática desses conceitos abordados na Teoria Econômica.

Fundamentos de fianças e Matemática Aplicada: São disciplinas completamente complementares, os elos de interdisciplinaridade ocorrem quando se faz necessário um cálculo de uma TIR, PAYBACK, VPL, no desenvolvimento de um fluxo de caixa, na capitalização e descapitalização de um título, no cálculo de depreciação de uma máquina ou um bem durável.

Todos esses conceitos só se fizeram possíveis os cálculos graças as leis e regras matemáticas introduzidas aplicadas e compreendidas na disciplina de Matemática aplicada!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com