TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROINTER IV

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Andreia Santos Bezerra RA: 3080257862

Kátia Alves Silva RA: 3079277263

Sara Loureiro Dos Santos RA: 3068227413

SÃO PAULO – SP

2017

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROINTER III

RELATÓRIO PARCIAL

ELABORAÇÃO DE UMA ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA DECISÃO DE INVESTIMENTOS

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Projeto Interdisciplinar aplicado nos cursos Tecnólogos de Gestão Financeira, entregue como requisito para conclusão das disciplinas norteadoras, sob orientação do professor-tutor a distância: Jorceli de Barros Chaparro e professor-tutor presencial: Mauricio Alves Barreto.

SÃO PAULO – SP

2017[pic 5][pic 6][pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUCÃO

O Mercado de trabalho atual sempre está em grandes transformações, na qual a tecnologia e a economia tornam-se mais importantes, influenciando o comportamento do consumidor e consequentemente exigindo das empresas mais qualidade.

        Neste ambiente, é imprescindível que as organizações procurem saber qual a sua posição no mercado para determinar onde pretendem chegar e o que devem fazer para atingirem os seus objetivos.

        Para isso, é importante também que os gestores e coordenadores conheçam o negócio, buscando melhorar continuamente a forma de realizar as suas atividades, identificando quais as oportunidades e ameaças existentes no mercado e procurar aproveitar aquelas oportunidades que mais favorecem o de desenvolvimento da empresa.

Em análise do desenvolvimento do modo de crescimento dos negócios no mundo, surgem métodos de gestão de muita importância a implementação de objetivos que determinarão o futuro de uma organização, estes métodos partem do Planejamento Estratégico Financeiro, a necessidade do entendimento da importância o Capital de Giro e as técnicas de Orçamentos de Capital.

         Estar sempre atualizado, para manter contato com os clientes e concorrentes, para poder determinar quais objetivos pretendem atingir, para assim alcançar os objetivos desejados.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO

O desenvolvimento do planejamento estratégico nas grandes empresas ou nas organizações permite o conhecimento destas diante o mercado, identificando assim as deficiências e utilizando de forma adequada os seus recursos físicos, financeiros e humanos, através de analise interna e externa.

        Primeiro passo é inserir a cultura do planejamento, provocando uma mudança de mentalidade e comportamento dentro da empresa. É fundamental que todo planejamento estratégico, tenha o máximo de concentração, que englobe não somente diretores, coordenadores e sócios, mas sim comover o maior número de pessoas.

        O ato de planejar permite uma visão mais realista da empresa como um todo analise as oportunidades de melhorias, e também proporciona um maior alinhamento de ideias e expectativas de todos os envolvidos, independente do nível hierárquico ou da importância da decisão. De um modo geral flui naturalmente quando todos entram em um movimento continuo.

        A criação de um planejamento estratégico financeiro pode ser a longo, médio e curto prazo, ter objetivos claros é fundamental para o sucesso de um planejamento financeiro. Afinal, muitos sacrifícios surgirão, adequação de novas regras e normas, para que as metas sejam assim concretizadas.

        Tendo em mãos uma lista de objetivos e estipulando o grau de prioridade de cada um deles, assim poderá se organizar e definir qual será a melhor estratégia financeira a colocar em pratica.

  • Metas de curto prazo- são aquelas que você pretende realizar em menos de um ano. EX.: reserva de emergência, uma pequena reforma da casa, uma festa de aniversário em Buffet etc.
  • Metas de médio prazo- são os objetivos que você espera concretizar dentro de cinco anos. EX.: a troca de carro, a reforma da casa, uma viagem para o exterior.
  • Metas de longo prazo- são aquelas que a maioria das pessoas pensa em realizar no prazo mínimo de cinco anos. EX.: a faculdade do filho compra de um apartamento, recursos para aposentadoria etc.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO

Através de pesquisas identificamos que hoje em dia e de extrema importância, que as empresas se preocupem com sua parte financeira, cuidar do capital de giro e muito importante para expansão da organização.

O capital de giro e representado como grande parte de ativos da empresa, que e fundamental para compra de mercadorias e materiais, estocar, vender e receber dinheiro das vendas.

Atualmente uma empresa que não tem capital de giro, está passando por uma  fase de sobrevivência e contando com os recursos de terceiros, isso faz com que a empresa não cresça e que no futuro possa vir a falência, por má administração do capital.

E necessário que a empresa mantenha um forte controle sobre suas finanças, se ela conseguir manter esse controle e souber exatamente o quanto que tem de capital de giro, ela poderá:

  • Conhecer os melhores momentos para efetuar compras e os prazos que poderá assumir (evitando assim um desencaixe nos pagamentos e recebimentos)
  • Realizar os pagamentos das contas de curto prazo e manter o caixa positivo.
  • Suprir as necessidades das realizações das atividades operacionais
  • Aplicações financeiras
  • Cumprimento no prazo dos pagamentos aos fornecedores

Esses apontamentos são todos consistentes através de um bom planejamento onde envolve um grande e significativo número de informações cujo progresso só depende da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com