TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  22/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17


[pic 1][pic 2]

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

SANTO ANDRÉ – CAMPOS II

6º SEMESTRE

CRISTIANE MARIA DE SOUZA DORNELAS

RA: 2395762909

PROINTER V  – 6º SEMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

ETAPA I

TUTOR A DISTÂNCIA:

SANTO ANDRÉ

2020/1

POLO:CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ[pic 3]

NOME: CRISTIANE MARIA DE SOUZA DORNELAS

RA: 2395762909

PROINTER  – 6º SEMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

                                                                   ETAPA I

SANTO ANDRÉ

2020/1

SUMÁRIO

1. DESENVOLVIMENTO 4

1.1 Possíveis critérios e principais indicadores que fazem com que uma instituição necessite de auditoria....4

1.2  O  Tempo de espera nos hospitais públicos6

1.3 Por que deve ser realizado o controle de qualidade?  .................................. 8

2  Implementação de um programa de qualidade total..  11

3.  A necessidade de gestão de Fármacos .. 11

4. Plano de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares...................................................13  

4.1 Os tipos de resíduos  ....................................................................................13

4.2 A segregação e acondicionamento...............................................................13

4.3 A coleta, transporte e destinação final ....................................................... 13

5. Estratégia e conteúdo a ser abordado a respeito do PGRSS14

6. Referencias Bibliográficas...........................................................................................15                                                  

  1. DESENVOLVIMENTO

Uma auditoria interna é uma avaliação independente para fornecer garantia para a organização de que suas atividades estão sob controles suficientes. Este procedimento compara políticas e procedimentos em relação a conformidade exigida das demandas. Os auditores não são responsáveis pela execução das atividades de organização, no entanto eles aconselham a gerencia e o conselho de administração sobre como executar mais eficientemente suas operações.

Com base em uma avaliação de risco da organização, os auditores, conselhos de administração e supervisão estabelecem uma concordância com um plano de auditoria anual. Normalmente, esse plano visa fornecer uma breve visão geral das entidades a serem revisadas e o prazo para a auditoria ser realizada. Antes da auditoria.

A auditoria interna passará então para o trabalho de campo que inclui entrevistas com gestão apropriada e testes, dependendo do escopo específico da auditoria. Toda auditoria avalia os controles que a organização tem em vigor e levando os atuais riscos e exigências de conformidade consideração, determina se novos processos ou controles são necessários. Após a conclusão, um relatório dos resultados da auditoria é preparado e compartilhado com a organização onde corretivo as ações são desenvolvidas de forma colaborativa. Depois de um relatório preparado e aprovado pela administração é apresentado ao comitê de auditoria da organização.

A auditoria como ferramenta de gestão tem valor fundamental para o Hospital Pró-Vida, pois de acordo com as informações enviadas por intermédio dos relatórios este ganha autoridade ao documentar processos, incentivando a participação, ajudando na criatividade, medindo performances além de analisar causas e efeitos dos serviços prestados, além de proporcionar um sistema de educação e aperfeiçoamento contínuo, que mostre preocupação com a qualidade, a segurança e a humanidade das prestações de saúde, tratando de alcançar, por intermédio de um processo de ensino e aprendizagem, motivação e participação de todas e cada uma das pessoas que atendem pacientes. Também constitui uma instância de mediação, conciliação e solução de conflitos, os quais podem surgir nas relações entre profissionais, pacientes, parentes, instituições, além de ser um sistema de caráter preventivo do erro profissional e reparador deste, sem cunho de ordem penal.

1.1 Possíveis Critérios e Principais indicadores que fazem com que uma instituição necessite de Auditoria

É muito comum ouvir histórias sobre os riscos que os pacientes correm quando estão em um hospital.  Mesmo que se tenham diversas pessoas bem treinadas, elas ainda são pessoas e estão vulneráveis ao erro. Falta de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens sobrecarregados, falta de medicamentos, superlotação, má administração financeira, longo tempo de espera, profissionais desqualificados, desperdício de tempo, alto índice de óbitos tudo isso contribui para que o atendimento na rede pública de saúde fique deficiente e assim traga consequências negativas tanto para os funcionários como para os pacientes. Mesmo diante de tantos problemas e sem seguir a tangente do grave problema do sub financiamento setorial, o investimento na infraestrutura das unidades de saúde é um dos fatores mais importantes, especialmente na Rede Pública, constitui uma medida importante e necessária, que respeita os profissionais de saúde e principalmente os usuários do SUS.

Um número crescente de hospitais do Sistema Único de Saúde tem violado as obrigações com seus pacientes, destacando a necessidade de maiores controles de auditoria interna que possam sinalizar tais problemas e impedir que um problema se torne uma crise.

Esses hospitais, em geral são mantidos pelo governo, porém encontra-se com dívidas obrigacionistas ou empréstimos bancários que exigem que eles permaneçam em linha com certos objetivos financeiros ou convênios. Por exemplo, um hospital pode ter que manter caixa suficiente para cobrir 150 dias de despesas, ou manter certo índice de cobertura da dívida, fluxo de caixa livre suficiente para potencialmente pagar dívidas de serviço. Quando um hospital fica abaixo de limiares específicos, como ter 110 dias em dinheiro, eles são obrigados a pedir socorro para ajudar a resolver o problema. Ultimamente, um número crescente de hospitais está sendo forçado pelos a obter tal ajuda, descobrindo que controles de auditoria interna são necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com