TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR TEMAS TRANSVERSAIS

Por:   •  27/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

PROJETO INTEGRADOR – TEMAS TRANSVERSAIS

ALEXANDRE LOPES MONTEIRO

SÃO PAULO

2020

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

PROJETO INTEGRADOR – TEMAS TRANSVERSAIS

ALEXANDRE LOPES MONTEIRO

Trabalho apresentado junto a disciplina Projeto Integrador – Temas Transversais, orientado pelo Professor Luiz Roberto de Almeida para a conclusão do curso de Gestão em Marketing.

SÃO PAULO

2020

INTRODUÇÃO

Temas transversais estão conduzindo a sociedade a uma discussão sobre os valores culturais e sociais vivenciados diariamente pela comunidade em que vivemos. Tais temas vem se tornando cada frequentes em debates gerados na sociedade com a finalidade de alimentar as frentes a discutirem este assunto com mais afinco, pois é de suma importância que o resultado destes debates, sirvam para desenvolvimento a contexto social. Cabe a todos estarem cientes desses debates, pois seus resultados implicarão no futuro destes assuntos principais em questão como: Responsabilidade Social e Ética, diversidade sexual e cultural, direitos humanos dentre muitos outros.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA

A ética e responsabilidade social é um assunto voltado principalmente para se manter a integridade estabelecida nas ações a caráter global e individual com a finalidade de garantir o respeito a natureza e pessoas por intermédio de uma troca livre focada sempre nas melhores condições, contudo, que com isto haja condições das organizações precisarem fazer adoção de novos comportamentos para que esses deem destaque a aspectos esperados. A responsabilidade social e a ética estão diretamente ligadas. A ética é à base da responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pelas pessoas. Vazquez define ética como “teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”, (1993, p.12).

A ética individual deve ser desenvolvida e precisa ser alicerçadas em valores que são fundamentais da sociedade para que ela seja sadia. Devemos nos responsabilizar pelas condutas que temos em diversas questões, nossos atos muitas vezes questionáveis, empenhando-se a levar em conta todos os valores morais percebidos em nosso caráter, para que seja utilizada a educação, honestidade, valores e a lealdade que beneficiam a toda a sociedade em si.

DIVERSIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADE

As questões que estão em torno dos assuntos que cercam os gêneros e sexualidades, não apenas envolvem informação ou conhecimento, mas também alguns valores além de um posicionamento político oriundo da multiplicidade de maneiras de viver e de ser de um cidadão. Aprender a reconhecer todas as complexidades das relações entre as pessoas, também a suas diversidades e línguas, costumes, etnias, culturas e a diversidade de vivências é um dos principais passos para que a sociedade entenda mais a respeito da diversidade sexual vivida no seu contexto social.

O grande desafio enfrentado pela diversidade sexual, talvez seja admitir que todas as posições criadas pelos padrões sociais são circunstanciais e que nenhuma delas é natural ou estável. Esses campos teóricos que foram criados entre o assunto, Gênero e Sexualidade, já nos apresentaram que todas as formas de viver a sexualidade e os gêneros são de aspectos contingentes, históricos, culturais. As certezas que temos sobre este assunto, as com as quais estamos acostumados devido ao tempo em que se apresentam a sociedade, necessitam ser colocadas em questão para serem mais bem compreendidas no âmbito transitoriedade cultural da atualidade.

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural é a variedade das diferentes culturas que se desenvolveram pelo planeta no correr da história. Já a cultura é o conjunto de tradições e costumes de um grupo, que transmitem de geração a geração. A diversidade cultural é o principal fator que diferencia um povo de outro, já que ela se tornou um indicador da identidade territorial a âmbito mundial. A diversidade aponta para aspectos que proporcionam diferenciação entre os diversos agrupamentos sociais de uma localização. São variantes que foram criadas no decorrer de vários anos e trazem uma multiplicidade de formas e estilos variados que vão desde o linguajar a forma de se alimentar e até mesmo em sua culinária. Devido ao tamanho do Brasil, ele apresenta vários aspectos regionais delimitados. São detalhes de cada culinária, costume, crendices, religiões e manifestações diversas artes culturais que personalizam cada região revestindo-a de peculiaridades e intensificam sua diversidade cultural.

EQUIDADE: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA                                                                                               

Entende-se que o princípio da equidade perante pessoas que possuem deficiência, e efetivamente qualificada a justiça junto a este fator, mostrando valores sociais gerados e inseridos através das conquistas diante da sociedade e na geração de recursos de inclusão dessas pessoas. A adoção de medidas de acolhimento junto a necessidades das pessoas com deficiência, são somadas a um grande desafio para a justiça, devido a singularidade de suas demandas, da dependência, do seu grau de interdependência e de acessibilidade da sociedade. A lei de número 13.146/2015 trouxe benefícios a pessoa com deficiência, facilitando o seu convívio em sociedade na criação de elementos inseridos na justiça federal, gerando igualdade entre as pessoas portadoras de deficiência e os demais. Isto significa que esta lei visa ampará-las diante do convívio social, trazendo equidade e regulando todos os ambientes visando a busca da diminuição da desigualdade e a diferença criada ao longo dos anos, para que ninguém se encontre inferior ou excluído, e possa assim integrar a sociedade com dignidade. 

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Os Direitos humanos são considerados direitos a todos os seres humanos, não atentando com a cor, raça, nacionalidade, sexo, idioma, etnia, religião ou qualquer outra condição humana.

Os direitos humanos são como aqueles direitos inerentes ao ser humano direcionados para garantir os direitos ao cidadão baseados no decreto de número 19841 de 22 de outubro de 1945. Este conceito define e reconhece a respeito cada ser humano  e o que, baseado na lei, cada um pode gozar de seus direitos sem qualquer e são garantidos legalmente pela lei de direitos, que protege a todos os cidadãos e grupos sociais contra qualquer tentativa de intervenção para obstruir quaisquer dos direitos concebidos ou que interfiram na liberdade e na dignidade humana. Estão impressos claramente em tratados seu tratado, no direito internacional consuetudinário, conjuntos de princípios e outras modalidades do Direito. A legislação de direitos humanos ordena que todos os Estados a ajam de uma determinada forma e traz proibições aos Estados de se envolverem em algumas atividades específicas e inadequadas quanto a inibição dos direitos da pessoa humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com