TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS PROJETO INTEGRADOR: TEMAS TRANSVERSAIS

Por:   •  28/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROJETO INTEGRADOR: TEMAS TRANSVERSAIS

PROF:  ANTÔNIO HÉLIO JUNQUEIRA

     

SÃO PAULO – 2019


PROJETO INTEGRADOR: TEMAS TRANSVERSAIS

SÃO PAULO - 2019


RESUMO

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os impactos ambientais decorrentes do consumo de carne vermelha. Essa pesquisa tem como objetivo geral informar e alertar sobre como o consumo desenfreado de carne vermelha tem impactado no meio ambiente de forma negativa afetando todo o planeta. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar a relação dos gases provenientes do rebanho com o efeito estufa, o desmatamento excessivo para abrir áreas de pastagens e para a produção de ração e como esse fator também ajuda no aquecimento global, a enorme utilização dos recursos naturais para sustentar o gado, entre outros. Para o embasamento teórico se utilizou diversos sites relacionados ao consumo de carne e ao meio ambiente, também baseou-se no documentário Cowspiracy da Netflix e no livro Guia do Aquecimento Global. Os métodos utilizados na pesquisa foram exploratório, explicativo e descritivo. Por fim, a pesquisa constatou que o crescente consumo de carne vermelha tem impactado diretamente e negativamente no meio ambiente, como o processo para produzi-la demanda intensamente dos recursos naturais, estes que, por sua vez, já estão entrando em escassez. 


Palavras-chave: Consumo de carne vermelha. Impactos ambientais. Sustentabilidade.


SUMÁRIO

RESUMO        2

INTRODUÇÃO        4

Poluição do solo e da água        5

O impacto do consumo da carne bovina no desmatamento        5

Alimentação bovina e os impactos ambientais        6

Gases de bovinos causam mais efeito estufa que os automóveis        7

Ciclo de vida        8

Controvérsias        8

Metodologia        9

Apresentação e discussão dos dados selecionados        9

CONCLUSÃO        11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        12



INTRODUÇÃO

Será que os brasileiros têm noção dos impactos do consumo de carne bovina? O brasil é o maior consumidor desse tipo de alimento e precisara reduzir drasticamente se quiser evitar uma crise alimentar e uma catástrofe climática. A criação desses animais não só precisa de terra, mas também de água, alimento e energia, e que ainda libera dejetos sólidos, líquidos e gasosos que, por sua vez, poluem a água, o ar e o solo. É uma cadeia de ações que geram um gigantesco e constante impacto ambiental.

Para alimentar os animais criados para consumo, são usadas cerca de dez vezes mais calorias do que as contidas em sua carne. Ou seja, há desperdício de 90% das calorias dos cultivos vegetais usados como ração”. Grandes extensões de terra são utilizadas de forma ineficiente para produzir grãos que serão usados para alimentar não pessoas, mas animais que serão engordados e abatidos. Segundo Cynthia Schuck , doutora pela Universidade de Oxford, hoje seria possível aumentar em 50% a quantidade de calorias para consumo produzidas em terras agrícolas que já existem, obtendo o suficiente para alimentar mais 3,5 bilhões de pessoas no planeta. Com um detalhe: sem criar e alimentar animais.

Nossos esforços cotidianos para reduzir o uso de água em casa e no trabalho são importantes, mas tornam-se quase insignificantes comparados à eliminação da carne do cardápio, uma vez que são utilizados entre 10 e 20 mil litros de água para produzir apenas 1 Kg de carne bovina.

Muitos brasileiros não têm conhecimento dessa informação, mas o consumo de carne bovina está diretamente ligado com um dos problemas ambientais mais graves do planeta, o efeito estufa. O dado é impressionante: 14,5% dos gases do efeito estufa − aqueles que causam o aquecimento global − emitidos pela ação humana vêm do setor pecuário, segundo informações da FAO (agência das Nações Unidas para alimentação e agricultura). Ou seja, a digestão das vacas e de outros animais na forma de ventosidades e excrementos, juntamente com o uso da terra exigido para sua criação e alimentação, liberam mais gases que todo o setor mundial de transportes. Produzir 1 quilograma de carne bovina no Brasil envolve a emissão de 335 Kg de CO2, equivalentes às emissões geradas ao dirigir-se um carro médio por 1.600 Km (Schmidinger K, Stehfest E, 2012).


Poluição do solo e da água

A criação de gado também está diretamente ligada com a poluição da água e do solo, o grande número de cabeças de gado resultou em uma explosão de estrume e o volume de excrementos cresce proporcionalmente a criação dos animais. Esses resíduos contém além de agentes patogênicos e antibióticos que podem causar serias epidemias e outros problemas de saúde como doenças infeccionas e resistência a antibióticos, os excrementos também possuem nitrogênio em sua composição que é convertido em amônia e nitrato e se infiltra nas águas do subsolo e da superfície poluindo poços rios e riachos, matando a vida aquática. O uso de fertilizantes e dejetos das criações de gado contribuíram para que os níveis de nitrogênio mais que dobrassem desde a década de 1940

O impacto do consumo da carne bovina no desmatamento

Hoje em dia 60% do desmatamento local na Amazônia é provocado pela indústria pecuária, e responsável por grande quantidade de emissão dos gazes do efeito estufa na região. E além de gerar gazes, o desmatamento continua a destruir habitats naturais, e provocando a extinção de espécies, causando também a degradação ou chamada de erosão dos solos.

E para cada quilo de carne bovina produzida no brasil é necessário 165 m² de pasto. Em um ano, 6.500m² de terras brasileiras precisam ser utilizadas para atender à demanda de apenas 1 brasileiro. E isso equivale a praticamente um campo de futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (160.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com